tag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post1597379010889864766..comments2023-06-07T04:04:54.670-07:00Comments on Aprendendo e Descobrindo a Geografia com a professora Alessandra Fernandes: Conclusão dos estudos dos do 1º bimestre - 7º AnoProfessora Alessandra Oliveirahttp://www.blogger.com/profile/06423599513797026786noreply@blogger.comBlogger29125tag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-62741881974362452702012-04-11T18:37:20.013-07:002012-04-11T18:37:20.013-07:00Alessandra todo esse capitulo foi a melhor materia...Alessandra todo esse capitulo foi a melhor materia que eu ja estudei ela é muito gostosa de se aprender !!! ameiiAmaya Campos Galarzahttps://www.blogger.com/profile/00771497090842038628noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-80076345500163667102012-04-02T18:09:17.003-07:002012-04-02T18:09:17.003-07:00Olá Alessandra, acabei de chegar de viajem. Não de...Olá Alessandra, acabei de chegar de viajem. Não deu para postar antes, porque eu viajei na sexta mesmo após a aula. Por isso, vim aqui pra dizer e fazer a tarefa pedida. <br />No decorrer do primeiro bimestre, estudamos diversos capítulos diferentes. No 1º capitulo aprendemos a ler e interpretar mapas, revisamos o conteúdo de graficos, assim como aprendemos a lê-los, interpretá-los e até mesmo construí-los . Situamos as fronteiras internacionas do Brasil e conseguimos saber que o Chile e o Equador são os unicos paises da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil. Aprendemos também a calcular escalas . No 2º capítulo conceituamos crescimento natural, aprendemos a refletir sobre as condições que influem nos índices de mortalidade e na expectativa de vida da população. Comparamos o crescimento da população brasileira em diferentes épocas... Conseguimos interpretar pirâmides étarias, e caracterizamos diversos tipos de migração. No 3º capítulo conceituamos PIB , PNB e renda per capita. Criticamos a distribuição de renda no Brasil e identificamos os fatores que dificultam o crescimento economico no nosso pais. No 4º capítulo conceituamos matéria prima. Relacionamos o desenvolvimento de um pa[is e os principais produtos exportados. Aprendemos sobre a balana comenrcial, e identificamos os principais blocos regionais. Enfim, nesse bimestre aprendemos diversos assuntos diferentes que contribuíram para a nossa melhor aprendizagem.<br />Luísa Fernandes - nº 21 - 7º ano DLuísahttps://www.blogger.com/profile/07916534686276322649noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-42834792346678063772012-04-01T18:49:49.298-07:002012-04-01T18:49:49.298-07:00No 1º Bimestre aprendemos que:
1º Cap :
Aprendemos...No 1º Bimestre aprendemos que:<br />1º Cap :<br />Aprendemos que para ler e interpretar mapas, devemos olhar a escala, legenda, fonte, símbolo, rosa dos ventos, fonte. Alguns tipos de mapas são: político, físico, demográfico, e econômico. Os gráficos fornecem informações a respeito de diversos aspectos da Geografia. Seus tipos são: de barras, circular (também conhecido como “de pizza”) e de linhas. O Brasil possui um território muito extenso, no qual só o Equador e Chile não fazem fronteira com ele na América do Sul. Aprendemos também a calcular escalas, que podem ser gráficas ou numéricas.<br /> 2º Cap :<br />Estudamos sobre população brasileira, o Brasil possui uma divisão de população bastante irregular, aprendemos o significado de densidade demográfica que é o índice da população por km². Aprendemos também os motivos que levam a queda ou crescimento de uma população que são: imigração, emigração e crescimento vegetativo (diferença no numero de óbitos e nascimentos). Utilizamos a pirâmide etária que é dividida em idade e sexo. E também os tipos de migrações que são: imigração: que é a movimentação de pessoas de seu país de origem para outro, migração interna: ocorre quando a pessoa desloca dentro de país, pendulares: deslocamento diário da residência para o trabalho e rural-urbano/êxodo rural que é do campo para a cidade .Aprendemos o que influencia nos índices de mortalidade e natalidade.<br /> 3º Cap. :Aprendemos o significado de PIB ( Produto Interno Bruto ) ,PNB ( Produto Nacional Bruto ),renda per capita (divisão do PIB ou PNB pelo número de habitantes) e o IDH(Índice de Desenvolvimento Humano).Estudamos o que é inflação e taxa cambial.Discutimos sobre a distribuição de renda no Brasil,que se destaca negativamente nesse assunto,pois possui uma renda nacional extremamente concentrada nas mãos de uma pequena minoria.<br />Cap.4:<br /> Por fim estudamos a matéria-prima (substâncias brutas extraídas da natureza), a balança comercial (relação entre as exportações e as importações de um país), os principais blocos regionais (principal União Europeia), o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados (automóveis, motores, peças, tratores, bebidas, cigarros, café, calçados, açúcar, aparelhos de telefonia e óleos).<br />Isabella Dias Dorigatti 7º Ano B Nº:18Isabella Diashttps://www.blogger.com/profile/05460397453912392664noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-70675271690395075922012-04-01T18:34:08.696-07:002012-04-01T18:34:08.696-07:00*Lara Alvim*Lara AlvimLarahttps://www.blogger.com/profile/12100448802182091082noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-64350235318213603742012-04-01T18:32:56.872-07:002012-04-01T18:32:56.872-07:00Resumo de Geografia
No primeiro capítulo aprende...Resumo de Geografia<br /><br /><br />No primeiro capítulo aprendemos a ler e interpretar os diferentes tipos de mapas (mapas políticos, físicos, demográficos...), a situar as fronteiras Internacionais do Brasil (como por exemplo, aprendemos que de todos os países da America do Sul apenas o Chile e o Equador não fazem fronteira com o Brasil.), a calcular escalas (existem dois tipos de escalas: gráfica e numérica. Elas são usadas para calcular qual a distancia (em km)<br />(Entre dois pontos do mapa) e a ler, interpretar e construir diferentes tipos de gráfico (gráfica é uma forma geométrica de representar informações numéricas ou quantativas, existem vários tipos de gráficos entre eles os estudados foram o gráfico de barras, gráfico circular e gráfico de linhas)<br /><br />No segundo capítulo aprendemos que a população aumenta ou diminui principalmente devido a dois processos: A Emigração e a imigração aprenderam também a compara o crescimento da população Brasileira em diferentes épocas, a interpretar pirâmides etárias (as pirâmides etárias são um tipo de gráfico onde representa a quantidade de pessoas com determinada idade e é separada pelo sexo) e a caracterizar os diferentes tipos de migração: Imigração- migrações internas- êxodo rural- migração pendulares<br /><br />No terceiro capítulo aprendemos a conceituas PIB e PNB e renda per capita, criticar a distribuição de renda do Brasil (O Brasil é um país que se destaca negativamente, pois possui uma renda nacional concentrada nas mãos de uma pequena minoria e também aprendemos a identificar os fatores que dificultam o crescimento econômico do Brasil.<br /><br />No quarto capítulo aprendemos a conceituar a matéria-prima, principais blocos regionais, sobre a balança comercial e sobre os principais produtos exportados<br /><br />Lara Alnim n20- 7 ano CLarahttps://www.blogger.com/profile/12100448802182091082noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-11004263730230552792012-04-01T17:38:08.302-07:002012-04-01T17:38:08.302-07:00Estudando o capitulo 1 aprendi a ler e interpretar...Estudando o capitulo 1 aprendi a ler e interpretar mapas, que é você saber quais as informações que o mapa lhe traz e nessa representação indicar detalhes como as fronteiras, capitais, números, o oceano que banha...Aprendi também que os principais gráficos são de barras, linhas, circular,que eles nos ajudam a visualizar melhor um fenômeno e que para interpretá-los precisa assim com os mapas, identificar através das informações o que ele quer nos mostrar.<br />Para construir qualquer gráfico você necessita ter em mãos os números que irão ser representados para em seguida, dar inicio ao processo de construção do gráfico.<br />O capitulo ensinava também a calcular as escalas, que se trata da multiplicação da diferença em centímetros de um local ao outro, com o valor equivalente a cada centímetro do mapa representado na mesma. <br />No segundo capitulo mostrava que a diferença entre o números de nascimentos e óbitos ( crescimento natural) do Brasil esta diminuindo em relação as outras épocas 1991-2010, pois as mulheres entraram no mercado de trabalho,anticoncepcionais estão sendo usados e pelo alto custo de vida.Pelo outro lado, a medicina avançou impedindo a morte de pessoas por doenças simples, aumentando a expectativa de vida em paises que isso ocorre.<br />As pirâmides etárias mostram justamente a quantidade de mulheres e homens nas três faixas etárias:juventude, adulto e terceira idade a cada dez anos. <br />Procurando uma vida melhor as pessoas fazem acontecer a urbanização quando a população rural é menor do que a da cidade.Os tipos de migrações comuns no Brasil são: êxodo rural(mudança do campo para cidade)pendulares, inter-regionais e a imigraçao <br />O capitulo 3 nos mostra que PIB é o Produto Interno Bruto,ou seja, a renda dos produtos internos e o PNB é o Produto Nacional Bruto, que é o resultado dos produtos de todo o pais.E que renda per capita é a renda de cada pessoa.Analisando essa renda, podemos observar que a distribuição é desigual, pois a renda esta concentrada em uma minoria, o que é um fator que dificulta o crescimento do Brasil economicamente, alem da baixa escolaridade e a ruim qualidade de ensino <br />Ele nos ensinou também que taxa cambial e o valor da moeda estrangeira, que a inflação e quando o preço dos produtos aumentam<br />O ultimo capitulo nos ensina que matéria-prima são as substancias brutas que são tiradas da natureza e usados nas confecções de produtos.Os principais blocos regionais são da União Européia, Nafta e o Mercosul.A balança comercial e a relação entre as exportações e importações de um pais e que um pais se desenvolve e cresce através de seus produtos exportados, pois quanto mais a economia dele é dinâmica, mais desenvolvido ele é.Os paises desenvolvidos costumam exportar produtos industrializados, enquanto os subdesenvolvidos exportam matérias-primas.Mas isso ocorre exceções. <br /><br />CAROLINA MARTINS GOMES nº 7 -7ºANO ACarolina Martinshttps://www.blogger.com/profile/08417226798909875989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-75045754486791684412012-04-01T14:31:42.536-07:002012-04-01T14:31:42.536-07:00No capítulo 1, aprendemos a ler e interpretar mapa...No capítulo 1, aprendemos a ler e interpretar mapas, a analisar mapas circulares, de barras e os lineares. Aprendemos também quais são os maiores e mais populosos países mundo. Relembramos como a calcular escalas gráficas e também quais são os países da América do Sul que fazem e os não fazem fronteira com o Brasil.<br />No capítulo 2, aprendemos a interpretar as pirâmides de estrutura da população por idade e sexo e sobre os diferentes tipos de migrações (migrações pendulares, imigrações, migrações internas e a migração rural-urbana ou êxodo rural). Estudamos o crescimento natural os índices de mortalidade e de expectativa de vida.<br />No capítulo 3, aprendemos sobre o PIB (Produto Interno Bruto), o PNB (Produto Nacional Bruto) e sobre o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).Conhecemos sobre a má distribuição de renda no Brasil e também estudamos os fatores que dificultam o desempenho/crescimento econômico do Brasil.<br />No capítulo 4, aprendemos sobre os principais blocos regionais, sobre a balança comercial, os principais produtos exportados e sobre as matérias-primas.<br />Marina Bretas Araújo, 7°Ano D, n°27.Marina Bretas Araújohttps://www.blogger.com/profile/09889550482930347500noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-10621392425406021762012-04-01T13:38:35.162-07:002012-04-01T13:38:35.162-07:00Cap.1- O Brasil em mapas geográficos.
Nesse capítu...Cap.1- O Brasil em mapas geográficos.<br />Nesse capítulo, aprendi que o território brasileiro pode ser representado com mapas: políticos, demográficos, físicos e econômicos. Que o Brasil tem várias dimensões. Aprendi a elaborar e diferenciar os gráficos em: Lineares, circulares e de barras e por último, aprendi os países da América do sul que fazem e não fazem fronteira com o Brasil.<br /><br />Cap.2- A população brasileira.<br />Nesse capítulo, aprendi que a população brasileira cresceu e a taxa de mortalidade diminuiu devido aos meios de higienização e saúde. Aprendi que a taxa de natalidade também diminuiu de vido à entrada da mulher no mercado de trabalho. Aprendi também o que é censo ou recenseamento e também o que é uma pirâmide etária.<br /><br />Cap.3- Desenvolvimento econômico e social.<br />Nesse capítulo, aprendi a diferenciar: PIB, PNB e RENDA PER CAPITA. Aprendi que o Brsil é um país que se posiciona negativamente em relação à distribuição de renda e aprendi também a calcular o IDH de um país ( é só dividir o PIB pelo número de habitantes).<br /><br />Cap.4- Comércio exterior.<br />Nesse capítulo, aprendi que blocos regionais são regiões que comercializam entre si seus bens comerciais. Aprendi que geralmente os países mais pobres exportam matéria-prima (com exceções de alguns) e os mais ricos, produtos industrializados (novamente com a exceção de alguns) e que o principal destino das exportações do Brasil é a União européia.<br /><br />João Vítor Moreira Fernandes-12 7ºDJoão Vítorhttps://www.blogger.com/profile/13847398309097848039noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-80594427532720836082012-04-01T12:40:35.160-07:002012-04-01T12:40:35.160-07:00No capítulo 1,estudamos sobre o Brasil.Ele é um do...No capítulo 1,estudamos sobre o Brasil.Ele é um dos países mais extensos do mundo.Entre todos os países do globo apenas Rússia,Canadá,China e Estados Unidos possuem uma extensão territorial maior do que o Brasil.Estudamos também,gráficos de barras,circular e linear e aprendemos calcular escala gráfica.<br />No capítulo 2,aprendemos sobre a população do país,crescimento demográfico de imigrantes e emigrantes e o chamado crescimento natural ou vegetativo,que é a diferença entre os nascimento e os óbitos.Mostra também a estrutura da população por idade e sexo e a divisão da estrutura etária entre trés faixas:Jovens,Adultos e Idosos.<br />capitulo 3 estudamos desenvolvimento econômico e social,distribuição social de renda.O produto nacional bruto(PNB)corresponde a soma de todas a produção anual de um país,tanto de bens quanto serviços.E quase o mesmo que o PIB.<br />No capitulo 4 aprendemos sobre o comércio exterior,as relações comerciais entre o Brasil e outros pais,matéria-prima,principais tipos de produtos exportados,balança comercial e os principais blocos regionais.<br /><br />Valdir de Oliveira 7ºC - Nº36Valdir de Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/07650615483597555754noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-86917095950485423302012-04-01T12:03:09.442-07:002012-04-01T12:03:09.442-07:00Trabalho de Geografia- 7ºano D - Lorena Neves Barr...Trabalho de Geografia- 7ºano D - Lorena Neves Barroca Werneck Nº 17<br />Cap. 1- O Brasil em mapas e gráficos<br /> Neste capítulo aprendemos a ler e interpretar mapas. Ler, interpretar e construir diferentes tipos de gráficos. Situar as fronteiras internacionais do Brasil e calcular escalas. <br />Cap. 2- A população brasileira<br /> Neste capítulo vimos o conceito de crescimento natural e urbanização. Refletimos sobre as condições que influem nos índices de mortalidade e na expectativa de vida da população. Comparamos o crescimento da população brasileira em diferentes épocas. Interpretamos pirâmides etárias e caracterizamos diferentes tipos de migração.<br />Cap.3- Desenvolvimento econômico e social.<br /> Neste capítulo aprendemos o conceito de PIB, PNB e renda per capita. Vimos diversas críticas de renda no Brasil, vimos também o conceito de inflação e taxa cambial, e identificamos os fatores que dificultam o crescimento econômico no Brasil.<br />Cap.4- Comércio exterior<br /> Aprendemos o conceito de matéria-prima, vimos a relação do desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados. Vimos o conceito de balança comercial e identificamos os principais blocos regionais.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-21241751924484205372012-04-01T11:35:38.982-07:002012-04-01T11:35:38.982-07:00Júlia Paulini Amorim Dias/7°B/n°25
Nesse 1° b...Júlia Paulini Amorim Dias/7°B/n°25<br /> Nesse 1° bimestre, pude descobrir coisas novas sobre o Brasil, sua expansão, suas fronteiras internacionais, o crescimento populacional e suas causas a distribuição da população e da renda,produtos importados e exportados e sua importância nessa área. Mas para isso precisamos aprender a intepletar mapas e gráficos,saber quais seus elementos principais (legenda, símbolos, rosa dos ventos) e calcular a partir da escala o tamanho real (aproximado), de países, estados, cidades, regiões e etc.Júlia Paulinihttps://www.blogger.com/profile/06666294375910016440noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-60265308585697654262012-04-01T11:06:20.089-07:002012-04-01T11:06:20.089-07:00Para ler e interpretar mapas, devemos olhar a esca...Para ler e interpretar mapas, devemos olhar a escala, legenda, fonte, símbolo, rosa dos ventos, fonte. Alguns tipos de mapas são: político, físico, demográfico, e econômico. Os gráficos fornecem informações a respeito de diversos aspectos da Geografia. Seus tipos são: de barras, circular (também conhecido como “de pizza”) e de linhas. O Brasil possui um território muito extenso, no qual só o Equador e Chile não fazem fronteira com ele na América do Sul. Aprendemos também a calcular escalas, que podem ser gráficas ou numéricas.<br /> Aprendemos a conceituar o crescimento natural que são: emigrações e imigrações. O índice de mortalidade caiu devido ao uso de medicamentos, a melhores condições de higiene e avanço da medicina. No Brasil, o crescimento de 2,35% (1940 - 1950) foi para 1,17% (2000 – 2010). A pirâmide etária é um tipo de gráfico que representa as idades de uma região específica. Alguns tipos de migração são: a imigração, as migrações internas, a migração rural-urbana e as migrações pendulares.<br /> O PNB é a soma de toda produção anual de um país, tanto de bens como de serviços. O PIB é somente á produção interna, dentro do território do país ou não A renda per capta é o valor da renda nacional. No Brasil a distribuição social da renda esta em uma situação ruim. O principal fator que dificulta isso é que 15 milhões de pessoas vivem com menos de um dólar por dia.<br /> A matéria-prima são substâncias brutas extraídas da natureza. Aprendemos a relacionar o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados e a conceituar balança comercial que é a relação entre as exportações e as importações de um país. E, por fim, a identificar os principais blocos regionais como: a União Européia e a rota do Atlântico.<br /> Isso tudo aprendemos no 1º bimestre, no qual foi muito importante para mim.<br /> Maria Rita Simões Quintão/7º ano B/nº 32Maria Rita ♥https://www.blogger.com/profile/01322792198634921680noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-30907220367296699242012-04-01T10:58:45.049-07:002012-04-01T10:58:45.049-07:00Nome: Amanda Martins Figueiredo de Almeida – n º 5...Nome: Amanda Martins Figueiredo de Almeida – n º 5 – Turma: 7º ano C <br />Capítulo 1: Neste capítulo, aprendemos a ler, interpretar e construir mapas através da escala, cores, fonte, titulo, legenda etc. Aprendemos também a interpretar e construir diferentes tipos de gráfico que é um desenho geométrico preciso, elaborado com base em informações quantitativas sobre uma determinada realidade, exemplos: circular, linear, barras. Conhecemos um pouco mais das fronteiras do Brasil,e que ele faz fronteira com quase todos os países da América do Sul com exceção do Chile e Equador.E reaprendemos como calcular escalas gráficas e numéricas.<br />Capítulo 2: Estudamos sobre população brasileira, o Brasil possui uma divisão de população bastante irregular, aprendemos o significado de densidade demográfica que é o índice da população por km². Aprendemos também os motivos que levam a queda ou crescimento de uma população que são: imigração, emigração e crescimento vegetativo (diferença no numero de óbitos e nascimentos). Utilizamos a pirâmide etária que é dividida em idade e sexo. E também os tipos de migrações que são: imigração: que é a movimentação de pessoas de seu país de origem para outro, migração interna: ocorre quando a pessoa desloca dentro de país, pendulares: deslocamento diário da residência para o trabalho e rural-urbano/êxodo rural que é do campo para a cidade .Aprendemos o que influencia nos índices de mortalidade e natalidade.<br />Capítulo 3: Estudamos os significado de PIB (produto interno bruto),PNB(produto nacional bruto) e renda per capita(calculo da divisão do PNB com o numero de habitantes de uma região)e IDH(índice de desenvolvimento humano). Conceituar inflação como crescimento econômico no valor de terminado produto, e o significado de taxa cambial que é o preço de uma moeda estrangeira, medido em unidades ou frações da moeda nacional.<br />Capítulo 4: conceituamos matéria-prima são substâncias brutas extraídas da natureza, que são transformadas pela ação do ser humano e depois utilizadas na fabricação de produtos. Relacionamos o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados, conceituamos também balança comercial que é a relação entre as exportações e as importações e blocos regionais que são as associações econômicas entre países vizinhos.Amanda Martinshttps://www.blogger.com/profile/02713189346776917690noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-64115270493030039972012-04-01T10:49:38.596-07:002012-04-01T10:49:38.596-07:00No capítulo 1 relembramos a ler e interpretar mapa...No capítulo 1 relembramos a ler e interpretar mapas e ver seus elementos principais, também aprendemos os tipos de gráficos (linear, circular, barras), os paises que fazem e não fazem fronteiras com o Brasil(Chile e Equador) e como se calcula uma escala gráfica. No capítulo 2 aprendemos sobre o crescimento natural, vimos o que pode inflenciar na taxa de mortalidade e de natalidade, como ler a pirâmide etária e sobre os diferentes tipos de migrações(pendulares, rural-urbana, internas e imigração). No capítulo 3 aprendemos o significado de PIB, PNB e renda per capita, quais são os fatores que prejudicam o crescimento econômico do Brasil e também aprendemos o que é inflação e taxa cambial. No capítulo 4 aprendemos sobre matéria-prima, os principais produtos exportados e a identificar os principais blocos regiolnais(União Europeia) e também aprendemos o significado de balança comercial.<br /><br />Mateus Dias Martins-7°Ano C-n°29Diashttps://www.blogger.com/profile/00639036190291504015noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-23764863097435961862012-04-01T07:29:33.973-07:002012-04-01T07:29:33.973-07:00Cap.1: Neste capítulo estudamos sobre o Brasil em ...Cap.1: Neste capítulo estudamos sobre o Brasil em mapas e gráficos. Ele é 5°país mais extenso do mundo, sendo que a Rússia, Canadá, China e Estados Unidos tem maior extensão. O Brasil dentro da América do Sul só não faz fronteira com o Chile e o Equador. Estudamos também sobre três diferentes tipos de gráficos o linear, de barras e o circular. Aprendemos também com ler e interpretar mapas e calcular escalas (numéricas e gráficas).<br />Cap.2: Neste capítulo estudamos o crescimento natural (que é a diferença entre os nascimentos e as mortes, geralmente expressos em porcentagem), os índices de mortalidade e expectativa de vida da população, interpretar pirâmides etárias (que é a distribuição da população de um país ou região em grupos por idade: jovens, adultos e idosos) e a caracterizar diferentes tipos de migrações (imigração: entrada em um país, migrações internas: deslocamentos dentro de um país, migrações pendulares: movimento de ida e volta dos trabalhadores de sua residência até seu local de trabalho, êxodo rural: vultosa saída de pessoas do campo para a cidade, emigração: movimento de saída do lugar de origem e transumância: movimento devido ao clima).<br />Cap.3: Estudamos neste capítulo o PIB (Produto Interno Bruto), o PNB (Produto Nacional Bruto), a renda Per Capital (é o valor da renda nacional ou do PNB dividido pelo n° de habitantes, cujo resultado indica a renda média da população de um país ou região), a distribuição de renda no Brasil (que é muito desigual) e os fatores que dificultam o crescimento econômico no Brasil.<br />Cap.4: Por fim estudamos a matéria-prima (substâncias brutas extraídas da natureza), a balança comercial (relação entre as exportações e as importações de um país), os principais blocos regionais (principal União Europeia), o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados (automóveis, motores, peças, tratores, bebidas, cigarros, café, calçados, açúcar, aparelhos de telefonia e óleos).<br /><br />Marcela Dias, 7°Ano D, n°23Marcela Diashttps://www.blogger.com/profile/05159431564871817250noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-19113026296147561912012-04-01T07:16:53.486-07:002012-04-01T07:16:53.486-07:00Cap 1 :Aprendemos ou relembramos como interpretar ...Cap 1 :Aprendemos ou relembramos como interpretar mapas,com os seus elementos.Também aprendemos a fazer e interpretar 3 tipos de Gráficos:<br />.Gráfico De Barras<br />.Gráfico Linear<br />.Gráfico Circular<br />Relembramos as Fronteiras dos Países da América Do Sul, e a fazer Escalas.<br /><br />Cap 2 : Aprendemos sobre o Crescimento Natural.Vimos também as condições de vida que poderiam influenciar na taxa de Natalidade e de Mortalidade.Estudamos as piramides etárias.E aprendemos sobre vários tipos de Migrações:<br />.Pendulares<br />.Internas<br />.Êxodo-Rural<br />.Imigração<br /><br />Cap 3: Aprendemos os significados do PIB,PNB e IDH. Descobrimos o que é inflação e taxa cambial. Estudamos também o mal desempenho do Brasil, em relação à economia.<br /><br />Cap 4: Falamos sobre matéria-prima e balança comercial.Identificamos os principais blocos regionais,como exemplo a União Européia, e fizemos uma relação do desenvolvimento de um país e os principais produtos exportados.<br /><br />Caio Guedes 7ºB nº 6Caio Guedees ॐhttps://www.blogger.com/profile/02668999056488866544noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-7495887271202920862012-04-01T05:11:58.856-07:002012-04-01T05:11:58.856-07:00Luíza Guimarães de Albuquerque - nº:31/Turma:7º an...Luíza Guimarães de Albuquerque - nº:31/Turma:7º ano b<br /><br />1º cap. :Lembramos como ler e interpretar mapas,que é possível através da observação da escala,título,legenda,fonte,símbolos entre outros.Também a interpretar e construir diferentes tipos de gráfico,ex:circular,linear.barras.Conhecemos um pouco mais das fronteiras do Brasil,e que ele faz fronteira com quase todos os países da América do Sul com exceção do Chile e Equador.E relembramos como calcular escalas ,gráficas e numéricas.<br />2º cap. :Estudamos sobre como avaliar um crescimento natural(imigrações e emigrações).Vimos um pouco mais sobre a população brasileira,e sabemos que o Brasil não possui um divisão da população bem distribuída.Aprendemos sobre condições que poderiam influir nos índices de mortalidade e natalidade da população.Utilizamos e interpretamos pirâmides etárias.Estudamos vários tipos de migração,como por exemplo:migrações pendulares,migrações internas ou inter-regionais,êxodo-rural,imigração.<br />3º cap. :Aprendemos o significado de PIB ( Produto Interno Bruto ) ,PNB ( Produto Nacional Bruto ),renda per capita (divisão do PIB ou PNB pelo número de habitantes) e o IDH(Índice de Desenvolvimento Humano).Estudamos o que é inflação e taxa cambial.Discutimos sobre a distribuição de renda no Brasil,que se destaca negativamente nesse assunto,pois possui uma renda nacional extremamente concentrada nas mãos de uma pequena minoria.<br />4ºcap. :Conceituamos sobre o que é matéria-prima(substâncias brutas extraídas da natureza,que são transformadas pela ação do ser humano e depois utilizadas na fabricação de produtos) e também o que é balança comercial(relação entre as exportações e as importações de um país).Identificamos os principais blocos regionais,como exemplo a União Européia, e fizemos uma relação do desenvolvimento de um país e os principais produtos exportados.Luíza Albuquerquehttps://www.blogger.com/profile/03422251776233150936noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-61415639612440484022012-03-31T16:56:36.560-07:002012-03-31T16:56:36.560-07:00Nuno Souza Alvim 7º Ano C N 31Nuno Souza Alvim 7º Ano C N 31Nuno Alvimhttps://www.blogger.com/profile/16428328757078850189noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-17549258212786278742012-03-31T16:55:41.263-07:002012-03-31T16:55:41.263-07:00No 1º capítulo relembramos como ler e interpretar ...No 1º capítulo relembramos como ler e interpretar mapas,construir diferentes tipos de gráfico(Barras , Circular e Linear.)Aprendemos também as fronteiras do Brasil e a Calcular escalas.<br />Já no 2º capítulo vimos informações sobre o Crescimento Natural,Mortalidade e Expectativa de vida na população,Comparamos o Crescimento da população brasileira em diversas épocas,Aprendemos mais sobre Piramides etárias e a caracterizar diferentes tipos de migração. <br />No 3 º capítulo Aprendemos o que é PIB,PNB,renda per capita e IDH .<br />Enfim No 4º capítulo Vimos como são as relações do Brasil com os demais países do Mundo,A conceituar a balança comercial e Também vimos os Blocos Regionais.Nuno Alvimhttps://www.blogger.com/profile/16428328757078850189noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-20525091565438344822012-03-31T16:52:36.853-07:002012-03-31T16:52:36.853-07:00Luana Almeida Ribeiro - 7º ano A - nº24
No capí...Luana Almeida Ribeiro - 7º ano A - nº24<br /><br /> No capítulo 1 "O Brasil em mapas e gráficos",aprendi a interpretar mapas olhando o titulo, escala e cores. Aprendi também a construir diferentes tipos de gráficos, os principais são: Gráfico linear, gráfico de barras e gráfico circular. E não posso me esquecer de como calcular escalas medindo a ponta de um lugar ao outro no mapa, observando os centímetros, e multiplicando pela distância em kilometros na escala. Trabalhamos com a escala gráfica.<br /> No capítulo 2 "A população brasileira" aprendi as condições que influem na taxa de mortalidade e na expectativa de vida. Vi que a taxa de mortalidade caiu e a expectativa de vida aumentou com: Mais agentes da saúde formados, mais hospitais, um melhor atendimento, melhores condições de vida, entre outros. Entendi sobre a pirâmide etária que se divide em três faixas: Adultos, jovens e idosos. Aprendi também sobre as migrações, que são: Migrações pendulares, migrações internas, imigração e êxodo-rural.<br /> No capítulo 3 "Desenvolvimento econômico e social" aprendi sobre o PIB (produto interno bruto) e renda per capita.Vi que o padrão de vida no Brasil não é o melhor,pois a muita desigualdade social.A maioria da população brasileira vive abaixo da linha intercional da pobreza.Aprendi sobre o IDH, que é o Índice de desenvolvimento humano,que além da renda ele calcula a saúde, a educação, etc.<br /> No capítulo 4 "Comércio exterior", aprendi sobre a matéria-prima e tudo que está relacionado ao comércio internacional, que vem desde a exportação (o que se vende para um país) e a importação (o que se compra de um país).Vi tambem sobre os blocos regionais, ou seja, associações dos países vizinhos.<br /> Então, esse foi a matéria do 1º bimestre de Geografia.luana almeidahttps://www.blogger.com/profile/16818798635507839563noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-31758623904204347042012-03-31T12:38:12.933-07:002012-03-31T12:38:12.933-07:00Neste bimestre estudamos 4 importantes capítulos.O...Neste bimestre estudamos 4 importantes capítulos.O primeiro é “O Brasil em mapas e gráficos” nele aprendi sobre os gráficos: linear, circular e gráfico de barras. Aprendi também interpretar mapas, calcular escalas e os países que fazem fronteira com o Brasil.<br />No capítulo 2 “A população brasileira” aprendi sobre o crescimento vegetativo e a taxa de natalidade e mortalidade no Brasil. Então entendi porque hoje a taxa de mortalidade diminuiu, foi por causa das melhores condições sanitárias e higiênicas. As migrações internas e externas, êxodo rural, e migrações pendulares. E os principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil, os mais importantes são: portugueses, italianos, espanhóis, japoneses, alemães, eslavos e sírio libaneses.<br />No capítulo 3 “Desenvolvimento econômico e social” aprendi que o Brasil não desenvolve como deveria, um dos motivos é a baixa escolaridade da população, a baixa qualidade do ensino e a péssima distribuição social de renda que é muito desigual. Poucos tem muito e muitos tem pouco, poucas condições de vida de saúde, alimentação, escola etc.<br />No capítulo 4 “Comércio exterior” aprendi sobre matéria prima, que são produtos da natureza para transformar em produtos industrializados. O comércio exterior, os produtos que o Brasil importa e exporta. Enfim essa foi a matéria do 1º bimestre.<br /><br /><br />Thalia Cordeiro Vasconcelos Souza – 7° ano D – nº 35THALIAhttps://www.blogger.com/profile/03763252080498880781noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-35955568400285775202012-03-31T11:09:15.033-07:002012-03-31T11:09:15.033-07:00Nome: Kaleb Vaneli Pinho 7°ano B N°: 2...Nome: Kaleb Vaneli Pinho 7°ano B N°: 27 <br /><br />Nesse bimestre aprendi a ler e a interpretar mapas, aprendi também que para se calcular escala é preciso ver o que ela está mostrando e multiplicar pela distância entre os dois locais e aprendi que o Brasil é um país grande e faz fronteira com todos os países da América do Sul com a excessão do Chile e do Equador.<br />Achei muito interessante aprender a interpretar as pirâmides etárias e aprender que quando a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade diminui, a base da pirâmide fica mais estreita e a parte superior da pirâmide fica mais larga como se estivesse ao contrário.<br />Aprendi que migrações são deslocamentos da população no espaço e no Brasil, são quatro os principais tipos de migração:<br />*imigração(ato ou efeito de migrar),<br />*migração interna(mudança de pessoas de um lugar a outro dentro de um país),<br />*migração êxodo rural(migração que se dá com a transferência de populações rurais para a cidade),<br />*migração pendular(movimento de deslocamento de pessoas de uma cidade a outra de forma temporal).<br />Neste bimestre também aprendi que PNB é o produto nacional bruto e PIB é o produto interno bruto,e a diferença é que o PIB refere-se somente a produção interna, dentro do país, e o PNB engloba toda a produção ,com a exclusão dos capitais enviados ao exterior e a inclusão dos capitais recebidos do exterior.Também aprendi sobre inflação, taxa cambial,ONU(organização das nações unidas) e IDH(índice de desenvolvimento humano).<br />Uma das coisas que aprendi foi que matérias-primas são substâncias brutas extraídas da natureza, aprendi também a relacionar o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados e por último aprendi que balança comercial é a relação entre as exportações e as importações de um país.Quando o valor das exportações é maior que o das importações, dizemos que o país apresenta um superavit.Quando o valor das importações supera o das exportações , o país apresenta um déficit.Também aprendi a identificar os principais blocos regionais.kaleb vanelihttps://www.blogger.com/profile/11477216664344484842noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-15469913501541373362012-03-30T16:26:20.350-07:002012-03-30T16:26:20.350-07:00Alessandra o blog é muito bom, principalmente para...Alessandra o blog é muito bom, principalmente para tirar minhas duvidas da metéria.Yasmineos10https://www.blogger.com/profile/12698835870238486020noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-38743465714832314772012-03-30T16:22:18.124-07:002012-03-30T16:22:18.124-07:00Nome: Yasmin Heggendorn dos Santos n°:39 Turma:C
...Nome: Yasmin Heggendorn dos Santos n°:39 Turma:C<br /><br />Nestes capitulos aprendemos sobre o território, sociedade, economia e comercio exterior (cap. 1). Nestes capitulos está falando sobre os mapas geográficos, a população brasileira, os desenvolvimento economico e social e também sobre o comercio exterior.<br />1° cap. Sabemos que ler mapas é importante, pois aumenta os nossos conhecimentos sobre geografia.Fazemos isso olhando as escalas, legendas e também o titulo, e sem falar dos gráficos que também são muito importantes.<br />2° cap.Estudamos sobre a população brasileira e descobrimos que ela cresceu muito nas ultimas decadas.No capitulo também diz sobre a evolução demográfica no brasil,sobre o crescimento vegetativo no brasil de 1940 até 2010,sobre os principais grupos de imigrantes e areas de fixação.,sobre a população urbana e rural.Acho que aprendemos muito nesse capitulo.Você acha?<br />3° cap.Fala sobre o desenvolvimento economico e social.E também sobre as maiores PIBs do mundo em 2007,maiores rendas PER CAPITA em 2007,distribuição social de renda em alguns países como:Dinamarca, Japão, Suécia, Estados Unidos, Argentina, Mexico, Nigéria e Brasil.<br />4° cap.Fala sobre o comercio exterior.Sobre relações comerciais internacionais,exportação e importação no Brasil,sobre o Mercosul,sobre a formação de blocos regionais.<br />Objetivos dos capitulos:<br />*Ler e interpretar mapas<br />*Ler, interpretar e construir diferentes tipos de graficos<br />*Conceituar crescimento natural<br />*Interpretar pirâmides etárias<br />*Conceituar inflação e taxa cambial<br />*conceituar matéria-prima e balança comercialYasmineos10https://www.blogger.com/profile/12698835870238486020noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5238675587360149269.post-15062620198358224972012-03-30T14:57:45.942-07:002012-03-30T14:57:45.942-07:00Interpretar mapas é muito importante. Podemos faze...Interpretar mapas é muito importante. Podemos fazer isso olhando a legenda, escala, o titulo e outros elementos. Com os mapas podemos achar localidades, sem eles muita gente poderia se perder. Outra coisa muito útil é ler, interpretar e construir gráficos, seja ele de pizza, de barras ou gráfico de linhas ou linear. O gráfico é um desenho (geométrico e preciso), nele contem informações numéricas (ou quantitativas) sobre uma determinada realidade. Vimos também fronteiras brasileiras, e que o nosso país faz divisa com a maior parte dos países da America do Sul. Aprendemos também a calcular escalas gráficas.<br /> A população de um país aumenta ou diminui devido às mortes e nascimentos (crescimento natural e vegetativo ) e a entrada e saída de pessoas de uma determinada região. Hoje, apenas o crescimento natural tem uma influencia de grande importância no Brasil, pois desde 1934 não há uma movimentação migratória de alta influencia para o nosso país. A pirâmide etária é um gráfico que nos mostra a população de uma determina região por sexo e idade. Desde 1991 a população brasileira está passando de jovem para madura. <br />O Produto Nacional Bruto (PNB) corresponde à soma de toda a produção anual de um país. É quase o mesmo que o Produto Interno Bruto (PIB), mas este se refere a produção interna dentro do território do país. A renda per capita ou rendimento per capita é um indicador que ajuda, a saber, o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região (é a soma dos salários de toda a população divididos pelo número de habitantes) e consiste na divisão da renda nacional (Produto Nacional Bruto (PNB) menos os gastos de depreciação do capital e os impostos indiretos) pela sua população. Por vezes o Produto Interno Bruto (PIB) é usado. Para calcular o IDH precisa do PIB per capita.<br />Os blocos regionais servem para facilitar o comercio entre países vizinhos o mais antigo deles é a União Européia ( na Europa (“isso ta na cara”)), outros deles são o NAFTA ( America do Norte) e MERCOSUL(America do Sul)<br /><br />Maria Clara Alves Almeida nº 25- 7ºano cMaria Clarahttps://www.blogger.com/profile/15258493405853320257noreply@blogger.com