domingo, 1 de agosto de 2010

A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA PARA O SER HUMANO


O ato de ensinar Geografia nos coloca diante de duas importantes discussões: a primeira refere-se à relação ensino e aprendizagem enquanto tal, e a segunda diz respeito à própria Geografia, fonte e objeto de uma gama muito particular de discussões, principalmente no que se refere a seus pressupostos teórico-metodológicos.
A origem da geografia remonta à Antigüidade clássica. Este saber nasce entre os gregos que são os primeiros a registrar de forma sistemática os conhecimentos ligados a esse ramo do conhecimento humano. Segundo Pereira (1999), a Geografia moderna teve sua gênese na Alemanha (com Humboldt e Hitter) e seu amadurecimento somente ocorreu no século XIX, devido às modificações dos modos de produção, da evolução das técnicas cartográficas e do próprio desenvolvimento das ciências em geral. 
No período da inserção da Geografia nos currículos escolares (século XIX) e até o surgimento da chamada Geografia Crítica (final do século XX), esta disciplina somente analisava as características físicas do espaço, sem considerar o fato deste espaço ser dominado pelo homem, que assim o fazendo, estava exercendo cidadania. No início do século XX, percebe-se uma evolução na definição da ciência geográfica, mas precisamente, a partir de 1970, com o movimento de renovação desta ciência. 
No Ensino de Geografia deve-se considerar a realidade no seu conjunto: o espaço é dinâmico e sofre alterações em função da ação do homem, e este é um sujeito que faz parte do processo histórico. Portanto, o aluno deve ser orientado no sentido de perceber-se como elemento ativo do seu processo histórico.
Uma vez que os temas da Geografia acompanham e fazem parte do cotidiano das pessoas, inscrevendo-se nas suas condições de existência, tal fato parece justificar sua popularidade. Não precisamos freqüentar a escola para comungar com a Geografia. Nós a percebemos e a aprendemos por força do nosso próprio cotidiano (MOREIRA, 2002).
A nossa ação, enquanto educadores, está relacionada com os nossos objetivos pedagógicos e educacionais. Se quisermos uma educação que contribua para o desenvolvimento da criança, devemos atuar no processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva da construção do conhecimento, refletindo sobre a realidade vivida pelo aluno, respeitando e considerando a sua história de vida e contribuindo para que o aluno entenda seu papel na sociedade: o de cidadão.
Esta reflexão aponta-nos na direção da articulação entre conteúdo específico e o processo de ensino e aprendizagem, isto é, a concepção que temos de Geografia deve estar relacionada com a concepção de Educação. Para Freire (2004, p.57),
O educador que, ensinando geografia, “castra” a curiosidade do educando em nome da eficácia da memorização mecânica do ensino dos conteúdos, tolhe a liberdade do educando, a sua capacidade de aventurar-se. Não forma, domestica.
Podemos pensar que a contribuição da Geografia para a formação do aluno está na compreensão que ele terá da realidade. Ao estudar o espaço geográfico, enquanto espaço (re)construído, o aluno refletirá sobre a análise da dinâmica social, a dinâmica da natureza e a relação que existe entre os seres humanos e a natureza. A compreensão da realidade está vinculada à forma como a aprendizagem está acontecendo.
Assim o aluno analisará a interferência humana no espaço como algo fruto do trabalho na organização espacial através do tempo. E assim, posicionará de forma crítica diante dos acontecimentos ocorridos na paisagem. A discussão sobre o ensino de Geografia passa pela avaliação do conteúdo e pela construção de conceitos e noções a partir do espaço de vivência da criança, pois é desde o momento em que nascemos que construímos a noção de espaço.
Jean Piaget (1993) averiguou a formação das noções espaciais e temporais, das noções de número, de longitude, de quantidades físicas, praticamente de quase todas as categorias cognoscitivas, desde as mais simples até as mais
Bibliografia:
ALMEIDA, Rosângela Doin de. A propósito da questão teórico-metodológica sobre o ensino de Geografia. In: Prática de ensino em Geografia. São Paulo: AGB/Editora Marco Zero, vol. 8, 1991.
________________________ e PASSINI, E. Y. Espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia - 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia (1ª a 4ª série). Vol. 05. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394 de 20/12/1996). Brasília: MEC/SEF, 1996.  
FERNANDES, Manoel. Aula de Geografia e algumas crônicas. Campina Grande: Bagagem, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.  (Coleção Leitura)
MORAES, Antonio Carlos Robert de. Geografia: Pequena História Crítica. São Paulo: Hucitec, 1998.
MOREIRA, Ruy. O que é Geografia? São Paulo: Brasiliense, 2002. (Coleção Primeiros Passos).
PEREIRA, R. M. F. A. Da Geografia que se ensina à gênese da Geografia moderna. 3 ed. Florianópolis: UFSC, 1999.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1996.



Do mesmo autor(a):

4 comentários:

  1. muito interessante alessandra seu trabalho está otimo continue assim

    ResponderExcluir
  2. Dentro da Geografia muitos conceitos, entendidos também como categorias de análise, são importantes para seus estudos, alguns deles mais antigos e outros mais recentes, que surgem em razão da necessidade de compreensão da complexidade do mundo atual. Os principais conceitos são: espaço, região, paisagem, território, territorialidade, redes e escalas geográficas. Neste trabalho busca-se uma breve compreensão desses conceitos e a discussão de sua importância para o estudo dos conteúdos geográficos escolares.

    ResponderExcluir
  3. Isso está me ajudando nos meus estudos para nossas provas,obrigado e continue..!

    ResponderExcluir
  4. Realmente a Geografia ela nos colocar diante de uma discursão dos problemas e acontecimento no espaço vivido pelo o homem...

    ResponderExcluir