- Muitas pessoas confundem os termos rural e agrário, porém é preciso lembrar que o rural diz respeito ao campo, ao espaço não urbano, enquanto o agrário se refere às atividades primárias: agricultura, pecuária e extrativismo.
- O espaço rural não sedia apenas atividades agrárias. Nele também se localizam outras atividades, que vêm se multiplicando nas últimas décadas. É o chamado “novo rural brasileiro.” Nesse novo rural, além das atividades agropecuárias, podemos encontrar também: hotéis-fazendas, turismo rural e ecológico, clínicas de repouso, (spas), colônias de férias, condomínios ou fábricas isolados, comércio de pequeno porte, etc.
- Urbanização significa um crescimento do meio urbano proporcionalmente maior do que o do meio rural, ou seja, representa uma migração gradativa da população do campo para a cidade. O crescimento urbano consiste na expansão das cidades e pode existir sem que, necessariamente haja urbanização. Ocorre quando o crescimento urbano é superior ao rural, ou seja, quando há migrações rural-urbanas e a população das cidades aumenta proporcionalmente em relação à do campo.
- O processo de urbanização do Brasil, fruto de uma industrialização tardia em uma sociedade na qual a renda está muito concentrada nas mãos de uma minoria, trouxe uma série de problemas urbanos. Dentre eles podemos citar: carência de moradia popular, precariedade do transporte coletivo, carência de infraestrutura urbana, violência urbana, aumento nas taxas de desemprego.
- Vimos que algumas cidades vivem ou se desenvolvem em função do comércio, outras em função das indústrias que nelas existem, outras dependem basicamente do turismo, e assim por diante. Podemos reconhecer várias funções principais:
- Função político-administrativa: quando a cidade depende basicamente de sediar órgãos públicos, principalmente governos: Brasília.
- Função industrial: quando a cidade cresce principalmente por causa das indústrias. Por exemplo: São Paulo, Volta redonda, Cubatão....
- Função comercial: quando a cidade vive basicamente em torno do comércio. Ex: Paraguai
- Função portuária: quando a cidade se destaca pela importância do seu porto. Ex: Santos
- Função turística: Quando a cidade vive principalmente do turismo. Ex: Búzios, Guarapari....
- Função religiosa: quando a cidade depende basicamente da sua importância religiosa.Ex: Fátima, Aparecida, Meca....