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sexta-feira, 30 de março de 2012
Conclusão dos estudos dos do 1º bimestre - 7º Ano
Terminamos nossos estudos do livro 1. Conhecemos melhor o Brasil e aprendemos algumas formas de interpretar dados relacionados ao nosso país. Demonstre aqui a sua aprendizagem , produzindo um comentário.
Neste bimestre aprendemos sobre vários assuntos. Como calcular escalas, relembramos também quais são os tipos de gráficos (Circular, Barras, Linear),aprendemos também que o Brasil faz fronteira com quase todos os países da América do Sul, menos com Chile e Equador.No 2° Capítulo, aprendemos a interpretar a Pirâmide Etária, Comparamos várias vezes o crescimento da população brasileira, aprendemos também a conceituar a urbanização, descobrimos quais são os principais imigrantes do Brasil (Portugueses, Italianos, Espanhóis, Japoneses, Alemães, Eslavos, Síro-Libaneses).No 3° Capítulo aprendemos oque é Pib( Produto Interno Bruto), IDH (índice de Desenvolvimento Humano) e Renda Per Capita, Identificamos os fatores que dificultam o crescimento econômico do Brasil, aprendemos também a Conceituar Inflação e Taxa Cambial.No 4° Capítulo, Conceituamos matéria-prima, relacionamos o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados, Conceituamos balança comercial e identificamos os principais blocos regionais.
Capítulo 1:O Brasil em mapas e gráficos: Neste capítulo, tivemos a oportunidade de: ler, interpretar e construir mapas, situar as fronteiras internacionais do Brasil e calcular escalas. Aprendemos que a maioria dos países da América do Sul fazem fronteira com o Brasil, sendo que dois não fazem, que são:Chile e Equador.Observamos o Brasil nos mapas e gráficos e ainda conceituamos o que é escala(é um elemento do mapa que é utilizado para calcular distâncias em linha reta). Capítulo 2:A população brasileira: No capítulo 2, conceituamos o que é crescimento natural, refletimos sobre as condições que influem nos índices de mortalidade e na expectativa de vida da população, comparamos o crescimento da população brasileira em diferentes épocas, interpretamos pirâmides etárias, conceituamos também a urbanização e caracterizamos diferentes tipos de migração. *Crescimento natural é:é a diferença entre os nascimentos e as mortes, ou seja, entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. *Pirâmides etárias são:gráficos que representam a estrutura da população por idade e sexo. *Urbanização:Conjunto de técnicas e obras que permitem dotar uma cidade de infra-estrutura(saneamento,água, eletricidade...). Migrações são o deslocamento da população no espaço.No Brasil existem 4(quatro) diferentes tipos de migração: Imigração, migrações internas(ou inter-regionais), migração rural-urbana(ou êxodo rural) e as migrações pendulares. Capítulo 3:Desenvolvimento econômico e social: No capítulo 3, conceituamos PIB, PNB e renda per capita, criticamos a distribuição de renda no Brasil, conceituamos inflação e taxa cambial e identificamos os fatores que dificultam o crescimento econômico do Brasil. *PIB:Produto Interno Bruto,se refere somente à produção interna... *PNB:Produto Nacional Bruto, corresponde à soma de toda a produção anual de um país... *Renda per capita:é o valor do PNB dividido pelo número de habitantes, cujo resultado indica a renda média da população de um país ou de uma região. *IDH:Índice de Desenvolvimento Humano... *Inflação: é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período... *Taxa cambial:é o preço de uma moeda estrangeira, medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional... Capítulo 4:Comércio exterior: Neste capítulo, conceituamos matéria-prima,relacionamos o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados, conceituamos também balança comercial e blocos regionais, identificamos os principais blocos regionais. *Matéria-prima:são substâncias brutas extraídas da natureza, que são transformadas pela ação do ser humano e depois utilizadas na fabricação de produtos. *Balança comercial:é a relação entre as exportações e as importações de um país. *Blocos regionais:são as associações econômicas entre países vizinhos...
Conclusão:Nestes 4 capítulos, vimos praticamente tudo sobre o Brasil e conseguimos ter diferentes conclusões sobre cada um...
1°cap :relembramos como interpretar diferente tipos de mapas e legendas,como calcular escalas, interpretar graficos:linear,barras e circular.Relembramos tambem os paises que fazem fronteira com o Brasil,quase todos em execao do Chile e do Equado.Sobre as linhas imaginarias que cortam o brasil(linha do equador e tropico de capricornio,oceanos que banham a america do sul( atlantico e pacifico),calcular distancias entro os pontos extremos. 2°cap:Estudamos sobre populacao brasileira(o Brasil possui uma divisao de populacao mal destribuida entre os estados),aprendemos o significado de densidade demografica(indice da populacao por km²).Motivos que levam a queda ou crescimento de uma populacao(imigracao,emigracao e crescimento vegetativo/diferenca no numero de obitos e nascimentos).Utilizamos o piramide etária.E tambem os tipos de migracoes(imigracao,migracao interna,pendulares e rural-urbano/exodo rural).Aprendemos o que influencia nos indeces de mortalidade e natalidade. 3°cap:Estudamos os significado de PIB(produto interno bruto),PNB(produto nacional bruto) e renda per capita(nome dado ao calculo da divisao do PNB com o numero de habitantes de uma regiao)e IDH(indice de desenvolvimento humano). conceituar inflacao como crescimento economico no valor de terminado produto, e o significado de taxa cambial. 4°:Signifaco de blocos regionais (associacao economicas entre paises vizinhos).significado de Exportacao(importacao de materia primas)e importacao(compras de materias primas para o pais). Balacanca comercial,ou seja relacao entre o numero de importacao e exportacao, que tem como consequencia um deficit(importacao>exportacao.) ou superavit(exportacao>importacao).Estudo do Mercosul(bloco regional que inclui o sul do Brasil e outras fronteiras).
Interpretar mapas é muito importante. Podemos fazer isso olhando a legenda, escala, o titulo e outros elementos. Com os mapas podemos achar localidades, sem eles muita gente poderia se perder. Outra coisa muito útil é ler, interpretar e construir gráficos, seja ele de pizza, de barras ou gráfico de linhas ou linear. O gráfico é um desenho (geométrico e preciso), nele contem informações numéricas (ou quantitativas) sobre uma determinada realidade. Vimos também fronteiras brasileiras, e que o nosso país faz divisa com a maior parte dos países da America do Sul. Aprendemos também a calcular escalas gráficas. A população de um país aumenta ou diminui devido às mortes e nascimentos (crescimento natural e vegetativo ) e a entrada e saída de pessoas de uma determinada região. Hoje, apenas o crescimento natural tem uma influencia de grande importância no Brasil, pois desde 1934 não há uma movimentação migratória de alta influencia para o nosso país. A pirâmide etária é um gráfico que nos mostra a população de uma determina região por sexo e idade. Desde 1991 a população brasileira está passando de jovem para madura. O Produto Nacional Bruto (PNB) corresponde à soma de toda a produção anual de um país. É quase o mesmo que o Produto Interno Bruto (PIB), mas este se refere a produção interna dentro do território do país. A renda per capita ou rendimento per capita é um indicador que ajuda, a saber, o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região (é a soma dos salários de toda a população divididos pelo número de habitantes) e consiste na divisão da renda nacional (Produto Nacional Bruto (PNB) menos os gastos de depreciação do capital e os impostos indiretos) pela sua população. Por vezes o Produto Interno Bruto (PIB) é usado. Para calcular o IDH precisa do PIB per capita. Os blocos regionais servem para facilitar o comercio entre países vizinhos o mais antigo deles é a União Européia ( na Europa (“isso ta na cara”)), outros deles são o NAFTA ( America do Norte) e MERCOSUL(America do Sul)
Nestes capitulos aprendemos sobre o território, sociedade, economia e comercio exterior (cap. 1). Nestes capitulos está falando sobre os mapas geográficos, a população brasileira, os desenvolvimento economico e social e também sobre o comercio exterior. 1° cap. Sabemos que ler mapas é importante, pois aumenta os nossos conhecimentos sobre geografia.Fazemos isso olhando as escalas, legendas e também o titulo, e sem falar dos gráficos que também são muito importantes. 2° cap.Estudamos sobre a população brasileira e descobrimos que ela cresceu muito nas ultimas decadas.No capitulo também diz sobre a evolução demográfica no brasil,sobre o crescimento vegetativo no brasil de 1940 até 2010,sobre os principais grupos de imigrantes e areas de fixação.,sobre a população urbana e rural.Acho que aprendemos muito nesse capitulo.Você acha? 3° cap.Fala sobre o desenvolvimento economico e social.E também sobre as maiores PIBs do mundo em 2007,maiores rendas PER CAPITA em 2007,distribuição social de renda em alguns países como:Dinamarca, Japão, Suécia, Estados Unidos, Argentina, Mexico, Nigéria e Brasil. 4° cap.Fala sobre o comercio exterior.Sobre relações comerciais internacionais,exportação e importação no Brasil,sobre o Mercosul,sobre a formação de blocos regionais. Objetivos dos capitulos: *Ler e interpretar mapas *Ler, interpretar e construir diferentes tipos de graficos *Conceituar crescimento natural *Interpretar pirâmides etárias *Conceituar inflação e taxa cambial *conceituar matéria-prima e balança comercial
Nesse bimestre aprendi a ler e a interpretar mapas, aprendi também que para se calcular escala é preciso ver o que ela está mostrando e multiplicar pela distância entre os dois locais e aprendi que o Brasil é um país grande e faz fronteira com todos os países da América do Sul com a excessão do Chile e do Equador. Achei muito interessante aprender a interpretar as pirâmides etárias e aprender que quando a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade diminui, a base da pirâmide fica mais estreita e a parte superior da pirâmide fica mais larga como se estivesse ao contrário. Aprendi que migrações são deslocamentos da população no espaço e no Brasil, são quatro os principais tipos de migração: *imigração(ato ou efeito de migrar), *migração interna(mudança de pessoas de um lugar a outro dentro de um país), *migração êxodo rural(migração que se dá com a transferência de populações rurais para a cidade), *migração pendular(movimento de deslocamento de pessoas de uma cidade a outra de forma temporal). Neste bimestre também aprendi que PNB é o produto nacional bruto e PIB é o produto interno bruto,e a diferença é que o PIB refere-se somente a produção interna, dentro do país, e o PNB engloba toda a produção ,com a exclusão dos capitais enviados ao exterior e a inclusão dos capitais recebidos do exterior.Também aprendi sobre inflação, taxa cambial,ONU(organização das nações unidas) e IDH(índice de desenvolvimento humano). Uma das coisas que aprendi foi que matérias-primas são substâncias brutas extraídas da natureza, aprendi também a relacionar o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados e por último aprendi que balança comercial é a relação entre as exportações e as importações de um país.Quando o valor das exportações é maior que o das importações, dizemos que o país apresenta um superavit.Quando o valor das importações supera o das exportações , o país apresenta um déficit.Também aprendi a identificar os principais blocos regionais.
Neste bimestre estudamos 4 importantes capítulos.O primeiro é “O Brasil em mapas e gráficos” nele aprendi sobre os gráficos: linear, circular e gráfico de barras. Aprendi também interpretar mapas, calcular escalas e os países que fazem fronteira com o Brasil. No capítulo 2 “A população brasileira” aprendi sobre o crescimento vegetativo e a taxa de natalidade e mortalidade no Brasil. Então entendi porque hoje a taxa de mortalidade diminuiu, foi por causa das melhores condições sanitárias e higiênicas. As migrações internas e externas, êxodo rural, e migrações pendulares. E os principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil, os mais importantes são: portugueses, italianos, espanhóis, japoneses, alemães, eslavos e sírio libaneses. No capítulo 3 “Desenvolvimento econômico e social” aprendi que o Brasil não desenvolve como deveria, um dos motivos é a baixa escolaridade da população, a baixa qualidade do ensino e a péssima distribuição social de renda que é muito desigual. Poucos tem muito e muitos tem pouco, poucas condições de vida de saúde, alimentação, escola etc. No capítulo 4 “Comércio exterior” aprendi sobre matéria prima, que são produtos da natureza para transformar em produtos industrializados. O comércio exterior, os produtos que o Brasil importa e exporta. Enfim essa foi a matéria do 1º bimestre.
Thalia Cordeiro Vasconcelos Souza – 7° ano D – nº 35
No capítulo 1 "O Brasil em mapas e gráficos",aprendi a interpretar mapas olhando o titulo, escala e cores. Aprendi também a construir diferentes tipos de gráficos, os principais são: Gráfico linear, gráfico de barras e gráfico circular. E não posso me esquecer de como calcular escalas medindo a ponta de um lugar ao outro no mapa, observando os centímetros, e multiplicando pela distância em kilometros na escala. Trabalhamos com a escala gráfica. No capítulo 2 "A população brasileira" aprendi as condições que influem na taxa de mortalidade e na expectativa de vida. Vi que a taxa de mortalidade caiu e a expectativa de vida aumentou com: Mais agentes da saúde formados, mais hospitais, um melhor atendimento, melhores condições de vida, entre outros. Entendi sobre a pirâmide etária que se divide em três faixas: Adultos, jovens e idosos. Aprendi também sobre as migrações, que são: Migrações pendulares, migrações internas, imigração e êxodo-rural. No capítulo 3 "Desenvolvimento econômico e social" aprendi sobre o PIB (produto interno bruto) e renda per capita.Vi que o padrão de vida no Brasil não é o melhor,pois a muita desigualdade social.A maioria da população brasileira vive abaixo da linha intercional da pobreza.Aprendi sobre o IDH, que é o Índice de desenvolvimento humano,que além da renda ele calcula a saúde, a educação, etc. No capítulo 4 "Comércio exterior", aprendi sobre a matéria-prima e tudo que está relacionado ao comércio internacional, que vem desde a exportação (o que se vende para um país) e a importação (o que se compra de um país).Vi tambem sobre os blocos regionais, ou seja, associações dos países vizinhos. Então, esse foi a matéria do 1º bimestre de Geografia.
No 1º capítulo relembramos como ler e interpretar mapas,construir diferentes tipos de gráfico(Barras , Circular e Linear.)Aprendemos também as fronteiras do Brasil e a Calcular escalas. Já no 2º capítulo vimos informações sobre o Crescimento Natural,Mortalidade e Expectativa de vida na população,Comparamos o Crescimento da população brasileira em diversas épocas,Aprendemos mais sobre Piramides etárias e a caracterizar diferentes tipos de migração. No 3 º capítulo Aprendemos o que é PIB,PNB,renda per capita e IDH . Enfim No 4º capítulo Vimos como são as relações do Brasil com os demais países do Mundo,A conceituar a balança comercial e Também vimos os Blocos Regionais.
Luíza Guimarães de Albuquerque - nº:31/Turma:7º ano b
1º cap. :Lembramos como ler e interpretar mapas,que é possível através da observação da escala,título,legenda,fonte,símbolos entre outros.Também a interpretar e construir diferentes tipos de gráfico,ex:circular,linear.barras.Conhecemos um pouco mais das fronteiras do Brasil,e que ele faz fronteira com quase todos os países da América do Sul com exceção do Chile e Equador.E relembramos como calcular escalas ,gráficas e numéricas. 2º cap. :Estudamos sobre como avaliar um crescimento natural(imigrações e emigrações).Vimos um pouco mais sobre a população brasileira,e sabemos que o Brasil não possui um divisão da população bem distribuída.Aprendemos sobre condições que poderiam influir nos índices de mortalidade e natalidade da população.Utilizamos e interpretamos pirâmides etárias.Estudamos vários tipos de migração,como por exemplo:migrações pendulares,migrações internas ou inter-regionais,êxodo-rural,imigração. 3º cap. :Aprendemos o significado de PIB ( Produto Interno Bruto ) ,PNB ( Produto Nacional Bruto ),renda per capita (divisão do PIB ou PNB pelo número de habitantes) e o IDH(Índice de Desenvolvimento Humano).Estudamos o que é inflação e taxa cambial.Discutimos sobre a distribuição de renda no Brasil,que se destaca negativamente nesse assunto,pois possui uma renda nacional extremamente concentrada nas mãos de uma pequena minoria. 4ºcap. :Conceituamos sobre o que é matéria-prima(substâncias brutas extraídas da natureza,que são transformadas pela ação do ser humano e depois utilizadas na fabricação de produtos) e também o que é balança comercial(relação entre as exportações e as importações de um país).Identificamos os principais blocos regionais,como exemplo a União Européia, e fizemos uma relação do desenvolvimento de um país e os principais produtos exportados.
Cap 1 :Aprendemos ou relembramos como interpretar mapas,com os seus elementos.Também aprendemos a fazer e interpretar 3 tipos de Gráficos: .Gráfico De Barras .Gráfico Linear .Gráfico Circular Relembramos as Fronteiras dos Países da América Do Sul, e a fazer Escalas.
Cap 2 : Aprendemos sobre o Crescimento Natural.Vimos também as condições de vida que poderiam influenciar na taxa de Natalidade e de Mortalidade.Estudamos as piramides etárias.E aprendemos sobre vários tipos de Migrações: .Pendulares .Internas .Êxodo-Rural .Imigração
Cap 3: Aprendemos os significados do PIB,PNB e IDH. Descobrimos o que é inflação e taxa cambial. Estudamos também o mal desempenho do Brasil, em relação à economia.
Cap 4: Falamos sobre matéria-prima e balança comercial.Identificamos os principais blocos regionais,como exemplo a União Européia, e fizemos uma relação do desenvolvimento de um país e os principais produtos exportados.
Cap.1: Neste capítulo estudamos sobre o Brasil em mapas e gráficos. Ele é 5°país mais extenso do mundo, sendo que a Rússia, Canadá, China e Estados Unidos tem maior extensão. O Brasil dentro da América do Sul só não faz fronteira com o Chile e o Equador. Estudamos também sobre três diferentes tipos de gráficos o linear, de barras e o circular. Aprendemos também com ler e interpretar mapas e calcular escalas (numéricas e gráficas). Cap.2: Neste capítulo estudamos o crescimento natural (que é a diferença entre os nascimentos e as mortes, geralmente expressos em porcentagem), os índices de mortalidade e expectativa de vida da população, interpretar pirâmides etárias (que é a distribuição da população de um país ou região em grupos por idade: jovens, adultos e idosos) e a caracterizar diferentes tipos de migrações (imigração: entrada em um país, migrações internas: deslocamentos dentro de um país, migrações pendulares: movimento de ida e volta dos trabalhadores de sua residência até seu local de trabalho, êxodo rural: vultosa saída de pessoas do campo para a cidade, emigração: movimento de saída do lugar de origem e transumância: movimento devido ao clima). Cap.3: Estudamos neste capítulo o PIB (Produto Interno Bruto), o PNB (Produto Nacional Bruto), a renda Per Capital (é o valor da renda nacional ou do PNB dividido pelo n° de habitantes, cujo resultado indica a renda média da população de um país ou região), a distribuição de renda no Brasil (que é muito desigual) e os fatores que dificultam o crescimento econômico no Brasil. Cap.4: Por fim estudamos a matéria-prima (substâncias brutas extraídas da natureza), a balança comercial (relação entre as exportações e as importações de um país), os principais blocos regionais (principal União Europeia), o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados (automóveis, motores, peças, tratores, bebidas, cigarros, café, calçados, açúcar, aparelhos de telefonia e óleos).
No capítulo 1 relembramos a ler e interpretar mapas e ver seus elementos principais, também aprendemos os tipos de gráficos (linear, circular, barras), os paises que fazem e não fazem fronteiras com o Brasil(Chile e Equador) e como se calcula uma escala gráfica. No capítulo 2 aprendemos sobre o crescimento natural, vimos o que pode inflenciar na taxa de mortalidade e de natalidade, como ler a pirâmide etária e sobre os diferentes tipos de migrações(pendulares, rural-urbana, internas e imigração). No capítulo 3 aprendemos o significado de PIB, PNB e renda per capita, quais são os fatores que prejudicam o crescimento econômico do Brasil e também aprendemos o que é inflação e taxa cambial. No capítulo 4 aprendemos sobre matéria-prima, os principais produtos exportados e a identificar os principais blocos regiolnais(União Europeia) e também aprendemos o significado de balança comercial.
Nome: Amanda Martins Figueiredo de Almeida – n º 5 – Turma: 7º ano C Capítulo 1: Neste capítulo, aprendemos a ler, interpretar e construir mapas através da escala, cores, fonte, titulo, legenda etc. Aprendemos também a interpretar e construir diferentes tipos de gráfico que é um desenho geométrico preciso, elaborado com base em informações quantitativas sobre uma determinada realidade, exemplos: circular, linear, barras. Conhecemos um pouco mais das fronteiras do Brasil,e que ele faz fronteira com quase todos os países da América do Sul com exceção do Chile e Equador.E reaprendemos como calcular escalas gráficas e numéricas. Capítulo 2: Estudamos sobre população brasileira, o Brasil possui uma divisão de população bastante irregular, aprendemos o significado de densidade demográfica que é o índice da população por km². Aprendemos também os motivos que levam a queda ou crescimento de uma população que são: imigração, emigração e crescimento vegetativo (diferença no numero de óbitos e nascimentos). Utilizamos a pirâmide etária que é dividida em idade e sexo. E também os tipos de migrações que são: imigração: que é a movimentação de pessoas de seu país de origem para outro, migração interna: ocorre quando a pessoa desloca dentro de país, pendulares: deslocamento diário da residência para o trabalho e rural-urbano/êxodo rural que é do campo para a cidade .Aprendemos o que influencia nos índices de mortalidade e natalidade. Capítulo 3: Estudamos os significado de PIB (produto interno bruto),PNB(produto nacional bruto) e renda per capita(calculo da divisão do PNB com o numero de habitantes de uma região)e IDH(índice de desenvolvimento humano). Conceituar inflação como crescimento econômico no valor de terminado produto, e o significado de taxa cambial que é o preço de uma moeda estrangeira, medido em unidades ou frações da moeda nacional. Capítulo 4: conceituamos matéria-prima são substâncias brutas extraídas da natureza, que são transformadas pela ação do ser humano e depois utilizadas na fabricação de produtos. Relacionamos o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados, conceituamos também balança comercial que é a relação entre as exportações e as importações e blocos regionais que são as associações econômicas entre países vizinhos.
Para ler e interpretar mapas, devemos olhar a escala, legenda, fonte, símbolo, rosa dos ventos, fonte. Alguns tipos de mapas são: político, físico, demográfico, e econômico. Os gráficos fornecem informações a respeito de diversos aspectos da Geografia. Seus tipos são: de barras, circular (também conhecido como “de pizza”) e de linhas. O Brasil possui um território muito extenso, no qual só o Equador e Chile não fazem fronteira com ele na América do Sul. Aprendemos também a calcular escalas, que podem ser gráficas ou numéricas. Aprendemos a conceituar o crescimento natural que são: emigrações e imigrações. O índice de mortalidade caiu devido ao uso de medicamentos, a melhores condições de higiene e avanço da medicina. No Brasil, o crescimento de 2,35% (1940 - 1950) foi para 1,17% (2000 – 2010). A pirâmide etária é um tipo de gráfico que representa as idades de uma região específica. Alguns tipos de migração são: a imigração, as migrações internas, a migração rural-urbana e as migrações pendulares. O PNB é a soma de toda produção anual de um país, tanto de bens como de serviços. O PIB é somente á produção interna, dentro do território do país ou não A renda per capta é o valor da renda nacional. No Brasil a distribuição social da renda esta em uma situação ruim. O principal fator que dificulta isso é que 15 milhões de pessoas vivem com menos de um dólar por dia. A matéria-prima são substâncias brutas extraídas da natureza. Aprendemos a relacionar o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados e a conceituar balança comercial que é a relação entre as exportações e as importações de um país. E, por fim, a identificar os principais blocos regionais como: a União Européia e a rota do Atlântico. Isso tudo aprendemos no 1º bimestre, no qual foi muito importante para mim. Maria Rita Simões Quintão/7º ano B/nº 32
Júlia Paulini Amorim Dias/7°B/n°25 Nesse 1° bimestre, pude descobrir coisas novas sobre o Brasil, sua expansão, suas fronteiras internacionais, o crescimento populacional e suas causas a distribuição da população e da renda,produtos importados e exportados e sua importância nessa área. Mas para isso precisamos aprender a intepletar mapas e gráficos,saber quais seus elementos principais (legenda, símbolos, rosa dos ventos) e calcular a partir da escala o tamanho real (aproximado), de países, estados, cidades, regiões e etc.
Trabalho de Geografia- 7ºano D - Lorena Neves Barroca Werneck Nº 17 Cap. 1- O Brasil em mapas e gráficos Neste capítulo aprendemos a ler e interpretar mapas. Ler, interpretar e construir diferentes tipos de gráficos. Situar as fronteiras internacionais do Brasil e calcular escalas. Cap. 2- A população brasileira Neste capítulo vimos o conceito de crescimento natural e urbanização. Refletimos sobre as condições que influem nos índices de mortalidade e na expectativa de vida da população. Comparamos o crescimento da população brasileira em diferentes épocas. Interpretamos pirâmides etárias e caracterizamos diferentes tipos de migração. Cap.3- Desenvolvimento econômico e social. Neste capítulo aprendemos o conceito de PIB, PNB e renda per capita. Vimos diversas críticas de renda no Brasil, vimos também o conceito de inflação e taxa cambial, e identificamos os fatores que dificultam o crescimento econômico no Brasil. Cap.4- Comércio exterior Aprendemos o conceito de matéria-prima, vimos a relação do desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados. Vimos o conceito de balança comercial e identificamos os principais blocos regionais.
No capítulo 1,estudamos sobre o Brasil.Ele é um dos países mais extensos do mundo.Entre todos os países do globo apenas Rússia,Canadá,China e Estados Unidos possuem uma extensão territorial maior do que o Brasil.Estudamos também,gráficos de barras,circular e linear e aprendemos calcular escala gráfica. No capítulo 2,aprendemos sobre a população do país,crescimento demográfico de imigrantes e emigrantes e o chamado crescimento natural ou vegetativo,que é a diferença entre os nascimento e os óbitos.Mostra também a estrutura da população por idade e sexo e a divisão da estrutura etária entre trés faixas:Jovens,Adultos e Idosos. capitulo 3 estudamos desenvolvimento econômico e social,distribuição social de renda.O produto nacional bruto(PNB)corresponde a soma de todas a produção anual de um país,tanto de bens quanto serviços.E quase o mesmo que o PIB. No capitulo 4 aprendemos sobre o comércio exterior,as relações comerciais entre o Brasil e outros pais,matéria-prima,principais tipos de produtos exportados,balança comercial e os principais blocos regionais.
Cap.1- O Brasil em mapas geográficos. Nesse capítulo, aprendi que o território brasileiro pode ser representado com mapas: políticos, demográficos, físicos e econômicos. Que o Brasil tem várias dimensões. Aprendi a elaborar e diferenciar os gráficos em: Lineares, circulares e de barras e por último, aprendi os países da América do sul que fazem e não fazem fronteira com o Brasil.
Cap.2- A população brasileira. Nesse capítulo, aprendi que a população brasileira cresceu e a taxa de mortalidade diminuiu devido aos meios de higienização e saúde. Aprendi que a taxa de natalidade também diminuiu de vido à entrada da mulher no mercado de trabalho. Aprendi também o que é censo ou recenseamento e também o que é uma pirâmide etária.
Cap.3- Desenvolvimento econômico e social. Nesse capítulo, aprendi a diferenciar: PIB, PNB e RENDA PER CAPITA. Aprendi que o Brsil é um país que se posiciona negativamente em relação à distribuição de renda e aprendi também a calcular o IDH de um país ( é só dividir o PIB pelo número de habitantes).
Cap.4- Comércio exterior. Nesse capítulo, aprendi que blocos regionais são regiões que comercializam entre si seus bens comerciais. Aprendi que geralmente os países mais pobres exportam matéria-prima (com exceções de alguns) e os mais ricos, produtos industrializados (novamente com a exceção de alguns) e que o principal destino das exportações do Brasil é a União européia.
No capítulo 1, aprendemos a ler e interpretar mapas, a analisar mapas circulares, de barras e os lineares. Aprendemos também quais são os maiores e mais populosos países mundo. Relembramos como a calcular escalas gráficas e também quais são os países da América do Sul que fazem e os não fazem fronteira com o Brasil. No capítulo 2, aprendemos a interpretar as pirâmides de estrutura da população por idade e sexo e sobre os diferentes tipos de migrações (migrações pendulares, imigrações, migrações internas e a migração rural-urbana ou êxodo rural). Estudamos o crescimento natural os índices de mortalidade e de expectativa de vida. No capítulo 3, aprendemos sobre o PIB (Produto Interno Bruto), o PNB (Produto Nacional Bruto) e sobre o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).Conhecemos sobre a má distribuição de renda no Brasil e também estudamos os fatores que dificultam o desempenho/crescimento econômico do Brasil. No capítulo 4, aprendemos sobre os principais blocos regionais, sobre a balança comercial, os principais produtos exportados e sobre as matérias-primas. Marina Bretas Araújo, 7°Ano D, n°27.
Estudando o capitulo 1 aprendi a ler e interpretar mapas, que é você saber quais as informações que o mapa lhe traz e nessa representação indicar detalhes como as fronteiras, capitais, números, o oceano que banha...Aprendi também que os principais gráficos são de barras, linhas, circular,que eles nos ajudam a visualizar melhor um fenômeno e que para interpretá-los precisa assim com os mapas, identificar através das informações o que ele quer nos mostrar. Para construir qualquer gráfico você necessita ter em mãos os números que irão ser representados para em seguida, dar inicio ao processo de construção do gráfico. O capitulo ensinava também a calcular as escalas, que se trata da multiplicação da diferença em centímetros de um local ao outro, com o valor equivalente a cada centímetro do mapa representado na mesma. No segundo capitulo mostrava que a diferença entre o números de nascimentos e óbitos ( crescimento natural) do Brasil esta diminuindo em relação as outras épocas 1991-2010, pois as mulheres entraram no mercado de trabalho,anticoncepcionais estão sendo usados e pelo alto custo de vida.Pelo outro lado, a medicina avançou impedindo a morte de pessoas por doenças simples, aumentando a expectativa de vida em paises que isso ocorre. As pirâmides etárias mostram justamente a quantidade de mulheres e homens nas três faixas etárias:juventude, adulto e terceira idade a cada dez anos. Procurando uma vida melhor as pessoas fazem acontecer a urbanização quando a população rural é menor do que a da cidade.Os tipos de migrações comuns no Brasil são: êxodo rural(mudança do campo para cidade)pendulares, inter-regionais e a imigraçao O capitulo 3 nos mostra que PIB é o Produto Interno Bruto,ou seja, a renda dos produtos internos e o PNB é o Produto Nacional Bruto, que é o resultado dos produtos de todo o pais.E que renda per capita é a renda de cada pessoa.Analisando essa renda, podemos observar que a distribuição é desigual, pois a renda esta concentrada em uma minoria, o que é um fator que dificulta o crescimento do Brasil economicamente, alem da baixa escolaridade e a ruim qualidade de ensino Ele nos ensinou também que taxa cambial e o valor da moeda estrangeira, que a inflação e quando o preço dos produtos aumentam O ultimo capitulo nos ensina que matéria-prima são as substancias brutas que são tiradas da natureza e usados nas confecções de produtos.Os principais blocos regionais são da União Européia, Nafta e o Mercosul.A balança comercial e a relação entre as exportações e importações de um pais e que um pais se desenvolve e cresce através de seus produtos exportados, pois quanto mais a economia dele é dinâmica, mais desenvolvido ele é.Os paises desenvolvidos costumam exportar produtos industrializados, enquanto os subdesenvolvidos exportam matérias-primas.Mas isso ocorre exceções.
No primeiro capítulo aprendemos a ler e interpretar os diferentes tipos de mapas (mapas políticos, físicos, demográficos...), a situar as fronteiras Internacionais do Brasil (como por exemplo, aprendemos que de todos os países da America do Sul apenas o Chile e o Equador não fazem fronteira com o Brasil.), a calcular escalas (existem dois tipos de escalas: gráfica e numérica. Elas são usadas para calcular qual a distancia (em km) (Entre dois pontos do mapa) e a ler, interpretar e construir diferentes tipos de gráfico (gráfica é uma forma geométrica de representar informações numéricas ou quantativas, existem vários tipos de gráficos entre eles os estudados foram o gráfico de barras, gráfico circular e gráfico de linhas)
No segundo capítulo aprendemos que a população aumenta ou diminui principalmente devido a dois processos: A Emigração e a imigração aprenderam também a compara o crescimento da população Brasileira em diferentes épocas, a interpretar pirâmides etárias (as pirâmides etárias são um tipo de gráfico onde representa a quantidade de pessoas com determinada idade e é separada pelo sexo) e a caracterizar os diferentes tipos de migração: Imigração- migrações internas- êxodo rural- migração pendulares
No terceiro capítulo aprendemos a conceituas PIB e PNB e renda per capita, criticar a distribuição de renda do Brasil (O Brasil é um país que se destaca negativamente, pois possui uma renda nacional concentrada nas mãos de uma pequena minoria e também aprendemos a identificar os fatores que dificultam o crescimento econômico do Brasil.
No quarto capítulo aprendemos a conceituar a matéria-prima, principais blocos regionais, sobre a balança comercial e sobre os principais produtos exportados
No 1º Bimestre aprendemos que: 1º Cap : Aprendemos que para ler e interpretar mapas, devemos olhar a escala, legenda, fonte, símbolo, rosa dos ventos, fonte. Alguns tipos de mapas são: político, físico, demográfico, e econômico. Os gráficos fornecem informações a respeito de diversos aspectos da Geografia. Seus tipos são: de barras, circular (também conhecido como “de pizza”) e de linhas. O Brasil possui um território muito extenso, no qual só o Equador e Chile não fazem fronteira com ele na América do Sul. Aprendemos também a calcular escalas, que podem ser gráficas ou numéricas. 2º Cap : Estudamos sobre população brasileira, o Brasil possui uma divisão de população bastante irregular, aprendemos o significado de densidade demográfica que é o índice da população por km². Aprendemos também os motivos que levam a queda ou crescimento de uma população que são: imigração, emigração e crescimento vegetativo (diferença no numero de óbitos e nascimentos). Utilizamos a pirâmide etária que é dividida em idade e sexo. E também os tipos de migrações que são: imigração: que é a movimentação de pessoas de seu país de origem para outro, migração interna: ocorre quando a pessoa desloca dentro de país, pendulares: deslocamento diário da residência para o trabalho e rural-urbano/êxodo rural que é do campo para a cidade .Aprendemos o que influencia nos índices de mortalidade e natalidade. 3º Cap. :Aprendemos o significado de PIB ( Produto Interno Bruto ) ,PNB ( Produto Nacional Bruto ),renda per capita (divisão do PIB ou PNB pelo número de habitantes) e o IDH(Índice de Desenvolvimento Humano).Estudamos o que é inflação e taxa cambial.Discutimos sobre a distribuição de renda no Brasil,que se destaca negativamente nesse assunto,pois possui uma renda nacional extremamente concentrada nas mãos de uma pequena minoria. Cap.4: Por fim estudamos a matéria-prima (substâncias brutas extraídas da natureza), a balança comercial (relação entre as exportações e as importações de um país), os principais blocos regionais (principal União Europeia), o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados (automóveis, motores, peças, tratores, bebidas, cigarros, café, calçados, açúcar, aparelhos de telefonia e óleos). Isabella Dias Dorigatti 7º Ano B Nº:18
Olá Alessandra, acabei de chegar de viajem. Não deu para postar antes, porque eu viajei na sexta mesmo após a aula. Por isso, vim aqui pra dizer e fazer a tarefa pedida. No decorrer do primeiro bimestre, estudamos diversos capítulos diferentes. No 1º capitulo aprendemos a ler e interpretar mapas, revisamos o conteúdo de graficos, assim como aprendemos a lê-los, interpretá-los e até mesmo construí-los . Situamos as fronteiras internacionas do Brasil e conseguimos saber que o Chile e o Equador são os unicos paises da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil. Aprendemos também a calcular escalas . No 2º capítulo conceituamos crescimento natural, aprendemos a refletir sobre as condições que influem nos índices de mortalidade e na expectativa de vida da população. Comparamos o crescimento da população brasileira em diferentes épocas... Conseguimos interpretar pirâmides étarias, e caracterizamos diversos tipos de migração. No 3º capítulo conceituamos PIB , PNB e renda per capita. Criticamos a distribuição de renda no Brasil e identificamos os fatores que dificultam o crescimento economico no nosso pais. No 4º capítulo conceituamos matéria prima. Relacionamos o desenvolvimento de um pa[is e os principais produtos exportados. Aprendemos sobre a balana comenrcial, e identificamos os principais blocos regionais. Enfim, nesse bimestre aprendemos diversos assuntos diferentes que contribuíram para a nossa melhor aprendizagem. Luísa Fernandes - nº 21 - 7º ano D
Neste bimestre aprendemos sobre vários assuntos. Como calcular escalas, relembramos também quais são os tipos de gráficos (Circular, Barras, Linear),aprendemos também que o Brasil faz fronteira com quase todos os países da América do Sul, menos com Chile e Equador.No 2° Capítulo, aprendemos a interpretar a Pirâmide Etária, Comparamos várias vezes o crescimento da população brasileira, aprendemos também a conceituar a urbanização, descobrimos quais são os principais imigrantes do Brasil (Portugueses, Italianos, Espanhóis, Japoneses, Alemães, Eslavos, Síro-Libaneses).No 3° Capítulo aprendemos oque é Pib( Produto Interno Bruto), IDH (índice de Desenvolvimento Humano) e Renda Per Capita, Identificamos os fatores que dificultam o crescimento econômico do Brasil, aprendemos também a Conceituar Inflação e Taxa Cambial.No 4° Capítulo, Conceituamos matéria-prima, relacionamos o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados, Conceituamos balança comercial e identificamos os principais blocos regionais.
ResponderExcluirGuilherme Henrique S. N ° 14 7° Ano: B
Valeu Guilherme!
ExcluirCapítulo 1:O Brasil em mapas e gráficos:
ResponderExcluirNeste capítulo, tivemos a oportunidade de: ler, interpretar e construir mapas, situar as fronteiras internacionais do Brasil e calcular escalas.
Aprendemos que a maioria dos países da América do Sul fazem fronteira com o Brasil, sendo que dois não fazem, que são:Chile e Equador.Observamos o Brasil nos mapas e gráficos e ainda conceituamos o que é escala(é um elemento do mapa que é utilizado para calcular distâncias em linha reta).
Capítulo 2:A população brasileira:
No capítulo 2, conceituamos o que é crescimento natural, refletimos sobre as condições que influem nos índices de mortalidade e na expectativa de vida da população, comparamos o crescimento da população brasileira em diferentes épocas, interpretamos pirâmides etárias, conceituamos também a urbanização e caracterizamos diferentes tipos de migração.
*Crescimento natural é:é a diferença entre os nascimentos e as mortes, ou seja, entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.
*Pirâmides etárias são:gráficos que representam a estrutura da população por idade e sexo.
*Urbanização:Conjunto de técnicas e obras que permitem dotar uma cidade de infra-estrutura(saneamento,água, eletricidade...).
Migrações são o deslocamento da população no espaço.No Brasil existem 4(quatro) diferentes tipos de migração:
Imigração, migrações internas(ou inter-regionais), migração rural-urbana(ou êxodo rural) e as migrações pendulares.
Capítulo 3:Desenvolvimento econômico e social:
No capítulo 3, conceituamos PIB, PNB e renda per capita, criticamos a distribuição de renda no Brasil, conceituamos inflação e taxa cambial e identificamos os fatores que dificultam o crescimento econômico do Brasil.
*PIB:Produto Interno Bruto,se refere somente à produção interna...
*PNB:Produto Nacional Bruto, corresponde à soma de toda a produção anual de um país...
*Renda per capita:é o valor do PNB dividido pelo número de habitantes, cujo resultado indica a renda média da população de um país ou de uma região.
*IDH:Índice de Desenvolvimento Humano...
*Inflação: é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período...
*Taxa cambial:é o preço de uma moeda estrangeira, medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional...
Capítulo 4:Comércio exterior:
Neste capítulo, conceituamos matéria-prima,relacionamos o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados, conceituamos também balança comercial e blocos regionais, identificamos os principais blocos regionais.
*Matéria-prima:são substâncias brutas extraídas da natureza, que são transformadas pela ação do ser humano e depois utilizadas na fabricação de produtos.
*Balança comercial:é a relação entre as exportações e as importações de um país.
*Blocos regionais:são as associações econômicas entre países vizinhos...
Conclusão:Nestes 4 capítulos, vimos praticamente tudo sobre o Brasil e conseguimos ter diferentes conclusões sobre cada um...
Bárbara de Medeiros Jahel- N° 8 - 7° ano C.
1°cap :relembramos como interpretar diferente tipos de mapas e legendas,como calcular escalas, interpretar graficos:linear,barras e circular.Relembramos tambem os paises que fazem fronteira com o Brasil,quase todos em execao do Chile e do Equado.Sobre as linhas imaginarias que cortam o brasil(linha do equador e tropico de capricornio,oceanos que banham a america do sul( atlantico e pacifico),calcular distancias entro os pontos extremos.
ResponderExcluir2°cap:Estudamos sobre populacao brasileira(o Brasil possui uma divisao de populacao mal destribuida entre os estados),aprendemos o significado de densidade demografica(indice da populacao por km²).Motivos que levam a queda ou crescimento de uma populacao(imigracao,emigracao e crescimento vegetativo/diferenca no numero de obitos e nascimentos).Utilizamos o piramide etária.E tambem os tipos de migracoes(imigracao,migracao interna,pendulares e rural-urbano/exodo rural).Aprendemos o que influencia nos indeces de mortalidade e natalidade.
3°cap:Estudamos os significado de PIB(produto interno bruto),PNB(produto nacional bruto) e renda per capita(nome dado ao calculo da divisao do PNB com o numero de habitantes de uma regiao)e IDH(indice de desenvolvimento humano). conceituar inflacao como crescimento economico no valor de terminado produto, e o significado de taxa cambial.
4°:Signifaco de blocos regionais (associacao economicas entre paises vizinhos).significado de Exportacao(importacao de materia primas)e importacao(compras de materias primas para o pais). Balacanca comercial,ou seja relacao entre o numero de importacao e exportacao, que tem como consequencia um deficit(importacao>exportacao.) ou superavit(exportacao>importacao).Estudo do Mercosul(bloco regional que inclui o sul do Brasil e outras fronteiras).
Matheus Ferrari Godinho,N°30-7°ano C
Interpretar mapas é muito importante. Podemos fazer isso olhando a legenda, escala, o titulo e outros elementos. Com os mapas podemos achar localidades, sem eles muita gente poderia se perder. Outra coisa muito útil é ler, interpretar e construir gráficos, seja ele de pizza, de barras ou gráfico de linhas ou linear. O gráfico é um desenho (geométrico e preciso), nele contem informações numéricas (ou quantitativas) sobre uma determinada realidade. Vimos também fronteiras brasileiras, e que o nosso país faz divisa com a maior parte dos países da America do Sul. Aprendemos também a calcular escalas gráficas.
ResponderExcluirA população de um país aumenta ou diminui devido às mortes e nascimentos (crescimento natural e vegetativo ) e a entrada e saída de pessoas de uma determinada região. Hoje, apenas o crescimento natural tem uma influencia de grande importância no Brasil, pois desde 1934 não há uma movimentação migratória de alta influencia para o nosso país. A pirâmide etária é um gráfico que nos mostra a população de uma determina região por sexo e idade. Desde 1991 a população brasileira está passando de jovem para madura.
O Produto Nacional Bruto (PNB) corresponde à soma de toda a produção anual de um país. É quase o mesmo que o Produto Interno Bruto (PIB), mas este se refere a produção interna dentro do território do país. A renda per capita ou rendimento per capita é um indicador que ajuda, a saber, o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região (é a soma dos salários de toda a população divididos pelo número de habitantes) e consiste na divisão da renda nacional (Produto Nacional Bruto (PNB) menos os gastos de depreciação do capital e os impostos indiretos) pela sua população. Por vezes o Produto Interno Bruto (PIB) é usado. Para calcular o IDH precisa do PIB per capita.
Os blocos regionais servem para facilitar o comercio entre países vizinhos o mais antigo deles é a União Européia ( na Europa (“isso ta na cara”)), outros deles são o NAFTA ( America do Norte) e MERCOSUL(America do Sul)
Maria Clara Alves Almeida nº 25- 7ºano c
Nome: Yasmin Heggendorn dos Santos n°:39 Turma:C
ResponderExcluirNestes capitulos aprendemos sobre o território, sociedade, economia e comercio exterior (cap. 1). Nestes capitulos está falando sobre os mapas geográficos, a população brasileira, os desenvolvimento economico e social e também sobre o comercio exterior.
1° cap. Sabemos que ler mapas é importante, pois aumenta os nossos conhecimentos sobre geografia.Fazemos isso olhando as escalas, legendas e também o titulo, e sem falar dos gráficos que também são muito importantes.
2° cap.Estudamos sobre a população brasileira e descobrimos que ela cresceu muito nas ultimas decadas.No capitulo também diz sobre a evolução demográfica no brasil,sobre o crescimento vegetativo no brasil de 1940 até 2010,sobre os principais grupos de imigrantes e areas de fixação.,sobre a população urbana e rural.Acho que aprendemos muito nesse capitulo.Você acha?
3° cap.Fala sobre o desenvolvimento economico e social.E também sobre as maiores PIBs do mundo em 2007,maiores rendas PER CAPITA em 2007,distribuição social de renda em alguns países como:Dinamarca, Japão, Suécia, Estados Unidos, Argentina, Mexico, Nigéria e Brasil.
4° cap.Fala sobre o comercio exterior.Sobre relações comerciais internacionais,exportação e importação no Brasil,sobre o Mercosul,sobre a formação de blocos regionais.
Objetivos dos capitulos:
*Ler e interpretar mapas
*Ler, interpretar e construir diferentes tipos de graficos
*Conceituar crescimento natural
*Interpretar pirâmides etárias
*Conceituar inflação e taxa cambial
*conceituar matéria-prima e balança comercial
Alessandra o blog é muito bom, principalmente para tirar minhas duvidas da metéria.
ResponderExcluirNome: Kaleb Vaneli Pinho 7°ano B N°: 27
ResponderExcluirNesse bimestre aprendi a ler e a interpretar mapas, aprendi também que para se calcular escala é preciso ver o que ela está mostrando e multiplicar pela distância entre os dois locais e aprendi que o Brasil é um país grande e faz fronteira com todos os países da América do Sul com a excessão do Chile e do Equador.
Achei muito interessante aprender a interpretar as pirâmides etárias e aprender que quando a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade diminui, a base da pirâmide fica mais estreita e a parte superior da pirâmide fica mais larga como se estivesse ao contrário.
Aprendi que migrações são deslocamentos da população no espaço e no Brasil, são quatro os principais tipos de migração:
*imigração(ato ou efeito de migrar),
*migração interna(mudança de pessoas de um lugar a outro dentro de um país),
*migração êxodo rural(migração que se dá com a transferência de populações rurais para a cidade),
*migração pendular(movimento de deslocamento de pessoas de uma cidade a outra de forma temporal).
Neste bimestre também aprendi que PNB é o produto nacional bruto e PIB é o produto interno bruto,e a diferença é que o PIB refere-se somente a produção interna, dentro do país, e o PNB engloba toda a produção ,com a exclusão dos capitais enviados ao exterior e a inclusão dos capitais recebidos do exterior.Também aprendi sobre inflação, taxa cambial,ONU(organização das nações unidas) e IDH(índice de desenvolvimento humano).
Uma das coisas que aprendi foi que matérias-primas são substâncias brutas extraídas da natureza, aprendi também a relacionar o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados e por último aprendi que balança comercial é a relação entre as exportações e as importações de um país.Quando o valor das exportações é maior que o das importações, dizemos que o país apresenta um superavit.Quando o valor das importações supera o das exportações , o país apresenta um déficit.Também aprendi a identificar os principais blocos regionais.
Neste bimestre estudamos 4 importantes capítulos.O primeiro é “O Brasil em mapas e gráficos” nele aprendi sobre os gráficos: linear, circular e gráfico de barras. Aprendi também interpretar mapas, calcular escalas e os países que fazem fronteira com o Brasil.
ResponderExcluirNo capítulo 2 “A população brasileira” aprendi sobre o crescimento vegetativo e a taxa de natalidade e mortalidade no Brasil. Então entendi porque hoje a taxa de mortalidade diminuiu, foi por causa das melhores condições sanitárias e higiênicas. As migrações internas e externas, êxodo rural, e migrações pendulares. E os principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil, os mais importantes são: portugueses, italianos, espanhóis, japoneses, alemães, eslavos e sírio libaneses.
No capítulo 3 “Desenvolvimento econômico e social” aprendi que o Brasil não desenvolve como deveria, um dos motivos é a baixa escolaridade da população, a baixa qualidade do ensino e a péssima distribuição social de renda que é muito desigual. Poucos tem muito e muitos tem pouco, poucas condições de vida de saúde, alimentação, escola etc.
No capítulo 4 “Comércio exterior” aprendi sobre matéria prima, que são produtos da natureza para transformar em produtos industrializados. O comércio exterior, os produtos que o Brasil importa e exporta. Enfim essa foi a matéria do 1º bimestre.
Thalia Cordeiro Vasconcelos Souza – 7° ano D – nº 35
Luana Almeida Ribeiro - 7º ano A - nº24
ResponderExcluirNo capítulo 1 "O Brasil em mapas e gráficos",aprendi a interpretar mapas olhando o titulo, escala e cores. Aprendi também a construir diferentes tipos de gráficos, os principais são: Gráfico linear, gráfico de barras e gráfico circular. E não posso me esquecer de como calcular escalas medindo a ponta de um lugar ao outro no mapa, observando os centímetros, e multiplicando pela distância em kilometros na escala. Trabalhamos com a escala gráfica.
No capítulo 2 "A população brasileira" aprendi as condições que influem na taxa de mortalidade e na expectativa de vida. Vi que a taxa de mortalidade caiu e a expectativa de vida aumentou com: Mais agentes da saúde formados, mais hospitais, um melhor atendimento, melhores condições de vida, entre outros. Entendi sobre a pirâmide etária que se divide em três faixas: Adultos, jovens e idosos. Aprendi também sobre as migrações, que são: Migrações pendulares, migrações internas, imigração e êxodo-rural.
No capítulo 3 "Desenvolvimento econômico e social" aprendi sobre o PIB (produto interno bruto) e renda per capita.Vi que o padrão de vida no Brasil não é o melhor,pois a muita desigualdade social.A maioria da população brasileira vive abaixo da linha intercional da pobreza.Aprendi sobre o IDH, que é o Índice de desenvolvimento humano,que além da renda ele calcula a saúde, a educação, etc.
No capítulo 4 "Comércio exterior", aprendi sobre a matéria-prima e tudo que está relacionado ao comércio internacional, que vem desde a exportação (o que se vende para um país) e a importação (o que se compra de um país).Vi tambem sobre os blocos regionais, ou seja, associações dos países vizinhos.
Então, esse foi a matéria do 1º bimestre de Geografia.
No 1º capítulo relembramos como ler e interpretar mapas,construir diferentes tipos de gráfico(Barras , Circular e Linear.)Aprendemos também as fronteiras do Brasil e a Calcular escalas.
ResponderExcluirJá no 2º capítulo vimos informações sobre o Crescimento Natural,Mortalidade e Expectativa de vida na população,Comparamos o Crescimento da população brasileira em diversas épocas,Aprendemos mais sobre Piramides etárias e a caracterizar diferentes tipos de migração.
No 3 º capítulo Aprendemos o que é PIB,PNB,renda per capita e IDH .
Enfim No 4º capítulo Vimos como são as relações do Brasil com os demais países do Mundo,A conceituar a balança comercial e Também vimos os Blocos Regionais.
Nuno Souza Alvim 7º Ano C N 31
ExcluirLuíza Guimarães de Albuquerque - nº:31/Turma:7º ano b
ResponderExcluir1º cap. :Lembramos como ler e interpretar mapas,que é possível através da observação da escala,título,legenda,fonte,símbolos entre outros.Também a interpretar e construir diferentes tipos de gráfico,ex:circular,linear.barras.Conhecemos um pouco mais das fronteiras do Brasil,e que ele faz fronteira com quase todos os países da América do Sul com exceção do Chile e Equador.E relembramos como calcular escalas ,gráficas e numéricas.
2º cap. :Estudamos sobre como avaliar um crescimento natural(imigrações e emigrações).Vimos um pouco mais sobre a população brasileira,e sabemos que o Brasil não possui um divisão da população bem distribuída.Aprendemos sobre condições que poderiam influir nos índices de mortalidade e natalidade da população.Utilizamos e interpretamos pirâmides etárias.Estudamos vários tipos de migração,como por exemplo:migrações pendulares,migrações internas ou inter-regionais,êxodo-rural,imigração.
3º cap. :Aprendemos o significado de PIB ( Produto Interno Bruto ) ,PNB ( Produto Nacional Bruto ),renda per capita (divisão do PIB ou PNB pelo número de habitantes) e o IDH(Índice de Desenvolvimento Humano).Estudamos o que é inflação e taxa cambial.Discutimos sobre a distribuição de renda no Brasil,que se destaca negativamente nesse assunto,pois possui uma renda nacional extremamente concentrada nas mãos de uma pequena minoria.
4ºcap. :Conceituamos sobre o que é matéria-prima(substâncias brutas extraídas da natureza,que são transformadas pela ação do ser humano e depois utilizadas na fabricação de produtos) e também o que é balança comercial(relação entre as exportações e as importações de um país).Identificamos os principais blocos regionais,como exemplo a União Européia, e fizemos uma relação do desenvolvimento de um país e os principais produtos exportados.
Cap 1 :Aprendemos ou relembramos como interpretar mapas,com os seus elementos.Também aprendemos a fazer e interpretar 3 tipos de Gráficos:
ResponderExcluir.Gráfico De Barras
.Gráfico Linear
.Gráfico Circular
Relembramos as Fronteiras dos Países da América Do Sul, e a fazer Escalas.
Cap 2 : Aprendemos sobre o Crescimento Natural.Vimos também as condições de vida que poderiam influenciar na taxa de Natalidade e de Mortalidade.Estudamos as piramides etárias.E aprendemos sobre vários tipos de Migrações:
.Pendulares
.Internas
.Êxodo-Rural
.Imigração
Cap 3: Aprendemos os significados do PIB,PNB e IDH. Descobrimos o que é inflação e taxa cambial. Estudamos também o mal desempenho do Brasil, em relação à economia.
Cap 4: Falamos sobre matéria-prima e balança comercial.Identificamos os principais blocos regionais,como exemplo a União Européia, e fizemos uma relação do desenvolvimento de um país e os principais produtos exportados.
Caio Guedes 7ºB nº 6
Cap.1: Neste capítulo estudamos sobre o Brasil em mapas e gráficos. Ele é 5°país mais extenso do mundo, sendo que a Rússia, Canadá, China e Estados Unidos tem maior extensão. O Brasil dentro da América do Sul só não faz fronteira com o Chile e o Equador. Estudamos também sobre três diferentes tipos de gráficos o linear, de barras e o circular. Aprendemos também com ler e interpretar mapas e calcular escalas (numéricas e gráficas).
ResponderExcluirCap.2: Neste capítulo estudamos o crescimento natural (que é a diferença entre os nascimentos e as mortes, geralmente expressos em porcentagem), os índices de mortalidade e expectativa de vida da população, interpretar pirâmides etárias (que é a distribuição da população de um país ou região em grupos por idade: jovens, adultos e idosos) e a caracterizar diferentes tipos de migrações (imigração: entrada em um país, migrações internas: deslocamentos dentro de um país, migrações pendulares: movimento de ida e volta dos trabalhadores de sua residência até seu local de trabalho, êxodo rural: vultosa saída de pessoas do campo para a cidade, emigração: movimento de saída do lugar de origem e transumância: movimento devido ao clima).
Cap.3: Estudamos neste capítulo o PIB (Produto Interno Bruto), o PNB (Produto Nacional Bruto), a renda Per Capital (é o valor da renda nacional ou do PNB dividido pelo n° de habitantes, cujo resultado indica a renda média da população de um país ou região), a distribuição de renda no Brasil (que é muito desigual) e os fatores que dificultam o crescimento econômico no Brasil.
Cap.4: Por fim estudamos a matéria-prima (substâncias brutas extraídas da natureza), a balança comercial (relação entre as exportações e as importações de um país), os principais blocos regionais (principal União Europeia), o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados (automóveis, motores, peças, tratores, bebidas, cigarros, café, calçados, açúcar, aparelhos de telefonia e óleos).
Marcela Dias, 7°Ano D, n°23
No capítulo 1 relembramos a ler e interpretar mapas e ver seus elementos principais, também aprendemos os tipos de gráficos (linear, circular, barras), os paises que fazem e não fazem fronteiras com o Brasil(Chile e Equador) e como se calcula uma escala gráfica. No capítulo 2 aprendemos sobre o crescimento natural, vimos o que pode inflenciar na taxa de mortalidade e de natalidade, como ler a pirâmide etária e sobre os diferentes tipos de migrações(pendulares, rural-urbana, internas e imigração). No capítulo 3 aprendemos o significado de PIB, PNB e renda per capita, quais são os fatores que prejudicam o crescimento econômico do Brasil e também aprendemos o que é inflação e taxa cambial. No capítulo 4 aprendemos sobre matéria-prima, os principais produtos exportados e a identificar os principais blocos regiolnais(União Europeia) e também aprendemos o significado de balança comercial.
ResponderExcluirMateus Dias Martins-7°Ano C-n°29
Nome: Amanda Martins Figueiredo de Almeida – n º 5 – Turma: 7º ano C
ResponderExcluirCapítulo 1: Neste capítulo, aprendemos a ler, interpretar e construir mapas através da escala, cores, fonte, titulo, legenda etc. Aprendemos também a interpretar e construir diferentes tipos de gráfico que é um desenho geométrico preciso, elaborado com base em informações quantitativas sobre uma determinada realidade, exemplos: circular, linear, barras. Conhecemos um pouco mais das fronteiras do Brasil,e que ele faz fronteira com quase todos os países da América do Sul com exceção do Chile e Equador.E reaprendemos como calcular escalas gráficas e numéricas.
Capítulo 2: Estudamos sobre população brasileira, o Brasil possui uma divisão de população bastante irregular, aprendemos o significado de densidade demográfica que é o índice da população por km². Aprendemos também os motivos que levam a queda ou crescimento de uma população que são: imigração, emigração e crescimento vegetativo (diferença no numero de óbitos e nascimentos). Utilizamos a pirâmide etária que é dividida em idade e sexo. E também os tipos de migrações que são: imigração: que é a movimentação de pessoas de seu país de origem para outro, migração interna: ocorre quando a pessoa desloca dentro de país, pendulares: deslocamento diário da residência para o trabalho e rural-urbano/êxodo rural que é do campo para a cidade .Aprendemos o que influencia nos índices de mortalidade e natalidade.
Capítulo 3: Estudamos os significado de PIB (produto interno bruto),PNB(produto nacional bruto) e renda per capita(calculo da divisão do PNB com o numero de habitantes de uma região)e IDH(índice de desenvolvimento humano). Conceituar inflação como crescimento econômico no valor de terminado produto, e o significado de taxa cambial que é o preço de uma moeda estrangeira, medido em unidades ou frações da moeda nacional.
Capítulo 4: conceituamos matéria-prima são substâncias brutas extraídas da natureza, que são transformadas pela ação do ser humano e depois utilizadas na fabricação de produtos. Relacionamos o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados, conceituamos também balança comercial que é a relação entre as exportações e as importações e blocos regionais que são as associações econômicas entre países vizinhos.
Para ler e interpretar mapas, devemos olhar a escala, legenda, fonte, símbolo, rosa dos ventos, fonte. Alguns tipos de mapas são: político, físico, demográfico, e econômico. Os gráficos fornecem informações a respeito de diversos aspectos da Geografia. Seus tipos são: de barras, circular (também conhecido como “de pizza”) e de linhas. O Brasil possui um território muito extenso, no qual só o Equador e Chile não fazem fronteira com ele na América do Sul. Aprendemos também a calcular escalas, que podem ser gráficas ou numéricas.
ResponderExcluirAprendemos a conceituar o crescimento natural que são: emigrações e imigrações. O índice de mortalidade caiu devido ao uso de medicamentos, a melhores condições de higiene e avanço da medicina. No Brasil, o crescimento de 2,35% (1940 - 1950) foi para 1,17% (2000 – 2010). A pirâmide etária é um tipo de gráfico que representa as idades de uma região específica. Alguns tipos de migração são: a imigração, as migrações internas, a migração rural-urbana e as migrações pendulares.
O PNB é a soma de toda produção anual de um país, tanto de bens como de serviços. O PIB é somente á produção interna, dentro do território do país ou não A renda per capta é o valor da renda nacional. No Brasil a distribuição social da renda esta em uma situação ruim. O principal fator que dificulta isso é que 15 milhões de pessoas vivem com menos de um dólar por dia.
A matéria-prima são substâncias brutas extraídas da natureza. Aprendemos a relacionar o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados e a conceituar balança comercial que é a relação entre as exportações e as importações de um país. E, por fim, a identificar os principais blocos regionais como: a União Européia e a rota do Atlântico.
Isso tudo aprendemos no 1º bimestre, no qual foi muito importante para mim.
Maria Rita Simões Quintão/7º ano B/nº 32
Júlia Paulini Amorim Dias/7°B/n°25
ResponderExcluirNesse 1° bimestre, pude descobrir coisas novas sobre o Brasil, sua expansão, suas fronteiras internacionais, o crescimento populacional e suas causas a distribuição da população e da renda,produtos importados e exportados e sua importância nessa área. Mas para isso precisamos aprender a intepletar mapas e gráficos,saber quais seus elementos principais (legenda, símbolos, rosa dos ventos) e calcular a partir da escala o tamanho real (aproximado), de países, estados, cidades, regiões e etc.
Trabalho de Geografia- 7ºano D - Lorena Neves Barroca Werneck Nº 17
ResponderExcluirCap. 1- O Brasil em mapas e gráficos
Neste capítulo aprendemos a ler e interpretar mapas. Ler, interpretar e construir diferentes tipos de gráficos. Situar as fronteiras internacionais do Brasil e calcular escalas.
Cap. 2- A população brasileira
Neste capítulo vimos o conceito de crescimento natural e urbanização. Refletimos sobre as condições que influem nos índices de mortalidade e na expectativa de vida da população. Comparamos o crescimento da população brasileira em diferentes épocas. Interpretamos pirâmides etárias e caracterizamos diferentes tipos de migração.
Cap.3- Desenvolvimento econômico e social.
Neste capítulo aprendemos o conceito de PIB, PNB e renda per capita. Vimos diversas críticas de renda no Brasil, vimos também o conceito de inflação e taxa cambial, e identificamos os fatores que dificultam o crescimento econômico no Brasil.
Cap.4- Comércio exterior
Aprendemos o conceito de matéria-prima, vimos a relação do desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados. Vimos o conceito de balança comercial e identificamos os principais blocos regionais.
No capítulo 1,estudamos sobre o Brasil.Ele é um dos países mais extensos do mundo.Entre todos os países do globo apenas Rússia,Canadá,China e Estados Unidos possuem uma extensão territorial maior do que o Brasil.Estudamos também,gráficos de barras,circular e linear e aprendemos calcular escala gráfica.
ResponderExcluirNo capítulo 2,aprendemos sobre a população do país,crescimento demográfico de imigrantes e emigrantes e o chamado crescimento natural ou vegetativo,que é a diferença entre os nascimento e os óbitos.Mostra também a estrutura da população por idade e sexo e a divisão da estrutura etária entre trés faixas:Jovens,Adultos e Idosos.
capitulo 3 estudamos desenvolvimento econômico e social,distribuição social de renda.O produto nacional bruto(PNB)corresponde a soma de todas a produção anual de um país,tanto de bens quanto serviços.E quase o mesmo que o PIB.
No capitulo 4 aprendemos sobre o comércio exterior,as relações comerciais entre o Brasil e outros pais,matéria-prima,principais tipos de produtos exportados,balança comercial e os principais blocos regionais.
Valdir de Oliveira 7ºC - Nº36
Cap.1- O Brasil em mapas geográficos.
ExcluirNesse capítulo, aprendi que o território brasileiro pode ser representado com mapas: políticos, demográficos, físicos e econômicos. Que o Brasil tem várias dimensões. Aprendi a elaborar e diferenciar os gráficos em: Lineares, circulares e de barras e por último, aprendi os países da América do sul que fazem e não fazem fronteira com o Brasil.
Cap.2- A população brasileira.
Nesse capítulo, aprendi que a população brasileira cresceu e a taxa de mortalidade diminuiu devido aos meios de higienização e saúde. Aprendi que a taxa de natalidade também diminuiu de vido à entrada da mulher no mercado de trabalho. Aprendi também o que é censo ou recenseamento e também o que é uma pirâmide etária.
Cap.3- Desenvolvimento econômico e social.
Nesse capítulo, aprendi a diferenciar: PIB, PNB e RENDA PER CAPITA. Aprendi que o Brsil é um país que se posiciona negativamente em relação à distribuição de renda e aprendi também a calcular o IDH de um país ( é só dividir o PIB pelo número de habitantes).
Cap.4- Comércio exterior.
Nesse capítulo, aprendi que blocos regionais são regiões que comercializam entre si seus bens comerciais. Aprendi que geralmente os países mais pobres exportam matéria-prima (com exceções de alguns) e os mais ricos, produtos industrializados (novamente com a exceção de alguns) e que o principal destino das exportações do Brasil é a União européia.
João Vítor Moreira Fernandes-12 7ºD
No capítulo 1, aprendemos a ler e interpretar mapas, a analisar mapas circulares, de barras e os lineares. Aprendemos também quais são os maiores e mais populosos países mundo. Relembramos como a calcular escalas gráficas e também quais são os países da América do Sul que fazem e os não fazem fronteira com o Brasil.
ResponderExcluirNo capítulo 2, aprendemos a interpretar as pirâmides de estrutura da população por idade e sexo e sobre os diferentes tipos de migrações (migrações pendulares, imigrações, migrações internas e a migração rural-urbana ou êxodo rural). Estudamos o crescimento natural os índices de mortalidade e de expectativa de vida.
No capítulo 3, aprendemos sobre o PIB (Produto Interno Bruto), o PNB (Produto Nacional Bruto) e sobre o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).Conhecemos sobre a má distribuição de renda no Brasil e também estudamos os fatores que dificultam o desempenho/crescimento econômico do Brasil.
No capítulo 4, aprendemos sobre os principais blocos regionais, sobre a balança comercial, os principais produtos exportados e sobre as matérias-primas.
Marina Bretas Araújo, 7°Ano D, n°27.
Estudando o capitulo 1 aprendi a ler e interpretar mapas, que é você saber quais as informações que o mapa lhe traz e nessa representação indicar detalhes como as fronteiras, capitais, números, o oceano que banha...Aprendi também que os principais gráficos são de barras, linhas, circular,que eles nos ajudam a visualizar melhor um fenômeno e que para interpretá-los precisa assim com os mapas, identificar através das informações o que ele quer nos mostrar.
ResponderExcluirPara construir qualquer gráfico você necessita ter em mãos os números que irão ser representados para em seguida, dar inicio ao processo de construção do gráfico.
O capitulo ensinava também a calcular as escalas, que se trata da multiplicação da diferença em centímetros de um local ao outro, com o valor equivalente a cada centímetro do mapa representado na mesma.
No segundo capitulo mostrava que a diferença entre o números de nascimentos e óbitos ( crescimento natural) do Brasil esta diminuindo em relação as outras épocas 1991-2010, pois as mulheres entraram no mercado de trabalho,anticoncepcionais estão sendo usados e pelo alto custo de vida.Pelo outro lado, a medicina avançou impedindo a morte de pessoas por doenças simples, aumentando a expectativa de vida em paises que isso ocorre.
As pirâmides etárias mostram justamente a quantidade de mulheres e homens nas três faixas etárias:juventude, adulto e terceira idade a cada dez anos.
Procurando uma vida melhor as pessoas fazem acontecer a urbanização quando a população rural é menor do que a da cidade.Os tipos de migrações comuns no Brasil são: êxodo rural(mudança do campo para cidade)pendulares, inter-regionais e a imigraçao
O capitulo 3 nos mostra que PIB é o Produto Interno Bruto,ou seja, a renda dos produtos internos e o PNB é o Produto Nacional Bruto, que é o resultado dos produtos de todo o pais.E que renda per capita é a renda de cada pessoa.Analisando essa renda, podemos observar que a distribuição é desigual, pois a renda esta concentrada em uma minoria, o que é um fator que dificulta o crescimento do Brasil economicamente, alem da baixa escolaridade e a ruim qualidade de ensino
Ele nos ensinou também que taxa cambial e o valor da moeda estrangeira, que a inflação e quando o preço dos produtos aumentam
O ultimo capitulo nos ensina que matéria-prima são as substancias brutas que são tiradas da natureza e usados nas confecções de produtos.Os principais blocos regionais são da União Européia, Nafta e o Mercosul.A balança comercial e a relação entre as exportações e importações de um pais e que um pais se desenvolve e cresce através de seus produtos exportados, pois quanto mais a economia dele é dinâmica, mais desenvolvido ele é.Os paises desenvolvidos costumam exportar produtos industrializados, enquanto os subdesenvolvidos exportam matérias-primas.Mas isso ocorre exceções.
CAROLINA MARTINS GOMES nº 7 -7ºANO A
Resumo de Geografia
ResponderExcluirNo primeiro capítulo aprendemos a ler e interpretar os diferentes tipos de mapas (mapas políticos, físicos, demográficos...), a situar as fronteiras Internacionais do Brasil (como por exemplo, aprendemos que de todos os países da America do Sul apenas o Chile e o Equador não fazem fronteira com o Brasil.), a calcular escalas (existem dois tipos de escalas: gráfica e numérica. Elas são usadas para calcular qual a distancia (em km)
(Entre dois pontos do mapa) e a ler, interpretar e construir diferentes tipos de gráfico (gráfica é uma forma geométrica de representar informações numéricas ou quantativas, existem vários tipos de gráficos entre eles os estudados foram o gráfico de barras, gráfico circular e gráfico de linhas)
No segundo capítulo aprendemos que a população aumenta ou diminui principalmente devido a dois processos: A Emigração e a imigração aprenderam também a compara o crescimento da população Brasileira em diferentes épocas, a interpretar pirâmides etárias (as pirâmides etárias são um tipo de gráfico onde representa a quantidade de pessoas com determinada idade e é separada pelo sexo) e a caracterizar os diferentes tipos de migração: Imigração- migrações internas- êxodo rural- migração pendulares
No terceiro capítulo aprendemos a conceituas PIB e PNB e renda per capita, criticar a distribuição de renda do Brasil (O Brasil é um país que se destaca negativamente, pois possui uma renda nacional concentrada nas mãos de uma pequena minoria e também aprendemos a identificar os fatores que dificultam o crescimento econômico do Brasil.
No quarto capítulo aprendemos a conceituar a matéria-prima, principais blocos regionais, sobre a balança comercial e sobre os principais produtos exportados
Lara Alnim n20- 7 ano C
*Lara Alvim
ResponderExcluirNo 1º Bimestre aprendemos que:
ResponderExcluir1º Cap :
Aprendemos que para ler e interpretar mapas, devemos olhar a escala, legenda, fonte, símbolo, rosa dos ventos, fonte. Alguns tipos de mapas são: político, físico, demográfico, e econômico. Os gráficos fornecem informações a respeito de diversos aspectos da Geografia. Seus tipos são: de barras, circular (também conhecido como “de pizza”) e de linhas. O Brasil possui um território muito extenso, no qual só o Equador e Chile não fazem fronteira com ele na América do Sul. Aprendemos também a calcular escalas, que podem ser gráficas ou numéricas.
2º Cap :
Estudamos sobre população brasileira, o Brasil possui uma divisão de população bastante irregular, aprendemos o significado de densidade demográfica que é o índice da população por km². Aprendemos também os motivos que levam a queda ou crescimento de uma população que são: imigração, emigração e crescimento vegetativo (diferença no numero de óbitos e nascimentos). Utilizamos a pirâmide etária que é dividida em idade e sexo. E também os tipos de migrações que são: imigração: que é a movimentação de pessoas de seu país de origem para outro, migração interna: ocorre quando a pessoa desloca dentro de país, pendulares: deslocamento diário da residência para o trabalho e rural-urbano/êxodo rural que é do campo para a cidade .Aprendemos o que influencia nos índices de mortalidade e natalidade.
3º Cap. :Aprendemos o significado de PIB ( Produto Interno Bruto ) ,PNB ( Produto Nacional Bruto ),renda per capita (divisão do PIB ou PNB pelo número de habitantes) e o IDH(Índice de Desenvolvimento Humano).Estudamos o que é inflação e taxa cambial.Discutimos sobre a distribuição de renda no Brasil,que se destaca negativamente nesse assunto,pois possui uma renda nacional extremamente concentrada nas mãos de uma pequena minoria.
Cap.4:
Por fim estudamos a matéria-prima (substâncias brutas extraídas da natureza), a balança comercial (relação entre as exportações e as importações de um país), os principais blocos regionais (principal União Europeia), o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados (automóveis, motores, peças, tratores, bebidas, cigarros, café, calçados, açúcar, aparelhos de telefonia e óleos).
Isabella Dias Dorigatti 7º Ano B Nº:18
Olá Alessandra, acabei de chegar de viajem. Não deu para postar antes, porque eu viajei na sexta mesmo após a aula. Por isso, vim aqui pra dizer e fazer a tarefa pedida.
ResponderExcluirNo decorrer do primeiro bimestre, estudamos diversos capítulos diferentes. No 1º capitulo aprendemos a ler e interpretar mapas, revisamos o conteúdo de graficos, assim como aprendemos a lê-los, interpretá-los e até mesmo construí-los . Situamos as fronteiras internacionas do Brasil e conseguimos saber que o Chile e o Equador são os unicos paises da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil. Aprendemos também a calcular escalas . No 2º capítulo conceituamos crescimento natural, aprendemos a refletir sobre as condições que influem nos índices de mortalidade e na expectativa de vida da população. Comparamos o crescimento da população brasileira em diferentes épocas... Conseguimos interpretar pirâmides étarias, e caracterizamos diversos tipos de migração. No 3º capítulo conceituamos PIB , PNB e renda per capita. Criticamos a distribuição de renda no Brasil e identificamos os fatores que dificultam o crescimento economico no nosso pais. No 4º capítulo conceituamos matéria prima. Relacionamos o desenvolvimento de um pa[is e os principais produtos exportados. Aprendemos sobre a balana comenrcial, e identificamos os principais blocos regionais. Enfim, nesse bimestre aprendemos diversos assuntos diferentes que contribuíram para a nossa melhor aprendizagem.
Luísa Fernandes - nº 21 - 7º ano D
Alessandra todo esse capitulo foi a melhor materia que eu ja estudei ela é muito gostosa de se aprender !!! ameii
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