quarta-feira, 6 de julho de 2011

NORDESTE DO BRASIL

A Região Nordeste é uma região que apresenta uma variedade climática e de vegetação que a diferencia das outras regiões brasileiras.
É formada por nove estados:

A diversidade desses elementos naturais resultou na delimitação de quatro sub-regiões no espaço nordestino:

A ZONA DA MATA é a sub-região situada no litoral do Nordeste. Ela engloba a faixa litorânea do Rio Grande do Norte até o Sul da Bahia.
Ela possui duas características importantes: maior concentração populacional, ou seja, maior densidade demográfica e maior concentração industrial. Essa sub-região é conhecida como Recôncavo Baiano.
O AGRESTE é caracterizada como uma área de transição, é uma faixa de transição que apresenta características da ZONA DA MATA e do SERTÃO.
O acidente geográfico que delimita a região do Agreste é o Planalto da Borborema. Na parte mais superior do Planalto da Borborema encontra-se as principais cidades do Agreste.
O SERTÃO é a sub-região maior em área de todo o Nordeste e ao mesmo tempo a que apresenta os maiores vazios demográficos.
Isso ocorre principalmente devido a fatores naturais como a seca, e fatores socioeconômicos, como por exemplo, a concentração fundiária, as baixas oportunidades do indivíduo nessa sub-região.
O MEIO - NORTE é também uma região de transição, porém uma faixa de transição do Sertão e da Região Norte. Nela podemos encontrar a Carnaúba e o Babaçu que são consideradas " Árvores da vida" , por serem muito importantes na economia da sub-região.
O Planalto da Borborema, localizado no Agreste funciona como bloqueio aos ventos do leste, quentes e úmidos. Impede que as massas de ar quente e úmidas avancem do oceano Atlântico para o interior nordestino dificultando a ocorrência de chuvas no Sertão.
Quando ocorrem períodos prolongados de estiagem, a maior parte da população sertaneja enfrenta muitas dificuldades por causa da falta de água.
Com o objetivo de facilitar ações para combater as secas e amenizar seus efeitos sobre a população sertaneja o governo federal delimitou o chamado Polígono das Secas.
O Polígono das secas abrange o Sertão nordestino e parte de Minas Gerais, também atingido pelas estiagens.
A escassez de chuvas prejudica mais os pequenos proprietários, que constituem a maioria dos produtores rurais.
Os grandes proprietários utilizam o sistema de irrigação, abastecidos com água de poços e açudes construídos dentro de suas propriedades, muitas vezes com o dinheiro do governo federal.
Irrigar custa caro! Portanto, os pequenos proprietários acabam abandonando suas terras em época de estiagem e migrando para outros estados em busca de uma vida melhor. São os retirantes.

59 comentários:

  1. È muito interessante como num período de seca as pessoas utilizam como fonte de renda o Babaçú e a Carnaúba onde eles é aproveitado da raiz até as folhas .
    No Polígono de secas os pequenos proprietários são mais prejudicados por falta de recursos , por que as melhores oportunidades como, ter em sua propriedade sistemas de irrigação muitas vezes patrocinado pelo Governo.

    ResponderExcluir
  2. É...
    e que muitos propietários saem de suas casas, vao embora deixam suas terras pelo alto custo da irrigação,pois não tem recursos financeiros para pagar.

    ResponderExcluir
  3. O que eu achei interessante no texto,foi ver como a regiao Nordeste é tão grande, rica e cheia de contrastes, pelo clima, relevo e vegetacao assim como outros, e por isso foi dividida em 4 sub-regioes: Agreste, Zona-da-Mata, Sertão e Meio-Norte, a qual a cada uma é atribuida suas características.
    É interessante, como o Sertão,é um dos que mais sofre com o Polígono da Seca, ou seja fica muito quente e seco quase que no ano inteiro, ou seja nao chove, mas também há uma interferencia natural, que é pelo planalto da Borborema, que impede que a massa de ar frio passe para o lado oeste, ou seja o Sertão, e o leste ou seja o Agreste já fica mais fresco, o que também nos leva para que a maioria dos rios do Sertão sejam temporários.Mas mesmo assim, existe uma técnica que contribui para que o Sertão consiga ainda dar frutos, que é a irrigação, mas como é muito cara somente os latifundiários podem pagar, ou seja, em época de seca os minifundiários migram para outras regiões em busca de empregos, estes recebem o nome de retirantes.
    E por último, umas das partes que achei mais interessante na regiao Nordeste, que foi no Meio-Norte, onde eles também tiram sua atividade economica, que é pelo extrativismo do Babaçú e da Carnaúba, onde eles utilizam todas as partes das árvores, também chamadas de "Árvores da Vida", como fazendo:com os troncos telhados, cestas e artesanatos, da casca se faz carvão e da polpa mingau e óleo, além de muitas outras coisas.
    Adorei o texto.
    beijos
    Marielle n-29 6 série A

    ResponderExcluir
  4. O que eu acho mais interessante neste texto é que se o micro ou o pequeno agricultor nâo tiver recursos financeiros para pagar uma determinada faixa eles tem que ir embora de suas terras e ficar fora um determinado tempo até passar a época de estiagem ou seca.
    Eduarda Carvalho da Costa.
    6ª série A.

    ResponderExcluir
  5. O nordeste é dividido em 4 sub- região : Agreste, Zona da mata, Meio- Norte e Sertão. Cada um tem características, como no Agreste é a faixa de transição entre Zona da Mata e Sertão, o Sertão tem como característica o Polígono da Seca, o Meio-Norte é uma faixa de transição também entre Sertão e a região Norte e a Zona da Mata como faixa litorânea pois fica paralela ao oceano atlântico. O nordeste tem 9 importantes estados o Maranhão, Piaui, Ceará, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte. E no Sertão falta água devido a sua área que recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul. E quando acontece o polígono da seca os minifundiários são os mais prejudicados, pois a irrigação custa caro e os únicos com condição de irrigar são os latifundiários e então os minifundiários teriam que emigrar (retirar)para o Sudeste(construção de Brasília), Centro-Oeste(construtoras, industrias e comercio)e para Amazônia(extração da Seringa).Para concluir os nordestinos são conhecidos como retirantes por causa da seca.
    Luisa Nery-6ªA.

    ResponderExcluir
  6. Alessandra,
    Achei muito interessante esse texto.Sabemos que a região Nordeste possui 9 estados entre eles:Maranhão,Piauí,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas,Sergipe e Bahia.Também é dividido por 4 Sub-regiões,são elas:Zona da Mata,Agreste,Sertão e Meio-Norte.Suas características são:
    -Zona da Mata:clima tropical úmido e vegetacão floresta tropical;
    -Agreste:clima predominante é a seca e a vagetacão é a Caatinga e floresta tropical;
    -Sertão:clima tropical semiárido e a vegetacão é a seca em épocas de calor e chuvosa em épocas de chuva(estacões bem definidas);
    -Meio-Norte:clima semiárido e a vegetacão é a Mata dos Cocais,Cerrado e floresta Amazônica;
    A vegetacão mais predominante na região Nordeste é a Caatinga.A seca não é o único fator responsável pelas condicões sociais presentes no Nordeste brasileiro,pois lá também existe desenvolvimento em regiões de clima adversos,indústria sa seca,o desvio do dinheiro e a concentracão de terra nas maõs de pucos.A irrigacão custa muito caro,então quando acontece o polígono das secas os minifundiários são os mais prejudicados,então essas pessoas(minifundiários) terão que migrar para:
    -Amazônia:trabalhar como seringueiros;
    -Sul/Sudeste:trabalhar nas indústrias,construcão civil,e comércio;
    -Brasil Central:ajudar na construcão de Brasília.
    Os rios temporários são os rios que ficam cheios somente na época da chuva,jáos rios Perenes são aqueles que ficam cheios na chuva e na seca.O turismo tem os pontos negativos e positivos:
    -Positivos:gerar emprego e dinheiro;
    -Negativo:aumento de construcões devido o aumento de turistas,e com isso vai destruir as paisagens naturais.
    A falta de água no Sertão é devido `a pouca influência de massas de ar úmidos e frias que vem da região Sul.
    E é essas informacões ai,um beijão de sua aluna que te adoraaa!
    Victória Ribeiro-6ª B

    ResponderExcluir
  7. Eu aprendi que no Nordeste existe 9 estados ( Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Bahia).Entre esses estados estão as 4 sub-regiões: Zona da Mata ( que tem como vegetação a floresta tropical, uma mata exuberante e com grande a diversidade de espécies.Agreste:a vegetação dessa área é de transição entre a Zona da Mata e Sertão (caatinga e floresta tropical). Sertão:apresenta duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa. Meio-Norte: apresenta duas vegetações predominantes, a carnaúba e o babaçu.No Agreste e no Sertão os rios que predominam são os chamados rios temporários , ou seja , rios que ficam durante o período das chuvas. Com isso as regiões terão que se adaptar em relação ao clima. O Sertão tem um clima muito seco , devido o Planalto da Borborema, que impede que as massas de ar úmidas cheguem ao Sertão. Com isso, os fazendeiros tem que irrigar a plantação, como essa irrigação é muito cara , só os latifundiários levam vantagem. Por isso,os minifundiários tem que migrar para a Amazônia (extração da Seringueira), Brasil-Central (construção de Brasília) e Sul e Sudeste (comércio, indústrias e construções civis).Essas pessoas são chamadas de retirantes. O polígono das Secas ocorrem períodos prolongados de estiagem,a maior parte da população sertaneja enfrenta muitas dificuldades por causa da falta de água.Com o propósito de facilitar ações para combater as secas e amenizar seus efeitos sobre a população sertaneja ,o governo federal delimitou, o chamado Polígono das Secas.
    Iana Sten 6ªB

    ResponderExcluir
  8. A região Nordeste é delimitada em 9 estados: Bahia(Salvador); Sergipe(Aracaju); Alagoas(Maceió); Pernambuco(Recife); Paraíba(João Pessoa); Rio Grande do Norte(Natal); Ceará(Fortaleza); Piauí(Teresina); Maranhão(São Luís). Foi dividida em 4 sub-regiões:
    #Zona da Mata
    -Clima:Tropical Úmido
    -Vegetação:Litorânea, Floresta Tropical
    -Característica: Sub-região que mais atrai turistas.
    #Agreste
    -Clima:Úmido nas regiões mais altas e semiárido na caatinga
    -Vegetação: Caatinga e Floresta Tropical
    -Característica: Faixa de Transição
    #Sertão
    -Clima: Tropical Semiárido
    -Vegetação: Caatinga e Campos
    -Característica: Seca
    #Meio-Norte
    -Clima: Semiárido e Equatorial
    -Vegetação: Floresta Amazônica, Mata dos Cocais, Cerrado
    O PLANALTO DA BORBOREMA é um acidente geográfico que impede que o ar úmido do Oceano Atlântico chegue ao Sertão, o que gera a escassez de chuva.
    Por isso, o Sertão não tem muitas fontes de economia, o que lhe resta é a irrigação. Mas essa técnica exige condições financeiras e já que o governo desvia o dinheiro que devia ser implantado na região, a única opções que resta para os pequenos proprietários é migrarem para a região Norte para trabalharem como seringueiros; para a região Sudeste nas construções civis; para o Brasil central na construção de Brasília.
    O Polígono das Secas abrange o Sertão do Nordeste e parte do Norte de Minas Gerais.Ele corresponde as áreas afetadas pela seca.

    Ana Lara Mazzoni Rocha nº2 6ª série "A"

    ResponderExcluir
  9. O nordeste por ser uma região de contrastes ele foi divido em 4 sub-regiões : Sertão,Zona-da-mata,Agreste e Meio-Norte. O sertão é caraterizado por ser a mais extensa das sub-regiões e onde existem mais vazios demográficos, e a seca ajuda a trazer muitos problemas para os proprietários rurais que além de perder usas lavouras , sofrem com a falta de água potável e falta de alimento, e nesse período quase sempre migram e são chamados de retirantes. O agreste é caracterizado como uma faixa de transição ( mudança) entre a Zona da Mata e o Sertão portanto possui características dessas duas regiões. A Zona da Mata é uma sub-região denominada pelo seu clima (tropical úmido) e possui uma mata exuberante e uma fauna muito diversificada devido a ele, a floresta Tropical ocupava parte dessa sub-região mas hoje parte dessa floresta foi substituída por grandes lavouras de monoculturas. O Meio-Norte é também uma faixa de mudança e portanto sua vegetação também e bastante variada:cerrado,mata dos cocais e Floresta Amazônica . O que eu acho interessante nessa sub-região e que nela predomina a atividade extrativa vegetal do babaçu e da carnaúba , e essas vegetais são muito ricos pois deles se aproveitam tudo, e por isso são muito importantes na economia dessa sub-região. O seu texto fico muito legal pois resume tudo que aprendemos, achei muito interessante.
    Beijos,
    Bruna Achtschin-6ªA

    ResponderExcluir
  10. Achei interessante, como na época de seca utilizam a Carnaúba e o Babaçu como fonte de renda. Sendo assim é utilizada as folhas ( para chás, e medicamentos) , o tronco ( para móveis, entre outros) .
    O Polígono das Secas ( como já diz o nome ) é uma parte muito afetada pelas secas . O nordeste é situada em 9 estados , ( divididos em sub regiões :
    Zona da Mata é uma região com o clima tropical úmido , uma das maiores características, é que os turistas são atraídos pelas grandes e belas praias. ( gerando renda) , e a vegetação de lá floresta tropical e litorânea.
    O Meio Norte possui o clima equatorial e semiárido , a vegetação é a Mata dos Cocais , Floresta amazônica e o Planalto da Borborema que não deixa que o ar úmido do Oceano A. " passe " pro Sertão , por isso, no Sertão, já é comum ter escassez de chuva já é comum.
    No Agreste , a maior característica é a faixa de transição, a vegetação é a Floresta Tropical e a Caatinga é semiárido na Caatinga e úmido nas regiões mais elevadas.
    A característica mais marcante do Sertão é a seca, lá o clima é Tropical Semiárido e a vegetação é os Campos e a Caatinga .

    Bom, o Nordeste tem um problema. a Irrigação, como é muito cara, só os que tem a classe social mais alta conseguem - a . O que é motivo de muitos sertanejos migrarem e tentarem ganhas a vida nas grandes capitais.

    __________________________________________

    Sofia N. de Almeida Pereira - N° 38 - 6ª série A

    ResponderExcluir
  11. Alessandra,
    achei muito interessante esse post que voê fez. Estou estudado para a prova de amanhã e consigo através desse blog. Não sabia queo Meio Norte se situava entre o Sertão e a Região Norte, que o Sertão possuia grandes vazios demográficos, que o Agreste está entre a Zona da Mata e o Sertão e que a Zona da Mata é a mais desenvolvida econimicamente. É importante lembrar também que os retirantes Nordestinos migraram para o Norte para trabalharem com a seringa e para o Sudeste, Centro-oeste e Sul, para comércio e construção civil.
    Obrigaada por nos encher de conhecimento, e desculpe-me se atrapalho a aula as vezes hihihi'
    Abraço, Maria Theresa.

    ResponderExcluir
  12. Alessandra achei muito interessante.Os que mais sofrem com a falta de chuva são os minifundiários,e saem de suas cidades de origem para sobreviver devido a irrigação ser muito cara e os que tem condição são os latifundiários.Geralmente migram a Amazônia para trabalharem na extração do látex, e quando vão as sul e sudeste trabalham em construção civil,comercio Centro-oeste trabalharam na construção de Brasília.(Imagine como eles sofrem.)
    Algumas das sub-regiões é quente devido ao relevo do planalto da Borborema ,mas acho que esqueceu de dizer que é o principal pois também tem Diamantina.
    O polígono da seca explica a pouca pluviosidade em grande parte do Nordeste e uma pequena no Sudeste.
    Abraços,Saint Clair Duarte Coelho
    N° 35 - 6ª série A

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Quando falamos do Nordeste, a maioria das pessoas ao ouvir esse nome, pensam em fome, seca e pobreza.Mas, pelo contrário, ela é cheia de contrastes como:o relevo, clima, vegetação , entre outros. No Nordeste existem 9 estados :Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Sergipe , Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte.
    Como a diversidade de elementos é muito grande, tudo se resultou na delimitação de 4 sub-regiões: Agreste, meio-norte, zona da mata, sertão.
    O sertão é o que mais que sofre com o Polígono das Secas , O clima , no ano todo , é quente e seco. Com o Planalto de Borborema, impede que a massa de ar frio passe para o sertão(oeste), vai para o agreste(leste) melhorando um pouco o clima a leste.Uma técnica usada apenas pelos latifundiário pelo fato de ser muito cara, é a irrigação que ajuda na plantação de frutos.Por isso, os minifundiários tem que migrar para outras regiões , em busca de emprego (retirantes). Na época de seca, é muito interessante, pois eles ultilizão o Babaçú e a Carnaúba como fonte de renda, esse produto é ultilizado da raiz até as folhas. onde eles utilizam todas as partes das árvores, também chamadas de "Árvores da Vida", como fazendo:com os troncos telhados, cestas e artesanatos, da casca se faz carvão e da polpa mingau e óleo, além de muitas outras coisas.
    Gabriela Bonfim Nº 11 6ª série "C"

    ResponderExcluir
  15. Interessante texto com informações claras e objetivas. É bom relembrar que o Agreste, uma das sub-regiões nordestinas apresenta características tanto da Zona da Mata tanto do Sertão, que é uma região de muita secas onde os sertanejos viram retirantes para ir trabalhar em outras regiões devido as secas. Também é importante lembrar dos rios perenes, que não secam e temporários(predominante no Sertão devido ás secas), que só obtêm água na época de chuvas e é importante ressaltar também que Teresina, capital do Piauí, é a única capital que não está no litoral.
    Thales de Mileto - 6ª B

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. a regiao nordeste é uma regiao muito grande , e que atrai muitos turistas devido a suas belas praias que é o pricilpal fator de renda do nordeste (turismo) ... mas pelo fato da regiao nordeste se uma regiao muito extensa e com muita diversidade como : clima , vegetaçao e socioeconmico , nescesitou ser sub dividida em 4 sub regioes que sao : zona da mata , sertao , agreste e meio norte . dentre essas sub regioes a mais estença é o sertao e é a que mais sofre com o poligono da seca.
    gostei muito do texto !
    beijos ,
    marina amorim 6-A

    ResponderExcluir
  18. Alessandra o governo podia fornecer taxas menores para os pequenos agricultores,ao fornecer a irrigação,pois as vezes o dinheiro que eles põem para ragar a irrigação serviria para por pelo menos um prato de comida dentro de suas casas

    ResponderExcluir
  19. Gostei das informações e achei interessante que os minifundiários só perdem com o polígono das secas e o maior culpado e o governo desviando verbas, o que faz aumentar a migração.
    Abraços,
    Nathália Coelho Oliveira - Nº - 6ª série C

    ResponderExcluir
  20. Sobre o Nordeste aprendi que:
    *No século XX as pessoas que saiam do Nordeste para teabalhar ou buscar melhores condições de vida eram chamados de retirantes. Alguns retirantes migravam para a Amazônia para trabalhar na seringueira. Outros migravam para o Sudeste e o Sul para trabalhar na construção civil, comércio e indústria. E, alguns migravam para o Brasil Central(Centro-Oeste) para trabalhar na construção de Brasília.
    *O aspecto positivo do crescimento da atividade turística no Nordeste é que aumenta a renda da cidade e gera emprego para os habitantes. O aspecto negativo é que aumenta a criminalidade e a destruição dos elementos naturais.
    *Os rios temporários são aqueles que secam durante o ano. Já os rios perenes ficam cheios de água por todo o ano.
    *Que o Nordeste é dividido em quatro sub-regiões, que são o Meio-Norte, o Agreste,o Sertão e a Zona da Mata.
    *O que dificulta o desenvolvimento da região Nordeste é a concentração de renda e de terras nas mãos de poucos, além do desvio de dinheiro que devia ser aplicado na região.
    *A importância das árvores Carnaúba e Babaçu para os nordestinos é que elas podem ser toda aproveitada, para várias atividades.
    *Teresina é a única capital que não é banhada pelo mar.
    *Antigamente as cidades mais importantes do Nordeste era Olinda e Salvador.
    *O sertão é a maior sub-região do Nordeste.
    *Polígono da seca são áreas que abrange as secas e tem pluviosidade baixa.
    *O sertanejo é o habitante do Sertão.
    *O Planalto de Borborema contribui para a escassez de chuva no Sertão porque a umidade que vem do oceano não consegue ultrapassá-lo.
    *O Planalto de Borborema é uma barreira natural que abrange parte do Agreste e do Sertão.
    *A irrigação possibilita que há cultivo de frutos no Sertão.
    *A irrigação tem custo elevado assim, nem todos podem ter esse processo.
    *A principal característica do Sertão é a estiagem.
    *Os rios sertanejos são temporários.
    *A região Nordeste pode ser considerada uma região de contrastes pela sua diversicada vegetação, diversos climas, paisagens e etc.

    E ISTO É APENAS UM RESUMO DO QUE APRENDI.

    Maria Eduarda Rodrigues Ferreira
    6ªD Número 29

    ResponderExcluir
  21. Nossa com a região do Nordeste é cheio de vegetações e climas!

    A Zona da Mata tem o clima Tropical Úmido e tem como vegetação a litorânea e a floresta Tropical.

    O Agreste tem o clima úmido nas regiões alta e o clima semiárido na caatinga. Como vegetação o Agreste tem a Caatinga e a floresta Tropical.

    O Sertão tem o clima Tropical Semiárido, onde é muito quente e abrange como vegetação a Caatinga e o Campos.

    O Meio-Norte tem o clima Semiárido e o Equatorial, tem como vegetações a floresta Amazônica, Mata do Cocais e o Cerrado.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    O Polígono das Secas é um período muito ruim para o Nordestinos, mas principalmente para o sertanejos, que moram na região mais afetada por esse período. Com a escassez de chuva os Nordestino tem de apelar pelas técnicas de irrigação, qual não é para todos, pois ela é considerada cara.

    ------------------------------------------------

    Túlio Corrêa [-] N° 36 [-] 6°C



    ~ = Mudança de assunto.
    - = Fim do texto.

    ResponderExcluir
  22. Alessandra , eu aprendi atravez do livro , de pesquisas e do seu blog que no Nordeste existe 9 estados Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Bahia.Entre esses estados estão as 4 sub-regiões: Zona da Mata que tem como vegetação a floresta tropical, uma mata exuberante e com grande a diversidade de espécies.Agreste:a vegetação dessa área é de transição entre a Zona da Mata e Sertão caatinga e floresta tropical. É interessante, como o Sertão,é um dos que mais sofre com o Polígono da Seca, ou seja fica muito quente e seco quase que no ano inteiro, ou seja nao chove, mas também há uma interferencia natural, que é pelo planalto da Borborema, que impede que a massa de ar frio passe para o lado oeste, ou seja o Sertão, e o leste ou seja o Agreste já fica mais fresco, o que também nos leva para que a maioria dos rios do Sertão sejam temporários.Mas mesmo assim, existe uma técnica que contribui para que o Sertão consiga ainda dar frutos, que é a irrigação, mas como é muito cara somente os latifundiários podem pagar, ou seja, em época de seca os minifundiários migram para outras regiões em busca de empregos, estes recebem o nome de retirantes.a regiao nordeste é uma regiao muito grande , e que atrai muitos turistas devido a suas belas praias que é o pricilpal fator de renda do nordeste (turismo) ... mas pelo fato da regiao nordeste se uma regiao muito extensa e com muita diversidade como : clima , vegetaçao e socioeconmico , nescesitou ser sub dividida em 4 sub regioes que sao : zona da mata , sertao , agreste e meio norte . dentre essas sub regioes a mais estença é o sertao e é a que mais sofre com o poligono da seca.
    gostei muito do texto !

    Laura Souza
    6ªA

    ResponderExcluir
  23. oi Alessandra eu finalmente descobri porque no Sertão chove pouco e vou poder explicar para o meu pai que não sabia porque chovia pouco.
    Iuri Tannus 6 série B.

    ResponderExcluir
  24. Oi alessandra , finalmente pude descobri a região nordeste é uma região muito extensa e com muita diversidade como o clima , a vegetação e o socioeconmico . Agora sim pude descobrir e contar aos meus pais. Obrigado por ter criado esse blog , além de estudar no livro , no caderno , posso também ter mais conheçimento usando seu blog. Parabéns tá muito bom . Um centro otimo de informações onde posso pesquisar ,estudar , fazer deveres etc.

    Beijinhos Laura Souza Ferreira 6ªA

    ResponderExcluir
  25. A tecnica de irrigação não é para todos so para os proprietarios rurais mais ricos quando ainda não é patrocinado pelas forças maiores(GOVERNO).
    Tambem ache importante o uso do babaçu e da carnauba,falados no texto

    ResponderExcluir
  26. Sabemos que o nordeste é a maior região do Brasil e se destaca pela grande variedade de clima, vegetação, entre outros. O sertão é uma região de muita seca e muitas pessoas acham que por isso o nordeste pode ser considerado uma região pobre, mas suas belas praias acabam causando um desacordo. O Polígono das Secas é uma parte do ano muito ruim para varios nordestinos e acaba pegando uma parte do norte de minas gerais. Como o periodo do Polígono das Secas é muito intenso, os sertanejos que não tem dinheiro pra comprar irrigação ia pra São Paulo em busca de vidas melhores .
    ------------------------------------------------

    Miguel Siqueira Sales 6ªA

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Oi Alessandra eu achei interessante que a Região Nordeste possui variações climática e de vegetação e é por isso ele se diferencia das outras regiões brasileiras.O minifundiários só perde com o polígono da seca e o maior culpado e o governo desviando verbas, o que faz aumentar a migração.Sobre o Planalto da Borborema,eu pude entender que é localizado no Agreste funciona como bloqueio aos ventos do leste, quentes e úmidos. Impede que as massas de ar quente e úmidas avancem do oceano Atlântico para o interior nordestino dificultando a ocorrência de chuvas no Sertão.

    Fillipi O. Santos 6ª B

    ResponderExcluir
  30. Alessandra e voce tambem me ensinou as caracteristicas mais marcantes no nordeste. Mas eu nao sei porque a Ibituruna nao diminui o numero de chuvas em outros lugares. Voce me explica se é o tamanho ou outra coisa.OK??
    E depois me passa aqueles slides da sala 23 para mostra os lugares bonitos para minha familia.E me ensinou que esses lugares bonitos como os Lençoes Maranhençes só existe porque na regiao nordeste há um grande contraste, pois há lugares de total seca e lugares com emprego sobrando. Na próxima matéria se formaos ver o Sudeste quero que explique de forma visível igual a regiao Nordeste. E quero que de slides do Rio Doce, da Ibituruna e de outros lugares interessantes(se conseguir). Obrigado pelo carinho e atencao ao escrever o texto com tanta dedicação ao seus alunos.
    Iuri Tannus Mendes Torres 6 série B Número:13

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Oi Alessandra agora descobrir que a maior que a zona da mata tem a concentração populacional, ou seja, maior densidade demográfica e maior concentração industrial. Essa sub-região é conhecida como Recôncavo Baiano.Agora estou aprendendo melhor estudando no livro e tambem no blog e descobrir que O SERTÃO é a sub-região maior em área de todo o Nordeste e ao mesmo tempo a que apresenta os maiores vazios demográficos.O MEIO - NORTE é também uma região de transição, porém uma faixa de transição do Sertão e da Região Norte. Nela podemos encontrar a Carnaúba e o Babaçu que são consideradas " Árvores da vida" , por serem muito importantes na economia da sub-região.
    ______________________________________________

    Hygor Jales Monte 6º D

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. oi Alessandra o nordeste é cheio de contrastes, no clima, relevo e vegetação tanto que eles sub dividiram a regiao nordeste em quatro, em zona da mata que é a parte litorania onde o clima é mais fresco a vegetaçao é floresta topical, tem tambem o agreste onde o clima predominante é a seca e a vagetacão é a Caatinga e floresta tropical, o Sertão tem clima tropical semiárido e a vegetacão é a seca em épocas de calor e chuvosa em épocas de chuva(estacões bem definidas)tem também o Meio-Norte onde o clima é semiárido e a vegetacão é a Mata dos Cocais,Cerrado e floresta Amazônica.

    Fora essas sub-divisões o nordeste tem dificuldades pois a consentraçao de terra e rende nas mãos de poucos e o roubo de seus governantes tambem dificulta as coisas

    Lcas Leles Maia Nº20 6ªC

    ResponderExcluir
  36. Foi muito bom estudar um pedacinho d nosso país e conhecer o que nele se desenvolve.O nordeste é uma região muito bem desenvolvida(Zona da Mata),mas tambem enfrenta prblemas tanto econômicos quanto socias.Aregião é dividida em quatro sub regiões,sendo elas:Zona da Mata,Agreste,Sertão e Meio-Norte.A Zona da Mata se caracteriza por ter a maior concentração populacional e indústrias.O Planalto da Borborema é um fator natural na qual impede que as massas dear,quentes e úmidas,que chegam do Oceano Atlântico utrapassem para o interior nordestino onde se origina à escassez de chuvas.A carnaúba e o Babaçusão duas ávores que dão o sustento para os nordestinos,pois dele se produz o carvão,serve como alimento para as crianças,etc.Com os nordestinos podemos tirar uma lição de vida!

    ResponderExcluir
  37. o comentário acima quem fez foia Bruna da Silva 6 serie C.

    ResponderExcluir
  38. Nordeste existe 9 estados Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Bahia.Entre esses estados estão as 4 sub-regiões: Zona da Mata que tem como vegetação a floresta tropical, uma mata exuberante e com grande a diversidade de espécies.Agreste:a vegetação dessa área é de transição entre a Zona da Mata e Sertão caatinga e floresta tropical. muito obrigodo por ciar este blog e ajudou muito nos estudos.
    luiz felipe 6A N25

    ResponderExcluir
  39. Alessandra abaixo estão o que mais aprendi com esse texto:

    A região nordeste abrange 9 estados: Maranhão(São Luiz),Piauí (Teresina),Ceará(Fortaleza),Rio Grande do Norte(Natal),Paraíba(João Pessoa),Pernambuco (Recife) ,Alagoas (Maceió),Sergipe(Aracaju) e Bahia (Salvador).

    A região nordeste apresenta uma variedade de aspectos físicos, obretudo de clima e vegetação, que a diferencia das outras grandes regiões brasileiras.

    A diversidade desses elementos naturais resultou na delimitação de quatro sub-regiões distintas no espaço nordestino: a zona da mata, o sertão, o agrete e o meio norte.

    Zona da mata- clima tropical úmido, vegetação floresta tropical e base econômica: agricultura e indústria.

    Sertão- clima tropical semi-árido, vegetação caatinga, base econômica agropecuária.

    Agreste- caracterizada como uma área de transição, é uma faixa de transição que apresenta características da zona da mata e do sertão.
    O acidente geográfico que delimita a região do Agreste é o Planalto da Borborema. Na parte mais superior do Planalto da Borborema encontra-se as principais cidades do Agreste.

    Meio norte- clima equatorial, vegetação cerrado, a base econômica é a agropecuária.

    O polígono da seca afeta muito o sertão.A escassez de chuvas prejudica a maioria ods trabalhadores rurais nordestinos.Para não ficarem sem renda os latifundiários fazem o sistema de irrigação. Os mini fundiários a sua maioria não tem, pois é muito caro e o dinheiro para investir nessas irrigações, o governo gasta em outras coisas.

    E isso foi o mais interessante que achei no texto Alessandra.

    Alexandra Victória Rodrigues, Turma: "C". Bjs...

    ResponderExcluir
  40. oi Alessandra ,a região encontra-se dividida em sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertao: meio-norte compreende da faixa de transição entre o sertão semi-árido do Nordeste e a região amazônica. Apresenta clima úmido e vegetação exuberante, à medida que avança para o oeste.

    A zona da mata estende-se do estado do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia, numa faixa litorânea de até 200 km de largura. O clima é tropical úmido, com chuvas mais frequentes no outono e inverno. O solo é fertil e a vegetação natural é a mata atlântica, já praticamente extinta e substituída por lavouras de cana-de-açúcar desde o início da colonização.

    O agreste é a área de transição entre a zona da mata, região úmida e cheia de brejos, e o sertão semi-árido. Nessa sub-região, os terrenos mais férteis são ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira.

    O sertão, uma extensa área de clima semi-arido, chega até o litoral, nos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. As atividades agrícolas sofrem grande limitação, pois os solos são rasos e pedregosos e as chuvas, escassas e mal distribuídas. A vegetação típica é a caatinga. O rio São Francisco é a única fonte de água perene.

    A maioria da populaçao brasileira acha que o ùnico problema social do nordeste è a seca, mas nao è, ha outros 2 problemas, um deles è aconcetraçao fundiaria na mao de poucos oqu faz a dirscursao de mini e latifundiarios e de politicos, ha mais mini do que latifundiarios, poque? os politicos pode mudar isso so nao que rem pois ha muita mas muita terra sem utilizaçao alguma, entao se o governo ou politicos fazerem açoes ou outras coisas os a sirtuaçao pode se inverter (mais latifundiarios do que minifundiarios). o outro problema é o desvio de dinheiro entre o governo.

    Ao contrário do que muitos pensam, a seca não atinge toda região nordeste. Ela se concentra numa área conhecida como Polígono das Secas. Esta área envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do norte de Minas Gerais.


    As principais causas da seca do nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul. Logo, permanece durante muito tempo, no sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas (chuvas).

    O desmatamento na região da Zona da Mata também contribui para o aumento da temperatura na região do sertão nordestino.

    A regiao nordestina è uma regiao de contrastes por causa de sua fauna e flora , conçentraçao populacional e condiçoes climaticas.

    ResponderExcluir
  41. Alessandra esqueci Samuel Lucas 6ªserie c nº30

    ResponderExcluir
  42. O Nordeste é a Região brasileira que possui a maior quantidade de estados, nove ao todo (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). A região nordeste abriga uma população de 53.081.950 habitantes e sua extensão territorial é de 1.554.257,0 Km2. O Nordeste foi dividido em 4 sub regioes que são : Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.
    Na sub regiao da Zona da Mata seu clima é o trpical úmido, que favoreceu o desenvolvimento da floresta Tropical. O clima do Sertão já é mais seco e a sua vegetação e a caatinga e a floresta tropical. O Sertão tem o clima tropical semiárido. E o meio norte está entre o clima semiárido e o clima equatorial.

    ResponderExcluir
  43. Oi Alessandra eu achei interessante que a Região Nordeste possui variações climática e de vegetação e é por isso ele se diferencia das outras regiões brasileiras.O minifundiários só perde com o polígono da seca e o maior culpado e o governo desviando verbas, o que faz aumentar a migração.Sobre o Planalto da Borborema,eu pude entender que é localizado no Agreste funciona como bloqueio aos ventos do leste, quentes e úmidos. Impede que as massas de ar quente e úmidas avancem do oceano Atlântico para o interior nordestino dificultando a ocorrência de chuvas no Sertão.

    Fillipi O. Santos 6ª B

    ResponderExcluir
  44. no nordeste mmuitas pessoas vao embora por poucas condiçoes financeira .o principal motivo é a seca pois muitos nordestinos nao tem dinheiro para comprar a irrigaçao!!!!
    Mikael

    ResponderExcluir
  45. Aprendi muito com esse capitulo , (kkkk) alias eu nao sabe nem que existia essa sub-regiao , mais acho super interessante essa coisa de em epoca de seca , em que os nordestinos ultilizam como fonte de renda o babaçu e a carnauba , as materias primas muito conheçidas na regiao , pude com vc tambem conheçer um pouco da zona da mata , do sertao , do agrste , do poligano das secas etc . Bem nao tenhu muita coisa para dizer , pois quero ser cincera e rapida.Com vc pude perceber que o nordeste tem suas dificuldades mais tambem ha a beleza explendida que atrai varios turistas . bem estou acabano o meu comentario e gostaria de te desejar uma boa noite e ate amanha , bjs

    xauznho

    ResponderExcluir
  46. Alessandra, o texto foi completo. Achei interessante a parte que você explicou sobre as sub-regiões do Nordeste e a escassez. Soube em um texto de uma atividade do livro que diz sobre as chuvas e secas, lá fala que os sertanejos fazem trabalho de meteorologistas e descobrem quando tem longas secas ou chuvas. Quando o pássaro asa-branca migra é sinal de longas secas e quando a formiga vermelha muda de um lugar para o outro é sinal de chuva, o vento chamado Cantarino ou Aracati soprar no final de Dezembro e em janeiro é mau agouro, pois indica seca e essa previsão é confirmada para o sertanejo se não chover até 19 de março. Nesta data eles comemoram com muita alegria o dia de São José, santo ao qual muitas pessoas pedem a ‘’graça’’ da chuva, ainda existem esperanças de que a chuva chegue ao Sertão(pág. 86).
    Tenha uma boa noite e até amanhã na escola,
    Caio César Souza Dos Anjos 7°ano C

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. A região Nordeste apresenta 9 estados, são eles: Maranhão, Piaui, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.Uma região de contraste pois apresenta marcantes aspectos econômicos,físicos e sociais e foi preciso dividi-la em 4 sub-regiões devido às suas distintas características perante o clima, nas paisagens e na vegetação.São elas:Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.
    A Zona da Mata apresenta o clima tropical úmido(quente e seco)e sua vegetação é a floresta Amazônica.
    O Agreste é uma faixa de transição e o Sertão,assim apresentando ambas as características.O clima é seco e a vegetação é a caatinga e a floresta Amazônica.Há uma grande influência no clima seco do Sertão pois o Planalto da Borborema impede que as massas de ar vindas do Oceano Atlântico atravessem e cheguem ao Sertão.
    O Sertão apresenta o clima semiárido, com duas estações bem definidas ( seca e chuvosa ).Sua vegetação é a caatinga que, devido às suas duas definidas estações se adaptam ao clima.O Sertão é uma região muito seca e muitos agricultores enfrentam problemas pois a única maneira de proceder o plantio é fazendo a irrigação mas, como tem um alto custo nem todos tem condições de praticá-la, assim migrando para as cidades.São chamados retirantes aqueles que migram devido à seca.Há presentes também no Sertão rios temporários.
    E por fim temos o Meio-Norte onde o clima presente é o semiárido e apresenta com sua vegetação a caatinga, a mata dos cocais, a floresta Amazônica e o cerrado.No Meio-Norte é muito praticada a extração do Babaçu e Carnaúba árvores muito importantes, pois elas são utilizadas desde a raiz as folhas, são consideradas "árvores da vida".
    Feito por Cássia Fernandes Amaral. 5a série B

    ResponderExcluir
  49. Alessandra eu entendi que a região do Nordeste por ser uma região que tem uma variedade climática,consequentemente acaba tendo uma diversidade desses elementos naturais que resultou na delimitação de quatro sub regiões no espaço nordestino:a Zona da Mata,o Agreste,o Sertão e o Meio-Norte.
    Se o Planalto de Borborema bloqueia os ventos do leste,quentes e úmidos,acaba impedindo as chuvas de chegarem no Sertão.
    O polígono das secas"irrigações deveriam não só beneficiar os grandes proprietários e também o governo deveria ajudar os retirantes,pois com sua ajuda,eles não precisariam abandonar as suas terras.Ian Miranda 6ªD.

    ResponderExcluir
  50. Fundada em 1537, Recife é a mais antiga capital brasileira. Apesar de a vizinha Olinda ter sido a primeira capital da capitania de Pernambuco.
    O estado da Bahia é responsável por 95% da produção de cacau no Brasil.
    O carnaval na Bahia é comemorado desde o século XVIII.
    Dragão do Mar, símbolo da resistência popular cearense contra a escravidão.
    O América de Natal (RN) foi o primeiro clube a conseguir dois acessos consecutivos no Campeonato Brasileiro de Futebol. Esse feito foi conquistado com o acesso da Série C para Série B, em 2005 e da Série B para Série A em 2006.
    - A Bahia é o estado que mais faz divisa com outras unidades da Federação, possuindo um total de oito estados limítrofes, a saber: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí (N); Minas Gerais e Espírito Santo (S); Goiás e Tocantins (O).
    A revista americana Newsweek escolheu, na edição de abril de 2001, 9 cidades de destaque no mundo que representam um novo modelo de Centro Tecnológico e que Campina Grande (Paraíba) está presente na lista? A única cidade escolhida da América Latina. Em 2003, mais uma menção foi feita à cidade: desta vez referenciada como o "Vale do Silício brasileiro", graças, além da high tech, às pesquisas envolvendo o algodão colorido ecologicamente correto. As 9 cidades escolhidas pela Newsweek foram: Akron (Ohio - EUA); Huntsville (Alabama - EUA); Oakland (Califórnia - EUA); Omaha (Nebraska - EUA); Tulsa (Oklahoma - EUA); Campina Grande (Paraíba - Brasil); Barcelona (Espanha); Suzhou (China); Côte d'Azur (França).
    Muitos ingleses da equipe de Albert Einstein lideradas por Sir Arthur Stanley Eddington que vieram comprovar a Teoria da Relatividade em Sobral não voltaram com a equipe, alguns ficaram e casaram, constituindo família na cidade, onde ainda hoje nota-se a presença de sobrenomes ingleses e traços britânicos em muitas famílias da região? Além de ruas e avenidas que homenageiam a esses cientistas que ajudaram no desenvolvimento da cidade.
    Teresina é a única capital da Região Nordeste que não se localiza no litoral.

    ResponderExcluir
  51. Alessandra,Tudo bem?
    Gostaria de saber quando ocorrem os períodos prolongados de estiagem,que a maior parte da população sertaneja enfrenta dificuldades por falta de água.
    Porque o governo federal ajuda os grandes proprietários(que são a minoria)com o sistema de irrigação?E por que não ajudar a maioria que tanto necessita?Ian Miranda 6ªD.

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. akii o comentário ta ai :
    Alessandra,
    Realmente me impressiono pela quantidade de coisas que aprendi sobre a região Nordeste.Entre elas, que é uma área de muitos contrastes sobre o clima, a vegetação e o relevo.E são esses os motivos que levam a compreender melhor como se carateriza esse belo território que é classificado hoje em dia como um lugar triste, enfrentando vários problemas econômicos,sociais e administrativos e infelizmente concretizado pela maior de suas características, muito marcante por sinal; a seca.
    Pelos estudo feitos na sala de aula, nos trabalhos e pelos ensinamentos que nos transmitiu, o meu entender de hoje é que o Nordeste é um lugar muito interessante e para realizar um resumo do meu aprendizado vai neste comentário um resumo do meu entender sobre essa matéria.
    O Nordeste foi dividido em sub-regiões, entre elas estão:Agreste,Sertão,Meio-Norte e Zona da Mata. As principais características dessas regiões vão aí por baixo:
    Zona da Mata-->A vegetação original na zona da mata era predominantemente Mata Atlântica. É uma área com alto nível de urbanização, além de concentrar os principais centros regionais do Nordeste. No setor agrícola, destaca-se as grandes propriedades de tabaco, cana-de-açúcar e cacau. Existe uma larga produção agrícola, devido ao solo fértil. Nos últimos anos dessa região, tem ocorrido crescimento industrial impulsionado por incentivos fiscais. Seu clima é tropical úmido.Se estende do litoral a 200 km para o interior.Apresenta regularidade de chuva.Culturas:Cana-de-açúcar,cacau,tabaco e lavoura de subsistência.

    Agreste-->Possui solo essencialmente pedregoso, rios intermitentes (temporários),vegetação rala e tamanho pequeno. Tecnicamente o agreste junto ao sertão compõem o ecossistema denominado caatinga.
    Possui, por ser marcadamente terreno de transição, áreas onde há maior umidade, os brejos. O principal acidente geográfico da região é o plaalto da Borborema, que apresenta vegetação tropical e florestada,consorciada com o clima úmido nas áreas altas e região da encosta leste, e vegetação de caatinga,consorciada com o clima semi-árido e seco, nas áreas baixas ao centro e oeste do planalto.
    Sertão-->O sertão brasileiro é uma região geográfica do Nordeste do Brasil.Compreende as áreas dominadas pelo clima tropical-semiárido, que apresenta temperaturas elevadas (entre 24 °C e 28 °C) e duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa. As chuvas concentram-se em apenas três ou quatro meses do ano, e pluviosidade no Sertão atinge a média de 750 mm anuais, sendo que em algumas áreas chove menos de 500 mm ao ano.
    Meio-Norte-->O Meio-Norte é uma faixa de transição entre a Amazônia e o Sertão Nordestino, também conhecida como Mata dos Cocais devido às palmeiras de babaçu e carnaúba encontradas na região. No litoral chove cerca de 2.000 mm anuais, indo mais para o leste e/ou para o interior esse número cai para 1.500 mm anuais, e no sul do Piauí, uma região mais parecida com o sertão, chove 700 mm por ano em média.

    ResponderExcluir
  54. O que eu achei interessante no texto foi a região nordeste, que é uma região cheia de contrastes devido a diversidade de climas e de vegetações diferentes. Devido as suas diversidades climáticas sua vegetação acabam sendo variadas, como por exemplo no sertão que tem como principal vegetação a caatinga, sendo seca e sem vida e já no Meio Norte é uma região rica devido ter presente o Babaçu e a Carnaúba.
    E o que achei curioso foi a presença do polígono da seca em Minas Gerais.

    Beijos Ana Célia Antunes da sexta série D.

    ResponderExcluir
  55. Com este texto e suas explicações em sala de aula e por meio das atividades pude compreender mais um pouco sobre as situações ocorridas no Nordeste,por exemplo:
    -Devido aos diferentes aspectos físicos, como o clima, a vegetação e a socioeconômica, houve a necessidade da delimitação dessas quatro sub-região: a Zona da Mata, o Agreste, o Sertão e o Meio-Norte.Cada uma contendo suas diferentes características.
    -Outro assunto interessante é a seca localizada no Sertão, onde acarretam prejuízos para os proprietários rurais, que perdem suas lavouras e criações, e em geral,muitos que sofrem a falta de água potável e alimentos nessa sub-região, tendo que assim se deslocarem para outros estados a procura de uma vida melhor, mas não somente por causa desse problema e sim também pela concentração de terras e rendas,o alto índice de desemprego e a baixa qualidade de vida da população.
    -Um aspecto também é as palmeiras de babaçu e carnaúba,destacadas no Meio-Norte,consideradas as "Árvores da vida",pela população local, devido ao seu imenso aproveitamento das raízes até as folhas.

    ResponderExcluir
  56. Obrigado pelo video alessandra!!

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Alessandra,essa postagemde 2011 me ajudou muito no estudo do Nordeste e das provas do 7 ano de 2013.OBRIGADO!!

    ResponderExcluir