terça-feira, 30 de agosto de 2011

Região Sul

A região Sul do Brasil é composta pelos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Apresenta grande diversidade cultural, as maiores influências culturais são dos imigrantes europeus. 


Rio Grande do Sul 
Os gaúchos dos pampas, ou das cidades, formam um povo alegre e rico em tradições. Grande parte dos seus aspectos culturais é oriunda dos imigrantes alemães, que habitaram a região por volta de 1824. Os italianos, espanhóis e portugueses também contribuíram para a riqueza cultural desse Estado.

O gaúcho, que não dispensa a bombacha, o lenço e o poncho, aprecia o chimarrão e o churrasco.
Grande parte das danças gaúchas é de origem portuguesa, se destaca também as danças espanholas, como a tirana e o anu. 

A festa de Nossa Senhora dos Navegantes, de origem portuguesa, é realizada em Porto Alegre no dia 2 de fevereiro, no rio Guaíba, onde centenas de barcos e milhares de fiéis devotos participam da procissão fluvial. É também chamada pelo povo de festa das Melancias. 
Algumas cidades do Sul ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). 

Paraná 
Os migrantes chegaram a partir de 1850: alemães, italianos, poloneses, ucranianos, holandeses, etc. Eles influenciaram fortemente a cultura da região. Além dos colonizadores portugueses, que deixaram sua marca nos usos e costumes e no linguajar cantado dos paranaenses. 

No Paraná, a culinária inclui o barreado, um cozido de carne. É um prato caboclo típico do litoral. Ele é preparado com carne bovina, toucinho e temperos colocados em uma panela de barro. Ela é enterrada e acende-se por cima uma fogueira. Após 12 horas de cozimento, a iguaria está pronta
Santa Catarina 
Os colonos imigrantes chegaram a partir do século XIX. No entanto, mais tarde o Estado recebeu grande influência dos colonos italianos e alemães. 

Nesta região do Brasil há uma grande quantidade de casas com arquitetura tipicamente europeia. 

Os imigrantes se adaptaram facilmente ao clima subtropical da região e muito contribuíram na cultura vinhateira, na triticultura (cultura com trigo), linho, algodão, cânhamo e mandioca. 

Alguns eventos culturais são marcantes, e mobilizam várias pessoas. O boi-de-mamão, por exemplo, vai do Natal ao Carnaval. Começa com as prendas e pedidos de ajuda e termina com a morte e ressurreição do boi. 

A dança de fitas é uma tradição milenar. É uma dança ariana antiquíssima. É feito um pau de fita, cujo mastro é sustentado no centro da dança por um menino. Da ponta do mastro saem pares de fita. Executam as figurações segurando a ponta das suas fitas, dançando, traçando as fitas em torno do mastro central.

3 comentários:

  1. Oi Alessandra! Tudo bem? Passei no seu blog para te visitar um pouquinho, obrigada por esse texto da região sudeste. Vou estudar MUITO! Pode acreditar. Um beijo,
    Iana 6ª B

    ResponderExcluir
  2. Ei Alessandra passei aqui uma vez e não tinha conseguido postar o comentário, era um erro em meu computador, mas aqui estou agora lha agradecendo por esse texto da região sul, que me ajudou bastante e tenho certeza que ajudará a muitos outros. Reconheço e estou muito grata por todo esse carinho e essa dedicação que tem por nós, sempre querendo o melhor para seus alunos.
    Por isso digo OBRIGADA
    Beijos. Cássia
    6ª série B

    ResponderExcluir
  3. Ei Alessandra, estou aqui para dizer que eu não consegui lhe mandar os vídeos do dever de casa, poius meu computador não quer entrar no meu e-mail então aqui estão os 2 links:

    http://www.youtube.com/watch?v=VZEt6-tWXmc

    http://www.youtube.com/watch?v=zhOgDTph6z0

    Alexandra Victória 6ª C

    ResponderExcluir