quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Aprender Geografia


     Estudar, aprender ou conhecer Geografia é algo que você com certeza já fez quando, ainda criança, começou a perceber a paisagem que o rodeava.
       Observar as nuvens, as estrelas, as montanhas, os rios, o mar, reconhecer a rua em que mora, diferenciar algumas árvores de outras, perceber que o trânsito torna-se mais complicado em certas horas do dia, sentir que a poluição aumentou, relacionar as variações do tempo com as estações do ano, etc: tudo isso é, sem dúvida, aprender geografia. 
      A diferença entre o que você fez até agora e o que fará durante este ano escolar é que você começará a estudar a paisagem de forma mais organizada, estabelecendo relações entre os fenômenos, buscando as causas que os produziram e, principalmente, analisando as suas consequências.
Antes, a intenção era apenas reconhe­cer a paisagem. Agora, o objetivo é entender a mesma paisagem através de uma postu­ra científica, utilizando as ferramentas que a geografia nos dá: os conceitos corretos, as de­finições precisas e determinadas formas de análise.
Esse processo de conhecimento que você está iniciando vai se prolongar por toda a sua vida escolar e continuará mais além, pois, como cidadão, você deverá conhecer a realidade para poder participar ativamente do desenvolvimento de toda a sociedade.



2 comentários:

  1. professora a aula de hoje foi muito boa , tomara que todas aulas sejam assim!!alem disso eu tenho uma pergunta de uma coisa que eu vi em um site que é assim: A paisagem não é espaço, pois se tirarmos a paisagem de um determinado lugar, o espaço não deixará de existir!!a minha pergunta é,tem jeito de tirar uma paisagem (como diz o site) ou acontece apenas uma transformação na paisagem?? site :http://pt.wikipedia.org/wiki/Paisagem

    ResponderExcluir
  2. Tem sim Guilherme, se você retira, por exemplo, a vegetação de uma determinada área, você retirou a paisagem, porém, fica o espaço onde esta paisagem estava inserida.
    Fico feliz por você ter gostado da minha aula. Prometo que todas serão bem agradáveis.. Abraços...

    ResponderExcluir