terça-feira, 5 de junho de 2012

Pontos importantes para a AV4 do 7º Ano

  • Muitas pessoas confundem os termos rural e agrário, porém é preciso lembrar que o rural diz respeito ao campo, ao espaço não urbano, enquanto o agrário se refere às atividades primárias: agricultura, pecuária e extrativismo.


  • O espaço rural não sedia apenas atividades agrárias. Nele também se localizam outras atividades, que vêm se multiplicando nas últimas décadas. É o chamado “novo rural brasileiro.” Nesse novo rural, além das atividades agropecuárias, podemos encontrar também: hotéis-fazendas, turismo rural e ecológico, clínicas de repouso, (spas), colônias de férias, condomínios ou fábricas isolados, comércio de pequeno porte, etc.

  • Urbanização significa um crescimento do meio urbano proporcionalmente maior do que o do meio rural, ou seja, representa uma migração gradativa da população do campo para a cidade. O crescimento urbano consiste na expansão das cidades e pode existir sem que, necessariamente haja urbanização. Ocorre quando o crescimento urbano é superior ao rural, ou seja, quando há migrações rural-urbanas e a população das cidades aumenta proporcionalmente em relação à do campo.

  • O processo de urbanização do Brasil, fruto de uma industrialização tardia em uma sociedade na qual a renda está muito concentrada nas mãos de uma minoria, trouxe uma série de problemas urbanos. Dentre eles podemos citar: carência de moradia popular, precariedade do transporte coletivo, carência de infraestrutura urbana, violência urbana, aumento nas taxas de desemprego.

  • Vimos que algumas cidades vivem ou se desenvolvem em função do comércio, outras em função das indústrias que nelas existem, outras dependem basicamente do turismo, e assim por diante. Podemos reconhecer várias funções principais: 
  • Função político-administrativa: quando a cidade depende basicamente de sediar órgãos públicos, principalmente governos: Brasília.
  • Função industrial: quando a cidade cresce principalmente por causa das indústrias. Por exemplo: São Paulo, Volta redonda, Cubatão....
  • Função comercial: quando a cidade vive basicamente em torno do comércio. Ex: Paraguai
  • Função portuária: quando a cidade se destaca pela importância do seu porto. Ex: Santos
  • Função turística: Quando a cidade vive principalmente do turismo. Ex: Búzios, Guarapari....
  • Função religiosa:  quando a cidade depende basicamente  da sua importância religiosa.Ex: Fátima, Aparecida, Meca....

11 comentários:

  1. Alessandra eu ainda nao consegui entender o Novo Rural! O espaço só pode ser chamado de NOVO RURAL se tiver estabelecimentos que normalmente ficam na cidade??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, eu avho que é assim café.

      Excluir
    2. Novo Rural é quando a população rural daqui a alguns anos se dedique a atividades não agrárias (tipo Hotéis-fazendas, colônia de férias,SPAS,etc).Espero ter ajudado (:

      Excluir
    3. As atividades desenvolvidas no campo sem ser a agricultura e a pecuária recebem o nome de NOVO RURAL, porque só ultimamente foi cedido espaço para ela.

      Excluir
  2. Faltou a função militar que são as cidades que abrigam instalações militares! Como ex: Natal, Rio Grande do Norte, e Resende no RJ. E a função universitária que é quando uma cidade depende bastante das universidades que atraem um grande número de pessoas e movimentam seu comércio.. Ex: Viçosa e São Carlos. Espero ter colaborado! - Luísa Fernandes 7 ano D

    ResponderExcluir
  3. Vou estudar por estes pontos importantes! Ajudam muito na hora de estudar! Parabéns pela organização no blog Alessandra!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Alessandra
    Vou estudar tudo isso para fechar a prova

    ResponderExcluir
  5. Daniel Leite passou por aqui e curtiu seu status.

    ResponderExcluir