quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Indústria Brasileira

As diversas  atividades econômicas se integram em um ciclo, desde a produção da matéria-prima até o consumidor final.
Ao longo do processo de industrialização no Brasil, ocorrido sobretudo a partir de 1930, a atividade industrial se concentrou nas áreas urbanas, contribuindo para o rápido processo de urbanização do país.
Descreva as mudanças ocorridas em nosso país após o processo de industrialização e faça um breve histórico acerca deste processo. Lembre-se de relacionar os problemas ambientais gerados pela indústria e propor soluções.

41 comentários:

  1. A partir de 1930 se intensificou à produção industrial e sua maior concentração foi na região sudeste.
    Em 1931, o Governo Federal anunciou a determinação de implantar indústrias de bens intermediários no país, para sustentar outros tipos de indústria.
    Entre 1939 e 1945 , o governo brasileiro também passou a investir grandes somas de capitais no setor energético , fundamental para a industrialização.
    A partir de 1956, o Plano de Metas do Governo Federal, que tinha como slogan "50 anos em 5" , pretendia ampliar e acelerar o desenvolvimento econômico do Brasil.
    Com a Ditadura Militar a partir de 1964 , a economia tornou-se ainda mais dependente de investimentos estatais e do capital estrangeiro.
    A década de 1990 foi marcada pela inserção do Brasil no processo de globalização , acompanhado de uma reestrutura econômica , com destaque para a privatização.
    Na década de 1990 foi um período de recuperação e de modernização para competir com os produtos importados.
    Atualmente, temos um novo modelo de desenvolvimento industrial, gerando uma nova organização do espaço geográfico.
    As indústrias liberam gases que poluem o ar , prejudicando as condições de saúde da população, especialmente a do dos centros urbanos . As consequências são irritação nos olhos , doenças respiratórias e queda da resistência às infecções.
    Existem leis que obrigam as indútrias a diminuirem esses impactos no meio ambiente. Para isso, elas têm que tomar medidas como colocar filtros de ar e tratar a água antes de despejá-la nos rios.Também precisam identificar a possibilidade de reciclagem das embalagens de seus produtos.
    Para que essas leis sejam cumpridas , é importante que todos fiquem atentos e denunciem as irregularidades aos orgãos responsáveis.

    DUPLA: Ana Júlia C.F.Germano e Izabela C. Miranda - 701

    ResponderExcluir
  2. A atividade industrial se concentrou nas áreas urbanas, contribuindo para o rápido processo de urbanização do país.As indústrias liberam gases que poluem o ar, prejudicando as condições de saúde da população, especialmente a dos centros urbanos;outro impacto ambiental gerado pela atividade industrial é o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos restantes da produção.Existem leis que obrigam as indústrias a diminuírem esses impactos no meio ambiente.Para isso, elas têm que tornar medidas como colocar filtros de ar e tratar a água antes de despejá-la nos rios.Também precisam identificar a possibilidade de reciclagem das embalagens de seus produtos. Ális Emanuel

    ResponderExcluir
  3. Após o processo de industrialização ocorreu muitas mudanças como o aumento da infraestrutura urbana e rural, mesmo assim essa infraestrutura continua precária. O mercado consumidor cresceu tanto internamente quanto externamente. E o aumento da mão de obra foi bastante extenso. O desemprego caiu e a renda familiar aumentou, a pobreza diminuiu e a poluição aumentou pois a industria liberava resíduos sólidos e líquidos e gases poluentes. Mas hoje com a modernização industrial ,e a desconcentração industrial pelos incentivos fiscais algumas coisas vão revertendo. Um ótimo exemplo é o desemprego pois com o trabalho mecânico as industrias não necessitam muito do trabalho braçal que é caro e menos produtivo e lucrativo.
    Observações: A partir de 1930 a produção industrial se intensificou.
    De 1930 a 1955- ouve grandes acontecimentos com a determinação do governo federal para implantar a industria.
    De 1956 a 1990- ouve o plano de metas de " 50 anos em 5" a ditadura militar e o Milagre Brasileiro.
    De 1990 até os dias de hoje _ foi um período de recuperação e desenvolvimento tecnológicos nas industrias.
    Como já dissemos anteriormente os problemas ambientais gerados pelas industrias são bem graves e com leis mais rígidas e mais fiscalização podemos controla-los melhor.
    Maria Clara Chaves(24) & Ana Clara Perazzio(4) Turma: 701

    ResponderExcluir
  4. 1929- crise de 1929 criou dificuldades para importação de produtos industrializados. 1930- produção industrial se intensificou e assumiu importância crescente na economia nacional.
    1931- Governo federal anunciou a determinação de implantar industrias de bens intermediários no país.
    1939-1945- Segunda guerra mundial favoreceu a industria nacional
    1956-Plano de metas do governo federal (50 anos em 5),pretendia ampliar e acelerar o desenvolvimento economico no Brasil, por meio de uma industrialização rapida.
    1968-1973-(Ditadura militar) A economia brasileira tornou-se ainda mais dependente de investimentos estatais e do capital estrangeiro. Vivenciou-se um período de grande crescimento econômico conhecido como "milagre brasileiro"
    1980-Marcada pela crise "década perdida", a produção industrial brasileira estagnou e os investimentos diminuíram.
    1990-Marcada pela inserção do Brasil no processo de globalização, com destaque para a privatização.Também foi um período de recuperação e de modernização para competir com produtos importados.
    Atualmente-Hoje em dia temos um novo modelo de desenvolvimento industrial,gerando uma nova organização do espaço geográfico (desconcentração industrial).

    Cecília Franco e Arthur Tedesco
    números 8 e 6 turma 701


    ResponderExcluir
  5. As indústrias no Brasil se desenvolveram a partir de mudanças estruturais de caráter econômico, social e político, que ocorreram principalmente nos últimos trinta anos do século XIX. O conjunto de mudanças aconteceu especialmente nas relações de trabalho, com a expansão do emprego remunerado que resultou em aumento do consumo de mercadorias, a abolição do trabalho escravo e o ingresso de estrangeiros no Brasil como italianos, alemães, japoneses, dentre muitas outras nacionalidades, que vieram para compor a mão de obra, além de contribuir no povoamento do país, como ocorreu na região Sul. Um dos maiores acontecimentos no campo político foi a proclamação da República. Diante desses acontecimentos históricos, o processo industrial brasileiro passou por quatro etapas.
    A primeira etapa ocorreu com o Brasil na epoca colonial entre 1500 e 1808. Assim, a metropole não aceitava a implantação de industrias, e a produção tinha regime artesanal.
    A segunda etapa correspondia a uma fase que se desenvolveu entre 1808 a 1930, que ficou marcada pela chegada da família real no Brasil. Nesse periodo foi aceita a permissão para a implantação de industrias.
    A terceira ocorreu entre 1930 e 1955, momento em que a indústria recebeu muitos investimentos dos ex-cafeicultores e também em logística. Assim, houve a construção de vias de circulação de mercadorias, matérias-primas e pessoas, proveniente das evoluções nos meios de transporte que facilitaram a distribuição de produtos para várias regiões do país (muitas ferrovias que anteriormente transportavam café, nessa etapa passaram a servir os interesses industriais).
    A quarta etapa teve início em 1955, e segue até os dias de hoje. Essa fase foi promovida inicialmente pelo presidente Juscelino Kubitschek, que promoveu a abertura da economia e das fronteiras produtivas, permitindo a entrada de recursos em forma de empréstimos e também em investimentos com a instalação de empresas multinacionais.
    Hoje as industrias no Brasil trazem muitos problemas como poluição no ar, ela também traz doenças trazidas pela água, como, diarreia, hepatite , micoses, alergias, entre outras,além de causar a mortandade de espécies animais.
    Marques Heleno e Dante Pereira.

    ResponderExcluir
  6. O crescimento do sudeste, que era chamativo, pelo café. Ouve um momento que ocorreu uma crise devida a concorrência entre países vendedores de café
    Mas tudo isso fez gerar muitas indústrias de consumo não duráveis sobretudo de produtos alimentares, tecidos, bebidas, etc. Como não havia indústrias de bens de capital no país, as máquinas utilizadas eram importadas criando uma dependência com outros países. Com isso somente a partir da década de 1930 a produção industrial se intensificou e assumiu importância crescente na economia nacional. Brasil participava do comércio internacional exclusivamente como exportador de produtos primários.
    Por caus do crescimento rápido e desorganizado do sudeste, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro tiveram problemas com periferias e favelas (periferias são bairros afastados do centro da cidade e que na maioria das vezes não recebem serviços públicos como coleta de lixo, esgoto e transporte público), (favelas são formadas por casas improvisadas, construídas com diversos materiais. Elas geralmente surgem nas áreas inadequadas para a construção de moradias, como e muros ou em margens de rios.

    CONSEQUÊNCIA

    As consequências geradas:
    As industrias liberam gases que poluem o ar, que causa problemas respiratorios nos habitantes

    Fellipe dutra e Eduardo José
    turma 701numeros 13 e 14

    ResponderExcluir
  7. A industrialização brasileira foi tardia porém acelerada,o plano de metas que previa atingir uma industrialização de 50 anos foi realizada em 5 anos e esse fato deve mudanças:
    *O Brasil possuia poucas industrias, poucas industria,a partir da década de 1930 a produção industrial se intensificou e assumiu parte importante na economia nacional. Ate então o Brasil praticou o comercio internacional.
    *O Brasil sofreu mudanças negativas também como na poluição por exemplo.
    Uma mudanças que a gente propõe é que coloca-se filtro nas chaminés das industrias para diminuir ou não aumentar a poluição.
    Luca 22 e Luiz 23 Turma 701

    ResponderExcluir
  8. No início do século XX o Brasil possuía poucas industrias que,em destaque os bens materiais não duráveis como : alimentos, produtos,bebidas,calçados,tecidos e entre outros. A industria em 1930 intensificou e assumiu a importância na economia nacional. Nessa década o Brasil começou a participar do comercio internacional como exportador de produtos agrícolas e minérios. A exportação de produtos primários criou dificuldades logo após a crise de 1929. Foram criadas varias industrias de bens intermediários em nosso pais para sustentar outros tipos de industrias, por tanto só foram tomadas medidas em 1937 a 1945 durante o período político. Durante a segunda guerra mundial exerceu significativa influencia no processo de industrialização do Brasil, isso porque os principais países industrializados passaram a importar produtos brasileiros incentivando a produção interna . Durante a segunda guerra podemos destacar também os presidentes Juscelino Kubtschek e Getúlio Vargas. Durante a de cada de 1964 a economia brasileira tornou - se mais dependente de investimentos estatais e do capital estrangeiro. O período de 1980 foi marcado uma crise co estagnações das principais atividades econômicas elevados indicies inflacionários desempregados acentuado. A década de 1990 foi marcada pela inserção do Brasil no processo de globalização,acompanhado de uma reestruturação econômica, com destaque para privatização.
    Camyla Fernandes
    Nicolle Perazzio
    Turma : 701

    ResponderExcluir
  9. Desde a industrialização do nosso país houve varias mudanças como: Proximidade dos centros de comércio e venda de produtos, existência de infraestrutura, maior disponibilidade de mão de obra. Mas as industrialização também tem seu lado ruim, as indústrias poluem muito, quanto poluição dos rios e lagos porque jogam todos os lixos lá, e também pelo fato da poluição do ar, por não usar filtros em suas chaminés. A solução disso é usar filtros quanto nos canos que jogam lixo nos rios e lagos quanto nas chaminés que poluem o ar.
    Leonardo Fernandes e Felipe Barbalho 702

    ResponderExcluir
  10. Causas da industria

    As industrias liberam gases que poluem o ar, prejudicando as condições de saúde da população, especialmente a dos centros urbanos.

    -Proximidade dos centros de comércio e venda de produtos: muitas fábricas se instalavam nas cidades onde se concentravam os consumidores.
    -Existência da infraestrutura: as cidades contavam com a infraestrutura necessária para instalação das fabricas.
    -Maior disponibilidade de mão de obra: muitas industrias se instalavam nas cidades por haver uma grande concentração de pessoas que poderiam tornar-se mão de obra assalariada nas fábricas.

    Soluções

    - Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.

    - Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica e solar. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.

    NOMES: GABRIEL E WELINGTON TURMA: 702

    ResponderExcluir
  11. O processo de industrialização no Brasil foi tardia e acelerado. As industrias se concentraram nos grandes centros urbanos. Com a industrialização,a economia do país melhorou muito,a importação de mercadorias cresceu. A modernização da industria contribuiu para que o Brasil exportasse seus produtos.
    O meio ambiente também se modificou por conta da poluição de gases liberados pelas industrias. Os mesmos, são lançados para o ar em grande quantidade, prejudicando as condições de saúde da população. Outro impacto gerado pela industria é o acumulo de lixo,que polui a água e o solo.
    Na minha opinião,deveria haver um sistema de armazenamento para os gases e outros produtos tóxicos eliminados pelas industrias. Se esse sistema existisse,a condição de saúde da população e o meio ambiente teriam uma mudança significante.
    Por : Maria Eduarda Nunes Leite e Giovanna - 702

    ResponderExcluir
  12. Algumas das mudanças ocorridas em nosso país após o processo de industrialização são:
    A proximidade dos centros de comércio e venda de produtos: Muitas fábricas se instalavam nas cidades, onde se concentravam os consumidores e os estabelecimentos comerciais responsáveis pela venda dos produtos;
    Existência de infraestrutura: As cidades contavam com a infraestrutura necessária para instalação das fábricas,como as vias e meios de transporte e as redes elétricas;
    Maior disponibilidade de mão de obra: Muitas indústrias se instalavam nas cidades por haver uma grande concentração de pessoas que poderiam tornar-se mão de obra assalariada nas fábricas.
    Um dos problemas ambientais gerados pela indústria é:
    Os gases que elas liberam poluem o ar, prejudicando as condições de saúde da população, especialmente a dos centros urbanos.As partículas inaláveis, presentes na fuligem lançada por veículos e por chaminés industriais, além de irritar os olhos, causam doenças respiratórias crônicas e queda da resistência às infecções.
    O que se pode fazer para acabar com isso?
    Existe leis que obrigam as indústrias a diminuírem esses impactos no meio ambiente. Para isso, elas tem que tomar medidas como colocar filtros de ar e tratar água antes de despeja-la nos rios. Também precisam identificar a possibilidade de reciclagem das embalagens de seus produtos. Pode-se também afastar as indústrias dos centros urbanos.

    Alunas: Maria Eduarda Rodrigues e Gabriella
    Números: 23 e 09
    Turmas: 702

    ResponderExcluir
  13. A indústria é a atividade econômica que consiste na transformação da matéria-prima em produtos que serão utilizados pela população ou pela própria indústria.
    A indústria ajudou nas ofertas de emprego, no crescimento das cidades, na transformação de matéria-prima em bens intermediários, na industrialização de produtos em bens de consumo duráveis como carros, aviões, computadores, e bens de consumo não duráveis como roupas, alimentos, e remédios.
    Arthur Rodrigues:4 /Tomás Lana:26
    Turma: 702

    ResponderExcluir
  14. A industria trouxe vários benefícios como empregos e aumentando a população urbana no Brasil e ajudando na industrialização e urbanização brasileira.
    Também trouxe muitos prejuízos como: poluição dos rios e afluentes com resíduos tóxicos e lixos industriais elas também liberam gazes que prejudicam a saúde. Leonardo Rodrigues & Lucas Souto

    ResponderExcluir
  15. Antes da industrialização o Brasil tinha como principal atividade econômica a cafeicultura. As indústrias chegaram ao Brasil no início do século XX se concentrando na região Sudeste, ainda não existiam muitas indústrias. O Brasil importava máquinas e matéria-prima tendo uma dependência em relação aos países mais industrializados. A partir de 1930 a produção industrial se intensificou.
    O Governo Federal passou a investir na industrialização do país e implantou indústrias de bens intermediários. Em 1942 criou a Companhia Vale do Rio Doce. A Segunda proporcionou muitas dificuldades exportação e importação, o que ajudou a substituição de importações por produtos nacionais. Em 1953, foi criada a Petrobras, uma empresa estatal.
    A partir de 1956, o Governo Federal criou o Plano de Metas (slogan "50 anos em 5") que pretendia ampliar e acelerar o processo econômico por meio de uma industrialização rápida. A Ditadura Militar fez com que o Brasil torna-se mais independente, livre de investimentos estatais e do capital estrangeiro.
    Em 1990 o Brasil foi inserido no processo de globalização (crescimento interdependente entre países, governos, empresas e povos do mundo) junto com a reconstrução econômica com destaque para a privatização. Foi uma década de recuperação e modernização.
    Atualmente temos um novo modelo de processo industrial causado pela desconcentração industrial. O Brasil é um dos países emergentes que atrai indústrias de bens de consumo duráveis (principalmente a automobilística).
    A atividade industrial gera muitos problemas ambientais como: a poluição do ar, acúmulo de lixo sólido e poluição das águas por efluentes (rejeitos líquidos). As indústrias devem seguir as leis, que obrigam a colocar filtros de ar, tratar a água antes de despejá-la nos rios e reciclar as embalagens.
    Maria Eduarda Nacif e Vitória Luiza- 702

    ResponderExcluir
  16. Problemas ambientais:
    1° As industrias liberam gases que poluem o ar prejudicando as condições de saúde da população
    2° O acumulo de lixo solido como embalagem de plástico,papel e metal e de produtos químicos restantes
    3° Poluição das águas por efluentes (rejeitos líquidos) industriais afeta diretamente a saúde da população provocando doenças como diarreias hepatite micoses entre outros
    Como podemos solucionar?
    Existem leis que obrigam as indústrias a diminuírem esses impactos no meio ambiente para isso elas tem que tomar medidas como cortar filtros de ar e tratar água antes de despeja-la no rio
    De 1930 até hoje as mudanças por causa da industrialização foram;
    1° a produção industrial se intensificou e assumiu importância crescente na economia nacional
    2° surgiram varias companhia siderúrgica nacional
    3° A ditadura militar tornou a economia brasileira ainda mais dependente de investimentos estatais e do capital estrangeiro
    Gustavo Negri & Arthur Batalha

    ResponderExcluir
  17. No século xx o Brasil possuía poucas fabricas, a maioria delas eram de consumo de bens não duráveis.
    Somente a partir da década 1930 a produção industrial, assumiu importância crescente na economia nacional.
    A segunda guerra mundial exerceu significativa influencia no processo de industrialização no Brasil, como o mesmo não participava da guerra e os países da Europa precisavam de produtos para sua sobrevivência , o Brasil começou a importar produtos para eles.
    A industrialização do Brasil foi retardatária e acelerada, que trouxe vários problemas de infraestrutura.
    O início, o processo de industrialização no Brasil caracterizou-se pela concentração de industrias na região Sudeste principalmente na cidade de São Paulo(considerado um formigueiro humano) e Rio de Janeiro.
    Desde então o governo vem fornecendo os incentivos fiscais para que as industrias se instalem em outras regiões como região norte e nordeste.
    O Brasil é um dos países que esta atraindo industrias de bens de consumo duráveis, como montadora de automóveis .
    Ana Beatriz e Fernanda- 01, 06 - 702

    ResponderExcluir
  18. O processo de industrialização brasileiro foi tardio e acelerado, por isso aconteceu o processo de transformações.O homem desenvolveu várias técnicas e modificou os elementos espaciais, sendo que umas delas foi a industrialização.
    A indústria brasileira promoveu grandes alterações no espaço geográfico como: desmatamento, poluição atmosférica, poluição hídrica, etc. O processo de industrialização não é somente no espaço físico, mas também nos produtos consumidos pela população, nos meios de comunicação, nos meios de transporte, além da infraestrutura desenvolvida pelas atividades.
    As indústrias liberam gases que poluem o ar, prejudicando a saúde da população e dos animais, principalmente nos centros urbanos. As partículas inaláveis presentes na fuligem lançada por veículos e indústrias, causam doenças respiratórias, irritação nos olhos, etc.
    Outro impacto ambiental gerado pelas indústrias é o acumulo de lixos sólidos e produtos químicos gerados pela população.
    Existem leis que obrigam as indústrias a diminuírem essa poluição ao meio ambiente.
    Soluções: As indústrias devem colocar filtros de ar e tratar a água antes de despejá-las nos rios e também identificar a possibilidade de reciclagem de seus produtos.
    Ingrid Aiala e Lívia Andrade- 702

    ResponderExcluir
  19. TRABALHO DE GEOGRAFIA
    NOMES: Laryssa Silva Gonçalves Reis e Rafael Ferreira Calil
    O Brasil é considerado um país em desenvolvimento e seu processo de industrialização foi tardio, retardatário. Outra grande influência, foi a Família Real, que não quis que o Brasil se industrializasse, para que não houvesse competição entre nossos produtos e os produtos da Europa.
    Logo depois, com a vinda da Família Real para o Brasil, eles perceberam que a única atividade econômica era a cafeicultura, então, permitiram que o Brasil se industrializasse.
    Esse foi o primeiro passo para a industrialização do nosso país. Mas não foi só isso. Outro fator que exerceu grande influência no processo de industrialização, foi a Segunda Guerra Mundial. Com a grande preocupação em armamentos dos que participaram da guerra, muitas fábricas e comércios fecharam, assim, abrindo espaço para os produtos brasileiros, que foram exportados e comercializados no próprio país.
    Durante o governo de Getúlio Vargas E Juscelino Kubitchek, o Brasil se industrializou ainda mais com a criação da Petrobrás e o Plano de Metas (50 anos em 5).
    Atualmente, com as muitas indústrias espalhadas pelo Brasil, as consequências são visíveis. O meio ambiente é o mais afetado com isso. A poluição de rios, mares e lençóis subterrâneos,por resíduos descartados nesses locais, são muito grandes. Há também a poluição do ar, pelos resíduos que saem das chaminés de indústrias. Outro impacto ambiental é o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal.

    ResponderExcluir
  20. Até o século XX ,o Brasil possuía poucas industrias duráveis com destaque para bens de consumo não
    Como não avia industrias de bem de capital no pais as maquinas utilizadas eram importadas criando assim uma dependência tecnológica em relação aos países mais industrializados
    Somente a partir da década de 1930 a produção industrial se intensificou no Brasil, que assumiu importância crescente na economia nacional.
    Desde o inicio do processo de industrialização no Brasil caracterizou -se pela concentração na região sudeste principalmente nas cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, favorecidas pelos capitais acumulados com a cafeicultura pelo amplo mercado consumidor.
    A grande crise de 1929 criou dificuldades para a importação de produtos industrializados e para exportação de produtos primários brasileiros especialmente o café, liberando investimentos, mão de obra e infraestrutura para outras atividades, principalmente a industria.
    Em 1931, o governo federal anunciou a determinação de implantar industrias de bem intermediários no pais para sustentar outros tipos de industria.Com tudo, medidas concretas só foram tomadas de 1937 a 1945 durante ao novo estado caracterizado pelo regime político centralizado e autoritário implantado pelo presidente Getúlio Vargas.o governo federal passou a incentivar a extração do petróleo e usinas hidrelétricas.
    De 1956 a 1990 a partir de 56 o plano de meta do governo federal que tinha como eslogan "50 anos em 5" pretendia ampliar e acelerar a industrialização e a economia com estímulos investimentos em infraestrutura(transporte e energia)neste período destacava-se a produção automobilística.
    A década de 1980 foi marcada pela crise com estagnação das principais atividades econômicas, elevados índice inflacionários e desemprego acentuado.
    De 1990 aos dias atuais foi marcado pela globalização e privatização . Este período foi de recuperação de modernização para competir com os outros produtos importados, principalmente China, Coreia do Sul etc.
    O Brasil é um dos países que esta atraindo industrias de bem de consumo duráveis como montadoras automobilísticas por cousa das vantagens fiscais, grande mercado consumidor, busca de diminuição de custos e leis de fiscalização ambientais menos rígidas.
    Problemas ambientais exercidos pela industria:poluição do ar, rios com consequências diretamente na população, como, irritação dos olhos, diarreia, e queda da resistência a infecções.
    alunos: João Victor Magalhães e Gabriel Pitanga Fernandes
    turma:702

    ResponderExcluir
  21. Antes da industrialização e sua modernização, eram mais usadas mão-de-obras para produzir seus próprios bens, e trabalhavam em pequenas industrias, de agricultura para sustentar suas famílias.
    1930- O país passou por várias modificações, modernização do campo e industrialização nos centros urbanos. 1930-1940 - Grandes investimentos de infraestrutura, a indústria nacional cresceu significativamente. 1939-1945 - Finalização da segunda guerra mundial, pois os Europeus estavam necessitando importar produtos industrializados de outros países, entre eles o Brasil. 1953- Com a criação da Petrobrás ocorreu um grande desenvolvimento das indústrias ligadas à produção de gêneros derivados do petróleo.1956-1960 - Durante o governo de JK, o desenvolvimento industrial brasileiro ganhou novos rumos e feições. JK abriu a economia para o capital internacional, atraindo indústrias multinacionais. 1970-1980-1990 - a industrialização do Brasil continuou a crescer, embora, em alguns momentos de crise econômica, ela tenha estagnado. Atualmente o Brasil possui uma boa base industrial, produzindo diversos produtos como, por exemplo, automóveis, máquinas, roupas, aviões, equipamentos, produtos alimentícios industrializados, eletrodomésticos, etc. Apesar disso, a indústria nacional ainda é dependente, em alguns setores, (informática, por exemplo) de tecnologia externa.
    Com todo esse aceleramento de modernização e industrialização, ocorreu muitos aspectos negativos como: Substituição da produção e os problemas ambientais,que são: provocação da contaminação do solo e das águas, erosão dos solos e outros impactos ambientais. Mas também com a dificuldade de acessar a terra e à recursos para nela produzir uma grande porcentagem de pessoas deixou o campo em busca de melhores condições de vida. Para solucionar todo este procedimento é preciso o uso devido de produtos, que evitam contaminação e outros problemas prejudiciais à nossa saúde.
    Dupla: Bianca Batista e Bárbara Correia. - 703


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ATÉ 1930 -Até o início do século xx, o Brasil possuía poucas industrias com destaque para os bens de consumo não duráveis, sobretudo de produtos alimentares, tecidos , bebidas , calçados, perfumaria e vestuário.Como não havia industrias de bens de capital no país ,as máquinas ultilizadas eram importadas , criando uma dependência tecnológica em relação aos países mais industrializados.Desde o início, o processo de industrialização do Brasil caracterizou-se pela concentração na região sudeste.

      DE 1930 A 1955-A grande crise de 1929 criou dificuldades para a importação de produtos industrializados e para exportação de produtos primários brasileiros, especialmente o café(principal produto de exportação do Brasil até então ),liberando investimentos mão de obra e infraestrutura para outra atividades , principalmente a indústria.

      DE 19560 A 1990-A partir de 1956, o plano de metas do governo federal, que tinha como slogan “50 anos em 5” , pretendia ampliar e acelerar o desenvolvimento econômico do Brasil por meio de uma industrialização rápida, com estímulos á instalação de multinacionais e amplos investimentos em infraestrutura(transporte e energia).

      DE 1990 AOS DIAS ATUAIS-A década foi marcada pela inserção do Brasil no processo de globalização acompanhado de uma reestruturação econômica , com destaque para privatização.Atualmente temos um novo modelo de desenvolvimento industrial , gerando uma nova organização do espaço geográfico.A automação das empresas com uma nova distribuição espacial das industrias é um aspecto marcante das industrias marcado pela desconcentração industrial.

      INDÚSTRIA E AMBIENTE
      As indústrias liberam gases que poluem o ar ,prejudicando as condições de saúde da população especialmente os centros urbanos.
      Existem leis que que obrigam as indústria a diminuírem esses impactos no meio ambiente colocando filtros de ar e tratando a água antes de despejá-las nos rios.
      Outro impacto ambiental é o acúmulo de lixo sólido como plástico papel e metal.
      A poluição das águas por efluentes industriais afeta diretamente a população provocando doenças como diarréia ,micoses ,alergias entre outras.
      É IMPORTANTE QUE TODOS FIQUEM ATENTOS E DENUNCIEM AS IRREGULARIDADES AOS ORGÃOS RESPONSÁVEIS.
      maria fernanda 701

      Excluir
    2. ATÉ 1930 -Até o início do século xx, o Brasil possuía poucas industrias com destaque para os bens de consumo não duráveis, sobretudo de produtos alimentares, tecidos , bebidas , calçados, perfumaria e vestuário.Como não havia industrias de bens de capital no país ,as máquinas ultilizadas eram importadas , criando uma dependência tecnológica em relação aos países mais industrializados.Desde o início, o processo de industrialização do Brasil caracterizou-se pela concentração na região sudeste.

      DE 1930 A 1955-A grande crise de 1929 criou dificuldades para a importação de produtos industrializados e para exportação de produtos primários brasileiros, especialmente o café(principal produto de exportação do Brasil até então ),liberando investimentos mão de obra e infraestrutura para outra atividades , principalmente a indústria.

      DE 19560 A 1990-A partir de 1956, o plano de metas do governo federal, que tinha como slogan “50 anos em 5” , pretendia ampliar e acelerar o desenvolvimento econômico do Brasil por meio de uma industrialização rápida, com estímulos á instalação de multinacionais e amplos investimentos em infraestrutura(transporte e energia).

      DE 1990 AOS DIAS ATUAIS-A década foi marcada pela inserção do Brasil no processo de globalização acompanhado de uma reestruturação econômica , com destaque para privatização.Atualmente temos um novo modelo de desenvolvimento industrial , gerando uma nova organização do espaço geográfico.A automação das empresas com uma nova distribuição espacial das industrias é um aspecto marcante das industrias marcado pela desconcentração industrial.

      INDÚSTRIA E AMBIENTE
      As indústrias liberam gases que poluem o ar ,prejudicando as condições de saúde da população especialmente os centros urbanos.
      Existem leis que que obrigam as indústria a diminuírem esses impactos no meio ambiente colocando filtros de ar e tratando a água antes de despejá-las nos rios.
      Outro impacto ambiental é o acúmulo de lixo sólido como plástico papel e metal.
      A poluição das águas por efluentes industriais afeta diretamente a população provocando doenças como diarréia ,micoses ,alergias entre outras.
      É IMPORTANTE QUE TODOS FIQUEM ATENTOS E DENUNCIEM AS IRREGULARIDADES AOS ORGÃOS RESPONSÁVEIS.
      maria fernanda 701

      Excluir
    3. ATÉ 1930 -Até o início do século xx, o Brasil possuía poucas industrias com destaque para os bens de consumo não duráveis, sobretudo de produtos alimentares, tecidos , bebidas , calçados, perfumaria e vestuário.Como não havia industrias de bens de capital no país ,as máquinas ultilizadas eram importadas , criando uma dependência tecnológica em relação aos países mais industrializados.Desde o início, o processo de industrialização do Brasil caracterizou-se pela concentração na região sudeste.

      DE 1930 A 1955-A grande crise de 1929 criou dificuldades para a importação de produtos industrializados e para exportação de produtos primários brasileiros, especialmente o café(principal produto de exportação do Brasil até então ),liberando investimentos mão de obra e infraestrutura para outra atividades , principalmente a indústria.

      DE 19560 A 1990-A partir de 1956, o plano de metas do governo federal, que tinha como slogan “50 anos em 5” , pretendia ampliar e acelerar o desenvolvimento econômico do Brasil por meio de uma industrialização rápida, com estímulos á instalação de multinacionais e amplos investimentos em infraestrutura(transporte e energia).

      DE 1990 AOS DIAS ATUAIS-A década foi marcada pela inserção do Brasil no processo de globalização acompanhado de uma reestruturação econômica , com destaque para privatização.Atualmente temos um novo modelo de desenvolvimento industrial , gerando uma nova organização do espaço geográfico.A automação das empresas com uma nova distribuição espacial das industrias é um aspecto marcante das industrias marcado pela desconcentração industrial.

      INDÚSTRIA E AMBIENTE
      As indústrias liberam gases que poluem o ar ,prejudicando as condições de saúde da população especialmente os centros urbanos.
      Existem leis que que obrigam as indústria a diminuírem esses impactos no meio ambiente colocando filtros de ar e tratando a água antes de despejá-las nos rios.
      Outro impacto ambiental é o acúmulo de lixo sólido como plástico papel e metal.
      A poluição das águas por efluentes industriais afeta diretamente a população provocando doenças como diarréia ,micoses ,alergias entre outras.
      É IMPORTANTE QUE TODOS FIQUEM ATENTOS E DENUNCIEM AS IRREGULARIDADES AOS ORGÃOS RESPONSÁVEIS.
      maria fernanda 701

      Excluir
  22. Industrialização no Brasil

    O conjunto de mudanças aconteceu especialmente nas relações de trabalho, com a expansão do emprego remunerado que resultou em aumento do consumo de mercadorias, a abolição do trabalho escravo e o ingresso de estrangeiros no Brasil como italianos, alemães, japoneses, dentre muitas outras nacionalidades, que vieram para compor a mão de obra, além de contribuir no povoamento do país, como ocorreu na região Sul.
    Um dos maiores acontecimentos no campo político foi a proclamação da República. Diante desses acontecimentos históricos, o processo industrial brasileiro passou por quatro etapas.
    • Primeira etapa: essa ocorreu entre 1500 e 1808, quando o país ainda era colônia. Dessa forma, a metrópole não aceitava a implantação de indústrias (salvo em casos especiais, como os engenhos) e a produção tinha regime artesanal.
    • Segunda etapa: corresponde a uma fase que se desenvolveu entre 1808 a 1930, que ficou marcada pela chegada da família real portuguesa em 1808
    • Terceira etapa: período que ocorreu entre 1930 e 1955, momento em que a indústria recebeu muitos investimentos dos ex-cafeicultores e também em logística
    • Quarta etapa: teve início em 1955, e segue até os dias de hoje. Essa fase foi promovida inicialmente pelo presidente Juscelino Kubitschek, que promoveu a abertura da economia e das fronteiras produtivas, permitindo a entrada de recursos em forma de empréstimos e também em investimentos com a instalação de empresas multinaciona

    Nomes:Júlia Minelli-11 e Letícia Martinez - 12
    turma : 703

    ResponderExcluir
  23. O Brasil é considerado um país emergente ou em desenvolvimento. Apesar disso, está quase um século atrasado industrialmente e tecnologicamente em relação às nações que ingressaram no processo de industrialização no momento em que a Primeira Revolução Industrial entrou em vigor, como Inglaterra, Alemanha, França, Estados Unidos, Japão e outros.
    As indústrias no Brasil se desenvolveram a partir de mudanças estruturais de caráter econômico, social e político, que ocorreram principalmente nos últimos trinta anos do século XIX. Quando se fala em industrialização do Brasil é bom ressaltar que tal processo não ocorreu em nível nacional, uma vez que a primeira região a se desenvolver industrialmente foi a região Sudeste.
    Com o passar dos anos, ficou cada vez mais caros os impostos na região Sudeste. Por causa desse fator, iniciou a desconcentração industrial. Desconcentração industrial é o nome dado ao processo que se caracteriza tanto pela diminuição do ritmo de crescimento da industria nos grandes centros urbanos como pelo aumento do numero de empresas que preferem transferir suas atividades, instalando novas unidades de produção em cidades menores, geralmente no interior.
    Infelizmente nosso planeta é afetado por vários problemas ambientais, muitos deles provocados por diversas ações humanas. Como: poluição do ar, do solo, desmatamento, poluição dos rios, etc.
    Beatriz Peres, numero 4-703

    ResponderExcluir
  24. A primeira e grande modificação da industrialização foi a reconfiguração social, através do aparecimento de duas classes antagônicas: a burguesia e o proletariado. Além disso, o pagamento do trabalho passou a ser feito mediante salário. A estrutura das cidades também sofreu mudanças, uma vez que o fluxo de pessoas que trabalhavam nas fábricas promoveu uma aumento populacional na zona urbana. Outro ponto que merece destaque é a mudança na concepção de trabalho e de tempo útil. Na verdade, espaço geográfico está em constante transformação.
    Durante o período colonial, o território brasileiro foi ocupado e organizado para empreendimentos de exploração, e não de colonização. A atividade econômica predominante era a monocultura de produtos tropicais para exportação, praticada em grandes propriedades rurais e com mão-de-obra escrava. A maior parte dos capitais obtidos nessa atividade era remetida para Portugal, que mantinha sua grande colônia com a função exclusiva de fornecer mercadorias agrícolas ou minera
    A passagem do capitalismo comercial para o industrial, iniciada pelo Reino Unido a partir da segunda metade do século XVIII, pouco interferiu nas economias do Brasil e de Portugal. A colônia continuou a fornecer produtos agrícolas para a metrópole, que os comercializava com outros países. Nesse período, qualquer tentativa de implantar indústrias no país, por mais rudimentares que fossem, era combatida pela Coroa para assegurar que o maior volume possível de mercadorias britânicas fosse vendido na colônia por Portugal, garantindo-lhe elevados lucros. Além dos interesses comerciais, tentava-se impedir o surgimento de uma elite econômica que reivindicasse liberdade política (independência).
    As indústrias liberam gases que poluem o ar, prejudicando as condições de saúde da população, especialmente a dos centros urbanos;outro impacto ambiental gerado pela atividade industrial é o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos restantes da produção.Existem leis que obrigam as indústrias a diminuírem esses impactos no meio ambiente.Para isso, elas têm que tornar medidas como colocar filtros de ar e tratar a água antes de despejá-la nos rios.Também precisam identificar a possibilidade de reciclagem das embalagens de seus produtos.

    Vitoria Miranda e Nayla Lopes
    Turma 703

    ResponderExcluir
  25. As principais mudanças ocorreram em relação ao trabalho, o aumento de consumo de mercadoria, abolição do trabalho escravo, o início do trabalho assalariado, e migração de estrangeiros para compor a mão de obra.
    Até 1930 o Brasil tinha poucas indústrias com destaque as de bens de consumo não duráveis, não havia indústrias de bens de capital, por isso as maquinas utilizadas eram importadas, desde do início a industrialização começou na região sudeste, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro, que já era favorecida pelos capitais acumulados pela cafeicultura, pelo mercado consumidor, mão de obra e infraestrutura.
    De 1930 a 1955 o governo federal anunciou a determinação de implantar indústrias de bens intermediários para sustentar outro tipo de indústria.Na segunda guerra mundial proporcionou dificuldades de importação, favorecendo a industria nacional.
    De 1956 a 1990 o governo tinha um plano de metas que pretendia acelerar o desdenvolvimento econômico brasileiro, com estímulos à instalação de multinacionais a ditadura militar tornou a economia brasileira mais dependente de investimentos estatais e de capital estrangeira.
    De 1990 até aos dias de hoje foi marcada pela inserção do Brasil do processo de globalização acompanhado de uma reestruturação econômica com destaque para privatização.
    As indústrias liberam gases que poluem o ar podendo afetar a saúde da população podendo causar doenças respiratórias para que isso não aconteça as indústrias devem colocar filtros em suas chaminés, a poluição das águas por rejeitos líquidos afeta a população podendo causar doenças como diarreia hepatite,micose e alergia.


    ResponderExcluir
  26. Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil.Muitos cafeicultores começaram a investir parte dos lucros em estabelecimentos industriais,principalmente nas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro.Durante todo o processo de industrialização dois presidentes que se destacaram: Getulio Vargas e Juscelino Kubitschek
    Foi durante o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945) que a indústria brasileira ganhou um grande impulso.O governo Vargas inferiu na economia e estimulou o desenvolvimento privilegiando as indústrias nacionais, para não deixar o Brasil cair na dependência externa.Com a criação da Petrobrás (1953), ocorreu um grande desenvolvimento das indústrias ligadas à produção de gêneros derivados do petróleo(borracha sintética, tintas, plásticos, fertilizantes, etc).
    Durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956 -1960) o desenvolvimento industrial brasileiro ganhou novos caminhos e direções. Juscelino abriu a economia para o capital internacional, atraindo indústrias multinacionais.
    Nos anos de 1970 à 1990, a industrialização do Brasil continuou a crescer,embora, tenha alguns momentos de crise econômica.Os aspectos positivos da industrialização no Brasil foram:
    I. O Brasil deixou de ser dependente das exportações de produtos agrícolas.
    II. Os salários nas indústrias, com o tempo, ficaram mais atrativos do que no campo.
    III. A industrialização gerou renda, aumentou o consumo e impulsionou o crescimento da economia brasileira;
    IV. O preço de produtos industrializados passou a ficar mais barato para o consumidor brasileiro. Antes, os manufaturados importados chegavam aos brasileiros a preços exorbitantes, limitando o consumo às classes sociais mais elevadas.
    V. Esse processo gerou mais emprego para a população
    Os aspectos negativos da industrialização são:
    I. Aumentou o êxodo rural, criando uma alta concentração populacional nas grandes cidades.
    II. Esse fato gerou problemas sociais (falta de moradia, aumento da violência, etc.)
    III. Aumentou o nível de poluição do ar gerado pelas indústrias. Estas também foram responsáveis, principalmente no século XX, pelo aumento da poluição de rios e contaminação dos solos.
    IV. O uso cada vez mais maior de máquinas e equipamentos tecnológicos fez aumentar o desemprego nas indústrias.
    Hoje em dia no Brasil muitas fabricas deixam os grandes centros urbanos de tradição industrial e se movem para outras regiões.Esse processo se chama Desconcentração industrial.
    Ana Carolina e Julia Meneguelli 703 nº 1 e 10

    ResponderExcluir
  27. Industrialização brasileira.
    A industrialização no Brasil foi tardia, porém acelerada devida a industrialização.
    Com a industrialização o Brasil sofreu muitas mudanças como na área do trabalho, com a expansão do emprego remunerado que resultou em aumento do consumo de mercadorias, a abolição do trabalho escravo, independência de exportações de outros países,a diminuição dos preços de produtos industrializados, a diminuição das áreas de florestas no Brasil, e com a chegada das indústria a poluição veio junto, a industrialização também foi o fator que contribuiu para o crescimento urbano em nosso país, dentre muitas outros acontecimentos.
    As indústrias geram muitos problemas ambientais como a liberação de gases que poluem o ar,prejudicando as condições de saúde da população.As partículas inaláveis,presentes na fuligem lançada por veículos e chaminés industrias,além de irritar os olhos,causam doenças respiratórias crônicas e queda da resistência às infecções.Outro impacto ambiental gerada pela atividade industrial é o acúmulo de lixo sólido e de produtos químicos restantes da produção.A poluição das águas por efluentes industrias afeta diretamente a saúde da população.Algumas soluções para essas poluições é colocar filtros de ar, a reciclagem dos lixos e a filtragem das impurezas das águas, antes de despeja-las nos rios.
    continuação....

    ResponderExcluir
  28. continuação....
    Um dos maiores acontecimentos no campo político foi a proclamação da República. Diante desses acontecimentos históricos, o processo industrial brasileiro passou por quatro etapas.

    • Primeira etapa: ocorreu entre 1500 e 1808, quando o país ainda era colônia. Dessa forma, a metrópole não aceitava a implantação de indústrias e a produção tinha regime artesanal.

    • Segunda etapa: ocorreu entre 1808 a 1930, que ficou marcada pela chegada da família real portuguesa em 1808. Nesse período foi concedida a permissão para a implantação de indústria no país a partir de vários requisitos, dentre muitos, a criação, em 1828, de um tributo com taxas para mercadorias importadas e, em 1844, a taxa tributária denominada de tarifa Alves Branco. Outro fator determinante nesse sentido foi o declínio do café, momento em que muitos fazendeiros deixaram as atividades do campo e, com seus recursos, entraram no setor industrial, que prometia grandes perspectivas de prosperidade. As primeiras empresas limitavam-se à produção de alimentos, de tecidos, além de velas e sabão.

    • Terceira etapa: ocorreu entre 1930 e 1955, momento em que a indústria recebeu muitos investimentos dos ex-cafeicultores e também em logística. Assim, houve a construção de vias de circulação de mercadorias, matérias-primas e pessoas, proveniente das evoluções nos meios de transporte que facilitaram a distribuição de produtos para várias regiões do país.Foi instalada no país a Companhia Siderúrgica Nacional, construída entre os anos de 1942 e 1947, empresa de extrema importância no sistema produtivo industrial, uma vez que abastecia as indústrias com matéria-prima, principalmente metais.

    • Quarta etapa: teve início em 1955, e segue até os dias de hoje. Essa fase foi promovida inicialmente pelo presidente Juscelino Kubitschek, que promoveu a abertura da economia e das fronteiras produtivas, permitindo a entrada de recursos em forma de empréstimos e também em investimentos com a instalação de empresas multinacionais. Com o ingresso dos militares no governo do país, no ano de 1964, as medidas produtivas tiveram novos rumos, como a intensificação da entrada de empresas e capitais de origem estrangeira comprometendo o crescimento autônomo do país, que resultou no incremento da dependência econômica, industrial e tecnológica em relação aos países de economias consolidadas. No fim do século XX houve um razoável crescimento econômico no país, promovendo uma melhoria na qualidade de vida da população brasileira, além de maior acesso ao consumo. Houve também a estabilidade da moeda, além de outros fatores que foram determinantes para o progresso gradativo do país.

    Maria Eduarda nº 14
    Sofia nº 19
    Turma 703

    ResponderExcluir
  29. Brasil após a industrialização
    O conjunto de mudanças aconteceu especialmente nas relações de trabalho, com a expansão do emprego remunerado que resultou em aumento do consumo de mercadorias, a abolição do trabalho escravo e o ingresso de estrangeiros no Brasil que vieram para compor a mão de obra, além de contribuir no povoamento do país, como ocorreu na região Sul. Um dos maiores acontecimentos no campo político foi a proclamação da República
    Antes do Brasil ser declarado Republica, Portugal não aceitava que o Brasil evoluísse industrialmente.Assim no período de 1500-1808 não teve um grande avanço industrial.
    Em 1808 a 1930
    Ficou marcada pela chegada da família real portuguesa em 1808. Nesse período foi concedida a permissão para a implantação de indústria no país a partir de vários requisitos, dentre muitos, a criação, em 1828, de um tributo com taxas. Outro fator determinante nesse sentido foi o declínio do café, momento em que muitos fazendeiros deixaram as atividades do campo e, com seus recursos, entraram no setor industrial, que prometia grandes perspectivas de prosperidade. As primeiras empresas limitavam-se à produção de alimentos, de tecidos, além de velas e sabão. Em suma, tratava-se de produtos sem grandes tecnologias empregadas.
    1930 e 1955
    Momento em que a indústria recebeu muitos investimentos dos ex-cafeicultores e também em logística. Assim, houve a construção de vias de circulação de mercadorias, matérias-primas e pessoas, proveniente das evoluções nos meios de transporte que facilitaram a distribuição de produtos para várias regiões do país (muitas ferrovias que anteriormente transportavam café, nessa etapa passaram a servir os interesses industriais). Foi instalada no país a Companhia Siderúrgica Nacional, construída entre os anos de 1942 e 1947, empresa de extrema importância no sistema produtivo industrial, uma vez que abastecia as indústrias com matéria-prima, principalmente metais. No ano de 1953, foi instituída uma das mais promissoras empresas estatais: a PETROBRAS, responsável pela extração , refino e transporte de petróleo

    50 anos em 5 e Ditadura Militar(1955)
    Essa fase foi promovida inicialmente pelo presidente Juscelino Kubitschek, que promoveu a abertura da economia e das fronteiras produtivas, permitindo a entrada de recursos em forma de empréstimos e também em investimentos com a instalação de empresas multinacionais. Com o ingresso dos militares no governo(Ditadura Militar) do país, no ano de 1964, as medidas produtivas tiveram novos rumos, como a intensificação da entrada de empresas e capitais de origem estrangeira comprometendo o crescimento autônomo do país, que resultou no incremento da dependência econômica, industrial e tecnológica em relação aos países de economias consolidadas. No fim do século XX houve um razoável crescimento econômico no país, promovendo uma melhoria na qualidade de vida da população brasileira, além de maior acesso ao consumo. Houve também a estabilidade da moeda, além de outros fatores que foram determinantes para o progresso gradativo do país.
    Ana Júlia-02 e Hosana-07 Turma:703

    ResponderExcluir


  30. Problemas ambientais
    causado pela industria brasileira


    • As industrias liberam gases que poluem o ar, prejudicando as condições de saúde da população , principalmente dos centros urbanos;
    • O acumulo de lixo solido como embalagem de fático papel e metal, e de produtos químicos restantes da produção;
    • A poluição das águas efluentes indústrias afeta diretamente a saúde da saúde da população, alem de causar mortes de espécies de animais.



    Solução
    Poluição com lixo
    Para a solução do problema ,extremamente poluidor é o lixo, nesse sentido a reciclagem e a coleta seletiva são indispensáveis, além de designar responsabilidade às empresas no sentido dos resíduos industriais e as mercadorias que terminaram sua vida útil, como baterias de celulares, embalagens de plástico, pneus, entre muitos outros seguimentos.
    estipular limites dos níveis de poluição nos ambientes urbanos e rurais.

    Poluição do ar
    • Critérios rigorosos quanto às normas de emissão de gases.

    • Monitoramento periódico das fontes poluidoras.

    • Incentivar o uso de tecnologias menos poluentes.

    • Uso de equipamentos que reduzem os níveis de gases emitidos, dos quais podemos citar: catalisadores automotivos, filtros despoluidores nas chaminés das indústrias, além de outros.

    • Monitorar constantemente lugares onde são depositados resíduos sólidos, para que não haja incêndios.

    • Controle diário da qualidade do ar.


    Poluição das águas
    No caso das águas é preciso que haja um processo de despoluição dos mananciais que se encontram poluídos, preservação dos recursos hídricos e fiscalização do uso dos mesmos, tratamento rigoroso do esgoto, implantação residencial, comercial e industrial de reciclagem de água, recuperação de áreas onde as matas ciliares encontram-se degradas.





    Ana Júlia-02 e Hosana-07 Turma-703

    ResponderExcluir
  31. Alessandra, eu faltei na aula, mas como eu encontrei essa atividade no portal eu vou fazer, ok?
    Até o inicio do século XX - O Brasil possuia poucas indústrias e entre elas destacavam-se as de bens de consumos não duráveis.
    década de 1930 - Houve uma itensificação na produção industrial e contribuiu para a economia do nosso país. Desde esse período as indústrias já eram mais concentradas na região Sudeste que nas outras regiões.
    1979 - Houve uma crise que dificultou a importação de produtos industrializados e de produtos primários produzidos pelo nosso país, então foi necessário um grande crescimento industrial e o aumento da independência industrial brasileira
    De 1956 a 1973- O Plano de Metas criado pelo governo pretendia ampliar e acelerar a industrialização no Brasil e ele se tornou mais independente quanto a sua economia devido a Ditadura Militar que começou em 1964
    Na década de 1990 - O Brasil passou por um processo de globalização e houve uma reestruturação econômica com destaque para a privatização.
    Atualmente - O Brasil está passando por um processo de desconcentração industrial e ele está atraindo muitas indústrias de bens duráveis, mas essa intensa atividade industrial vem causando grandes impactos ambientais como as inúmeras formas de poluição que acabam causando problemas para a saúde de nós mesmos
    João Vitor Xavier dos Santos - nº 21 - turma 701

    ResponderExcluir
  32. TRABALHO DE GEOGRAFIA
    Até o início do século XX – O Brasil possuía poucas indústrias, e entre elas destacavam-se os bens de consumo não duráveis.
    1929 – Houve uma crise que dificultou a importação de produtos industrializados e a exportação de produtos primários, então foi necessário um grande crescimento industrial.
    A partir da década de 1930 – Houve uma intensificação na produção industrial contribuindo para o crescimento econômico brasileiro. Desde essa época as indústrias já eram mais concentradas na região Sudeste
    1956 à 1973 – O Plano de metas pretendia ampliar e acelerar a industrialização brasileira – que foi tardia, mas acelerada – e o Brasil se tornou mais independente quanto sua economia devido a Ditadura Militar que começou que começou em 1964.
    Na década de 1990 - o Brasil passou por um processo de globalização e houve um a reestruturação econômica com destaque para a privatização.
    Atualmente – Hoje em dia o Brasil está passando por um processo de desconcentração industrial e o Brasil está atraindo muitas empresas industriais de bens duráveis, mas essa intensa atividade industrial está causando grandes impactos ambientais com as inúmeras formas de poluição
    João Vitor Xavier dos Santos – nº 21 – turma 701

    ResponderExcluir
  33. Desde o inicio, o processo de industrialização do Brasil caracterizou-se pela concentração na região Sudeste, principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, favorecida pelos capitais acumulados com a cafeicultura, pelo amplo mercado consumidor e pela maior oferta de mão de obra e de infraestrutura encontrados nessas cidades. Porem, como a industrialização do Brasil foi tardia, o Governo investiu para que ela fosse mais acelerada, com efeito esse processo incentivou a urbanização e ao crescimento vertiginoso das cidades e centros industriais e comerciais. Trazendo consigo um grande numero de problemas sociais, tais como:
    Desemprego;
    Moradias precárias como cortiços e favelas;
    Violência;
    Congestionamentos, etc.
    Alem de problemas ambientais:
    1-Poluição do ar;
    2-Poluição das águas;
    3-Poluição sonora;
    4-Poluição visual;
    5-Poluição do solo;
    ETC...
    Mesmo com todos estes problemas ambientais existem algumas soluções para eles:
    1- Existem filtros de ar que podem ser colocados nas chaminés de fabricas e que reduzem a poluição da atmosfera em ate 70%;
    2- As indústrias que praticam esse tipo de poluição deveriam devolver a água para os rios assim como ela foi retirada tratando-a antes de devolve-la ao rio.
    3- Os ruídos produzidos pelas indústrias deveriam ser abafados ou silenciados através de silenciadores nos motores das maquinas ou forros específicos que abafariam o som;
    4- Certas indústrias abusam do setor de market, espalhando muitos outdoors, panfletos ou cartazes, elas deveriam ser instruídas a diminuir a essa quantidade de propagandas;
    5- A principal e mais recomendada solução para esse problema é a reciclagem do lixo produzido pela indústria. Já que as demais formas de descarte do lixo podem poluir o ambiente.
    HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA:
    Até 1930- Até o inicio do século XX, o Brasil possuía poucas indústrias, com destaque para as de bens de consumo não duráveis. Somente apartir da década de 1930 a produção industrial se intensificou e assumiu importância crescente na economia nacional, devido a grande crise de 1929 que criou dificuldades para a importação de produtos industrializados e para a exportação de produtos primários brasileiros, principalmente o café, liberando investimentos, mão de obra e infraestrutura para outras atividades, principalmente a indústria.
    1931- o Governo Federal anunciou a determinação de implantar indústrias de bens intermediários no país, para sustentar outros tipos de indústria no país
    1941- Surgiu a Companhia Vale do Rio Doce, para extrair minério de ferro em MG.
    1939 a 1945- As dificuldades proporcionadas pela Segunda Guerra Mundial, favoreceu a indústria nacional, pois o Governo Federal passou a incentivar a substituição de importações por produtos nacionais.
    1951- Foi inaugurada a Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, no rio São Francisco.
    1953- Foi criada a Petrobras.
    1956- O Governo Federal cria o Plano de Metas, que tinha como slogan: “50 anos em 5”, que pretendia ampliar e acelerar o desenvolvimento econômico do Brasil por meio de uma industrialização rápida, com estímulos a instalação de multinacionais e amplos investimentos em infraestrutura.
    1964- Com a Ditadura Militar, a economia brasileira tornou-se ainda mais dependente de investimentos estatais e do capital estrangeiro.
    1968 a 1973- Vivencio-se um período de grande desenvolvimento econômico, conhecido como “Milagre Brasileiro”
    1980- A década foi marcada pele crise, com estagnação das principais atividades econômicas, elevados índices inflacionários e desemprego acentuado.
    1990- A década foi marcada pela inserção do Brasil no processo de globalização, acompanhado de uma reestruturação econômica, com destaque para a privatização.
    Atualmente, temos um novo modelo de desenvolvimento industrial, gerando uma nova organização do espaço geográfico. A automação das empresas, com uma nova distribuição espacial das indústrias, é um aspecto marcante do período caracterizado pelo processo de relativa desconcentração industrial.
    Vinícius, 31 e Álvaro, 2
    Turma 701

    ResponderExcluir
  34. Desde o inicio, o processo de industrialização do Brasil caracterizou-se pela concentração na região Sudeste, principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, favorecida pelos capitais acumulados com a cafeicultura, pelo amplo mercado consumidor e pela maior oferta de mão de obra e de infraestrutura encontrados nessas cidades. Porem, como a industrialização do Brasil foi tardia, o Governo investiu para que ela fosse mais acelerada, com efeito esse processo incentivou a urbanização e ao crescimento vertiginoso das cidades e centros industriais e comerciais. Trazendo consigo um grande numero de problemas sociais, tais como:
    Desemprego;
    Moradias precárias como cortiços e favelas;
    Violência;
    Congestionamentos, etc.
    Alem de problemas ambientais:
    1-Poluição do ar;
    2-Poluição das águas;
    3-Poluição sonora;
    4-Poluição visual;
    5-Poluição do solo;
    ETC...
    Mesmo com todos estes problemas ambientais existem algumas soluções para eles:
    1- Existem filtros de ar que podem ser colocados nas chaminés de fabricas e que reduzem a poluição da atmosfera em ate 70%;
    2- As indústrias que praticam esse tipo de poluição deveriam devolver a água para os rios assim como ela foi retirada tratando-a antes de devolve-la ao rio.
    3- Os ruídos produzidos pelas indústrias deveriam ser abafados ou silenciados através de silenciadores nos motores das maquinas ou forros específicos que abafariam o som;
    4- Certas indústrias abusam do setor de market, espalhando muitos outdoors, panfletos ou cartazes, elas deveriam ser instruídas a diminuir a essa quantidade de propagandas;
    5- A principal e mais recomendada solução para esse problema é a reciclagem do lixo produzido pela indústria. Já que as demais formas de descarte do lixo podem poluir o ambiente.
    HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA:
    Até 1930- Até o inicio do século XX, o Brasil possuía poucas indústrias, com destaque para as de bens de consumo não duráveis. Somente apartir da década de 1930 a produção industrial se intensificou e assumiu importância crescente na economia nacional, devido a grande crise de 1929 que criou dificuldades para a importação de produtos industrializados e para a exportação de produtos primários brasileiros, principalmente o café, liberando investimentos, mão de obra e infraestrutura para outras atividades, principalmente a indústria.
    1931- o Governo Federal anunciou a determinação de implantar indústrias de bens intermediários no país, para sustentar outros tipos de indústria no país
    1941- Surgiu a Companhia Vale do Rio Doce, para extrair minério de ferro em MG.
    1939 a 1945- As dificuldades proporcionadas pela Segunda Guerra Mundial, favoreceu a indústria nacional, pois o Governo Federal passou a incentivar a substituição de importações por produtos nacionais.
    1951- Foi inaugurada a Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, no rio São Francisco.
    1953- Foi criada a Petrobras.
    1956- O Governo Federal cria o Plano de Metas, que tinha como slogan: “50 anos em 5”, que pretendia ampliar e acelerar o desenvolvimento econômico do Brasil por meio de uma industrialização rápida, com estímulos a instalação de multinacionais e amplos investimentos em infraestrutura.
    1964- Com a Ditadura Militar, a economia brasileira tornou-se ainda mais dependente de investimentos estatais e do capital estrangeiro.
    1968 a 1973- Vivencio-se um período de grande desenvolvimento econômico, conhecido como “Milagre Brasileiro”
    1980- A década foi marcada pele crise, com estagnação das principais atividades econômicas, elevados índices inflacionários e desemprego acentuado.
    1990- A década foi marcada pela inserção do Brasil no processo de globalização, acompanhado de uma reestruturação econômica, com destaque para a privatização.
    Atualmente, temos um novo modelo de desenvolvimento industrial, gerando uma nova organização do espaço geográfico. A automação das empresas, com uma nova distribuição espacial das indústrias, é um aspecto marcante do período caracterizado pelo processo de relativa desconcentração industrial.
    Vinícius, 31 e Álvaro, 2 --Turma 701

    ResponderExcluir
  35. TRABALHO DE GEOGRAFIA
    Até o início do século XX – O Brasil possuía poucas indústrias, e entre elas destacavam-se os bens de consumo não duráveis.
    1929 – Houve uma crise que dificultou a importação de produtos industrializados e a exportação de produtos primários, então foi necessário um grande crescimento industrial.
    A partir da década de 1930 – Houve uma intensificação na produção industrial contribuindo para o crescimento econômico brasileiro. Desde essa época as indústrias já eram mais concentradas na região Sudeste
    1956 à 1973 – O Plano de metas pretendia ampliar e acelerar a industrialização brasileira – que foi tardia, mas acelerada – e o Brasil se tornou mais independente quanto sua economia devido a Ditadura Militar que começou que começou em 1964.
    Na década de 1990 - o Brasil passou por um processo de globalização e houve um a reestruturação econômica com destaque para a privatização.
    Atualmente – Hoje em dia o Brasil está passando por um processo de desconcentração industrial e o Brasil está atraindo muitas empresas industriais de bens duráveis, mas essa intensa atividade industrial está causando grandes impactos ambientais com as inúmeras formas de poluição
    João Vitor Xavier dos Santos – nº 21 – turma 701

    ResponderExcluir
  36. TRABALHO DE GEOGRAFIA
    Até o início do século XX – O Brasil possuía poucas indústrias, e entre elas destacavam-se os bens de consumo não duráveis.
    1929 – Houve uma crise que dificultou a importação de produtos industrializados e a exportação de produtos primários, então foi necessário um grande crescimento industrial.
    A partir da década de 1930 – Houve uma intensificação na produção industrial contribuindo para o crescimento econômico brasileiro. Desde essa época as indústrias já eram mais concentradas na região Sudeste
    1956 à 1973 – O Plano de metas pretendia ampliar e acelerar a industrialização brasileira – que foi tardia, mas acelerada – e o Brasil se tornou mais independente quanto sua economia devido a Ditadura Militar que começou que começou em 1964.
    Na década de 1990 - o Brasil passou por um processo de globalização e houve um a reestruturação econômica com destaque para a privatização.
    Atualmente – Hoje em dia o Brasil está passando por um processo de desconcentração industrial e o Brasil está atraindo muitas empresas industriais de bens duráveis, mas essa intensa atividade industrial está causando grandes impactos ambientais com as inúmeras formas de poluição
    João Vitor Xavier dos Santos – nº 21 – turma 701

    ResponderExcluir
  37. Trabalho de Geografia - 703
    João Vitor Peçanha Coelho
    Matheus Dos Santos Coelho

    A industrialização no Brasil foi tardia. Até o início do século XX o Brasil possuía poucas indústrias e as únicas que existiam eram de bens de consumo não duráveis.
    Antes deste período, a indústria precisava muito da mão-de-obra, pois naquela época não havia muita modernidade, então o Brasil dependia muito da importação, pois utilizavam máquinas importadas .
    Em 1929 aconteceu a grande crise, que criou dificuldades para a importação de produtos industrializados e para a exportação de produtos primários brasileiros, especialmente o café.
    A Segunda Guerra Mundial prejudicou bastante a importação de máquinas e matérias-primas.
    Na desconcentração industrial houve fatores que foram: a instalação de fábricas, que tornou-se mais cara nas cidades, pois muitas fábricas já não tinham a necessidade de se localizarem próximas aos estabelecimentos comerciais e consumidores; problemas de grandes congestionamentos; muitas indústrias passaram por um processo de modernização; as cidades com tradição industrial desenvolveram um sindicalismo forte.
    Porém, a industrialização possui os seus pontos negativos, como a poluição do ar, da água e o lixo gerado. Na poluição do ar, há o prejuízo da saúde da população; na poluição da água, se não houver o tratamento adequado, pode causar a contaminação de várias pessoas, vindo até mesmo ao óbito. Para solucionar tais problemas, deve haver a assinatura de um contrato, no qual contenham regras específicas, nas quais deixem bem claras a proteção ao meio ambiente e o impacto do desenvolvimento e da industrialização.
    Durante todo o processo de industrialização, dois presidentes se destacaram: Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas.

    ResponderExcluir