quinta-feira, 27 de junho de 2013

Continente Africano

O continente africano é dividido em duas regiões:

A África do Norte que é formada pelos países que professam a religião islâmica, a língua mais falada é a árabe e predomina o clima semi-árido e a África Subsaariana que apresenta proliferação da AIDS, malária, doenças do solo, pobreza extrema, desnutrição e conflitos civis.
Apesar dos contrastes socoeconômicos, a situação de miséria na África sofreu um declínio na última década , mas mesmo assim , os problemas que mais se destacam são a fome, a AIDS e os problemas ambientais.
O continente apresenta ainda grandes contrastes entre os elementos naturais. Apresenta vales férteis, clima favorável para a prática de agricultura e áreas desérticas.
Quanto às características físicas do continente devemos destacar:
Zona climática: o continente possui uma grande extensão longitudinal, que possui territórios compreendidos nas regiões equatorial temperada do Norte e temperada do Sl, características que lhe conferem grande diversidade climática.
Relevo: Constituído basicamente por planaltos de altitudes pouco elevados, além de apresentar formações recentes nas porções Norte e Sul do continente.
Clima: bastante diversificado apresentando semelhanças entre a porção Norte e Sul.
Vegetação: diversificada, o que confere ao continente uma grande variação nas potencialidades econômicas, porém já houve bastante devastação na região equatorial da floresta do Congo.
Nos desertos, devido a tanta secura, apresenta vegetação rudimentar escassa ou mesmo nula. Em locais com ocorrência de chuva, ainda podemos perceber uma vegetação herbácea ,  pequenos arbustos e cactos. Alguns óasis ocorrem onde as águas subterrâneas estão próximas às superfícies podendo haver a prática de agricultura, por exemplo, nas margens do rio Nilo, no deserto do Saara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário