quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Um pouco do Brasil

Em nossos estudos, conhecemos vários aspectos do nosso país, desde sua formação até acontecimentos atuais que vivenciamos em nosso dia a dia. Baseando-se em tudo o que já vimos desenvolva o assunto seguindo os tópicos.
Urbanização e metropolização
Hierarquia urbana
Industrialização
Desconcentração industrial
Agricultura brasileira: moderna e tradicional
 Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Reforma Agrária

46 comentários:

  1. - Urbanização é o crescimento da população urbana sobre a população rural. Com a urbanização criaram as metrópoles, elas são as que tem infraestrutura adequada para atender as necessidades das cidades vizinhas.
    - A hierarquia urbana é ordem de subordinação de uma cidade em relação as outras.
    - A industrialização é o crescimento de indústrias nas cidades.
    - A desconcentração industrial é um fenômeno mundial, que vem ocorrendo em escala global, nacional e regional. Trata-se de um processo que tende à nova lógica da organização industrial.
    -A agricultura tradicional é um tipo de agricultura praticada em minifúndio (ou seja numa pequena propriedade, pratica a policultura.
    Este tipo de agricultura utiliza técnicas rudimentares, artesanais e ancestrais. Tem como objetivo de produção o autoconsumo e subsistência das famílias que a praticam. Tem um baixo rendimento e produtividade agrícolas
    -Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento político-social brasileiro que busca a reforma agrária.
    -Reforma agrária é a reorganização da estrutura fundiária com o objetivo de promover a distribuição mais justa das terras.

    Lucas Marigo, Lucas Silveira e Pedro Corbelli 7° B

    ResponderExcluir
  2. A urbanização começou na região Sudeste, pois nela havia todos os fatores favoráveis como: ferrovias, energia elétrica abundante, mercado consumidor e mão de obra. Com o surgimento da industria a urbanização foi acelerada e desordenada, formando assim favelas e periferias. O governo criou a lei de desconcentração industrial, então as industrias foram para cidades próximas. Com a urbanização acelerada, ocorreu a metropolização, a regional, nacional e a mundial. Algumas cidades tem maior poder sobre outras cidades, essas recebem o nome de hierarquia urbana.
    Durante muito tempo, não se usava a tecnologia, com a modernização ocorreu o uso der máquinas, fertilizantes e defensivos agrícolas.
    Como houve a concentração de terra, os trabalhadores rurais criaram um movimento, lutam por uma reforma agrária e defendem a cousa de que a terra é para quem trabalha nela. Mas não adianta o governo dar terras sem patrocinar, isto é, dar dinheiro para ajudar a começar a construir as terras.

    Alunas: Larissa Marciano, 16
    Lívia Coelho, 19
    7 ano b

    ResponderExcluir
  3. - A Urbanização é quando a população urbana e maior que a população rural;
    - Hierarquia Urbana corresponde à subordinação de cidades em relação a outras;
    - Umas das causas da urbanização é a Industrialização, pois atrai moradores rurais que buscam empregos;
    - A Desconcentração industrial se deve ao acumulo der industrias na região Sudeste, onde o principal objetivo é expandia as industrias para outras regiões;
    - Antigamente não tinha muitos recursos tecnológicos para a agricultura como existe hoje, e o trabalho era feito manualmente ( Agricultura tradicional), já atualmente é comum o uso de maquinas ( Agricultura Moderna) ;
    - O MST ( Movimento dos trabalhadores rurais Sem Terra) foi criado para que aja uma Reforma Agrária e para quem defende a causa de que a terra é para quem trabalha nela e não para quem a acumula como bem material;
    - A Reforma Agrária é para quem defende que a terra é para quem trabalha nela e não para quem a acumula como um bem material;
    - A Metropolização é são regiões constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, e tem o objetivo integrar as administrações municipais.

    Nomes: Flaviny e Beatriz.
    Números: 10 e 7.
    Turma: 7°B

    ResponderExcluir
  4. Urbanização é quando o crescimento da população urbana é maior que a rural. No Brasil esse aumento da população foi tardia, mas acelerada, fazendo com que acontecesse a metropolização, resultando em metrópoles nacionais, regionais e globais.

    A Hierarquia Urbana é a atração e influência exercida por uma cidade em relação as demais.
    As primeiras indústrias se instalaram na região Sudeste, onde se formou a concentração industrial, resultando em problemas urbanos, fazendo com que houvesse a desconcentração industrial ( levar as indústrias para outras regiões), sendo assim, o governo criou a lei dos incentivos fiscais, incentivando várias indústrias se transferirem para outras regiões do Brasil.
    Como economia brasileira temos as indústrias e agropecuária (pecuária e agricultura). A agricultura moderna é o uso de máquinas, fertilizantes e defensivo agrícolas, já a agricultura tradicional não usa a tecnologia.
    O movimento dos trabalhadores rurais sem terra é a manifestação de pesssoas que acha que a terra é para quem trabalha e não para quem a mantém como bem material. Eles lutam por uma reforma agrária, que é para que eles ganhem as terras de quem as mantém como bem material. Eles conseguiram isso, mas falta os outros fatores para manter uma terra.
    Leticia Lana e Rayssa Vitória - 7º B

    ResponderExcluir
  5. Podemos dizer que uma sociedade está se urbanizando, quando o crescimento da população urbana é maior que a rural. A urbanização no Brasil, aconteceu tarde, mas de forma acelerada. Metrópoles são grandes cidades que são caracterizadas por possuírem serviços de saúde, universidades, centros de pesquisas, instituições financeiras, abrigam sedes de grandes empresas...
    Hierarquia urbana corresponde à ordem e a subordinação de cidades em relação às outras metrópoles.
    Com a urbanização se obteve a industrialização, por ser uma atividade econômica que atrai a população das zonas rurais.
    As indústrias estão se retirando do Sudeste, para fazer a Descentralização industrial, que vai retirá-las de um lugar muito povoado para um que é pouco, assim diminuirá a superlotação da região, diminuindo também os Problemas Urbanos.
    A agricultura brasileira moderna tem o uso de máquinas e tecnologias, a tradicional tem o uso de muitos trabalhadores e é manual.
    A concentração de terra fez surgir os Movimentos dos Trabalhadores Rurais sem Terra, que lutam pela reforma agrária e defendem a causa que a terra é para quem trabalha nela e não para acumulá-la.
    A Reforma Agrária é a redistribuição de terras para aqueles que necessitam.
    Maria Clara Argolo e Arthur Phillipe - 7ano B.

    ResponderExcluir
  6. No Brasil a urbanização foi tardia mais acelerada, trouxe melhor qualidade de vida e empregos mas também trouxe violência favelização auto-custo de vida e poluição. Com a urbanização veio a metropolização que são as cidades mais desenvolvidas da região , geralmente possuem muitas industrias e seus produtos são vendidos nacionalmente ou ate internacionalmente,e para que fossem bem correspondidas criaram a hierarquia urbana que é a ordem e subordinação das cidades em relação as outras . Uma das consequências da urbanização foram as industrias que enfrentaram obstáculos em seu desenvolvimento , elas se concentraram principalmente na região sudeste onde a população cresceu e o desenvolvimento dessa região foi mais rápida então o governo dar incentivos fiscal para que as industrias se espalhassem no pais .Mas alem das industrias existe também a agricultura ( Moderna e Tradicional ) a moderna tem a utilização de maquinas já a tradicional e familiar realizadas em pequenas terras . Então surgiu a concentração de terras com ela veio o MST ( Movimento Dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ) que lutam pela reforma agraria que e a redistribuição de terra para aqueles que nada possuem .
    Lis Nalon e Társila Maria - 7b

    ResponderExcluir
  7. No Brasil a chegada da industria foi muito tardia porém acelerada com isso ocorreu a urbanização intensa que causou o crescimento demográfico(crescimento da área), acarretando a conurbação(junção de duas ou mais cidades) pela falta território para tantas pessoas, com isso formou-se as metrópoles.
    A conurbação ocorrem por várias razões e podem ter várias consequências,como por exemplo o que leva a pessoa a sair do campo para a cidade(exôdo rural) e a falta de empregos e a procura por melhores condições de vida.E há também consequências como problemas de trânsito pelo excessos de veículos, desemprego e a favelização.
    A industrialização no ano de 1950 foi mais concentrada na região Sudeste, que tem o maior poder em relação as outras regiões do país(hierarquia urbana).
    Como existe regiões do Brasil menos desenvolvidas industrialmente o governo criou leis de incentivos fiscais,incentivando as industrias a a se instalarem em outras regiões do país.
    O Brasil e um pais muito rico em agropecuária, desenvolve duas importantes atividades econômicas.No Brasil há dois modos de agricultura:moderna e tradicional.
    A tradicional e usado um trabalho mais rudimentar sem o uso da tecnologia, já a agricultura moderna utiliza intensamente a tecnologia, fertilizantes, etc.
    Com a desigualdade no campo houve um movimento importante que e o MST(movimento dos trabalhadores rurais sem terra), que lutam pela reforma e querem a igualdade em terras,fazem isso organizando protestos,passeatas,acampam em beiras de estradas e ate mesmo em terrar desapropriadas ou inférteis.

    Maria Victoria Silva e Natalie Garcia
    7º A
    Números:30 e 32

    ResponderExcluir
  8. Urbanização e Metropolização: urbanização é uma concentração de pessoas em uma cidade. A metropolização é um conjunto de muitos municípios em um único espaço-territorial.
    Hierarquia Urbana: Hierarquia urbana é a forma como é organizado o espaço nacional, em termos de influência de certos centros urbanos sobre outros
    Industrialização: é o processo de modernização das cidades na produção de uma sociedade.
    Desconcentração industrial: é quando o governo incentiva fiscais para que as empresas possam se instalar em diferentes estados do país.
    Agricultura brasileira moderna e tradicional: A agricultura moderna a Revolução Industrial e tem como principal objectivo o maior número de produção possível abastecendo os vários circuitos comerciais. E a agricultura tradicional em muitas regiões da terra existem práticas da agricultura assentes nas técnicas ancestrais completamente dependentes das condições naturais, é chamada por isso de agricultura de subsistência.
    MST: são pessoas que lutam por uma reforma agrária e defendem a ideia de que a terra é para quem trabalha nela e não para quem acumula bem material.
    Reforma Agrária: Podemos definir reforma agrária como um sistema em que ocorre a divisão de terras, ou seja, propriedades particulares (latifúndios improdutivos) são compradas pelo governo a fim de lotear e distribuir para famílias que não possuem terras para plantar. Dentro deste sistema, as famílias que recebem os lotes, ganham também condições para desenvolver o cultivo: sementes, implantação de irrigação e eletrificação, financiamentos, infra-estrutura, assistência social e consultoria. Tudo isso oferecido pelo governo.
    Rebeca e Fernanda Machado 7ano A

    ResponderExcluir
  9. Nós entendemos que urbanizaçao ocorreu de maneira rápida e desordenada no Brasil pois com a industrialização repentina a população rural foi para a cidade em busca de uma vida melhor e que
    de uma cidade em relação as outras.
    A industrialização e o processo de modernização das industrias brasileiras ampliando a tecnologia e desenvolvendo a economia.
    apartir de 1970 a desconcentraçao industrial foi surgindo no brasil por que existiam mais industrias no sudeste do que em outras regioes.
    No brasil existem varios tipos de agricultura brasileira e uma delas é a agricultura moderna onde é utilizado técnicas modernas de criação(seleção de raças,inseminaçao artifical,etc.)e destina-se principalmente a produção de leite e a agricultura tradicional em que grandes extenções de terra são ocupadas por baixa lotação de gados.
    MST é um movimento criado por trabalhadores sem terra que foram tirados de seus empregos e foram substituidos por maquinas e esses defendem a maneira de pensar que a terra e de quem trabalha não de quem acumula bens materiais.
    A reforma agraria é a distribuição de terras para os trabalhadores que foram tirados das suas propriedades esse processo é realizado pelo Estado, que compra ou desapropria terras de grandes latifundiários (proprietários de grandes extensões de terra, cuja maior parte aproveitável não é utilizada) e distribui lotes de terras para famílias camponesas.
    Teresa raquel,37
    Heitor Costa,20
    7° A.

    ResponderExcluir
  10. Com a industrialização,houve a urbanização acelerada e concentração industrial e intensa com isso surgiu as metrópoles nacionais(RJ,SP).Também surgiu mais empregos e a desorganizada urbanização que trouxe muitos problemas.
    A agricultura antigamente era tradicional(sem uso da tecnologia).Ela se modernizou com a intensificação de máquinas, fertilizantes e defensivos agrícolas.
    No Brasil há muitas concentrações de terras,que fizeram surgir o MST(Movimento dos Trabalhadores Sem Terra),que defendem que a terra é para quem trabalha nela e não para quem acumula o bem material, eles também querem a reforma agrária, para serem beneficiados.
    A Hierarquia está muito presente no Brasil que é o caso da grande SP com as cidades menores ao seu redor,que é quando uma cidade é subordinada à outra.

    Júlia Miranda da Silva Pimentel(25) Giulia Souza Lemos (19). 7 ano A

    ResponderExcluir
  11. No nosso país existe a muito tempo a agricultura, que antes era praticada sem o uso de nenhuma tecnologia, ou seja tradicional, mas hoje em dia isso é muito raro de se encontrar, pelo fato das zonas rurais terem se industrializado, causando a urbanização tardia mas acelerada , que provocou a intensa metropolização, gerando as metrópoles nacionais como por exemplo: são Paulo, Belo Horizonte... A maior região brasileiro com indústrias é o sudeste, muitos vinham em busca de emprego fazendo a hierarquia urbana crescer , então surgiu a lei dos incentivos fiscais que apoiavam as indústrias a se expandirem para outras regiões. Com a concentração de terras no Brasil surgiu o MST (movimento dos trabalhadores rurais), que lutam por uma reforma agrária, para os trabalhadores receberem suas terras que muitas delas ficavam concentradas no poder de poucas pessoas, e algumas pessoas que fazem lavagem de dinheiro.

    Isabella Rodrigues N° 23
    Joana Malta N°24
    Turma/Ano: 7°A

    ResponderExcluir
  12. Metropolização é o processo de crescimento urbano de uma cidade e sua constituição como centralidade de uma região metropolitana, isto é, de uma área composta por vários municípios que congregam a mesma dinâmica espaço-territorial. A metrópole passa a ser vista como a zona na qual as demais cidades tornam-se dependentes e interligadas economicamente. Entre os exemplos de metrópoles no Brasil, temos as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre e muitas outras.
    A hierarquia urbana nada mais é do que a escala de subordinação entre as cidades. Algumas cidades tem maior importância econômica, social ou política como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, diferente de áreas do interior.
    Industrialização é um tipo de processo histórico e social através do qual a indústria se torna o setor dominante de uma economia, mediante a substituição de instrumentos, técnicas e processos de produção, resultando em aumento da produtividade dos fatores e a geração de riqueza.
    A desconcentração industrial é um processo onde as indústrias residentes em ceta região se espalham por todo país.
    Antigamente a agricultura brasileira era tradicional,com mão de obra humana.Hoje em dia,com a industrialização e o constante uso de máquinas fizeram com que a agricultura passasse por um período de modernização,com o uso em alta escala de tecnologia.
    Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento político-social brasileiro que busca a reforma agrária. Os trabalhadores rurais defendiam a ideia de que o dono da terra tinha que cuidar da mesma e não só deixa-la como bem material.
    Reforma agrária é a reorganização da estrutura fundiária com o objetivo de promover a distribuição mais justa das terras, coisa que não acontece hoje em dia.

    Arthur Félix - 7
    João Vitor - 40
    Davi Valadares - 12

    ResponderExcluir
  13. Mesmo que a industrialização no Brasil tenha sido tardia, foi rápida e teve vários impactos sobre o país. Acelerou a urbanização, e resultou na criação de varias metrópoles, sempre em lugares onde havia tecnologia, graças a indústria. Com a urbanização houve o surgimento da hierarquia urbana, onde dentro da malha urbana (relações comerciais, financeiras, culturais, etc, entre as cidades) as cidades menos desenvolvidas tem uma certa subordinação às mais desenvolvidas. As primeiras indústrias se instalaram no sudeste, o que resultou numa concentração industrial nessa região. Como solução para esse problema, o governo, como medida de desconcentração industrial começou a oferecer incentivos fiscais para que as industrias se instalassem em outros lugares, o que resultou na guerra fiscal. Por muito tempo a agricultura no Brasil tem sido tradicional, ou seja, que não usa a tecnologia, mas com a vinda da indústria esse serviço se modernizou e as pessoas que tinham o poder aquisitivo para investir na implantação de máquinas conseguiram um grande lucro, mas também com o avanço da agricultura, com a criação do ETR, muitas pessoas perderam seus empregos pelos donos do terreno não poder pagar os requisitos do MST. No Brasil há uma grande concentração fundiária, em que poucos tem muita terra, podendo ser improdutiva. Esses trabalhadores desempregados formaram o MST (movimento dos trabalhadores rurais sem terra) e exigem até hoje a reforma agrária, em que o governo doa terras à essas pessoas, só que muitos falham, por não ter dinheiro para investir na terra.
    Arthur de Carvalho Abelha n6---Henrique Angelo Araujo Malcate n21

    ResponderExcluir
  14. Nomes: Fernanda Moraes e Maria Isabel Camilo
    Numeros: 15 e 29


    A urbanização brasileira

    A urbanização brasileira foi tardia e acelerada. Somente a partir das décadas de 1950 e 1960 a população urbana cresceu de forma acelerada. Houve vários motivos que levaram a essa mudança, como a industrialização; os problemas no campo, como os baixos salários, assistência medica precária, a dificuldade do trabalhador rural a tornar-se proprietário de terra e fatores naturais; a criação do Estatuto do Trabalhador Rural (ETR) quando passavam a ter os mesmos direitos dos trabalhadores urbanos; o aumento de empregos na área urbana e muitos outros.
    Diante da dificuldade histórica de acesso a terra no Brasil por parte de milhões de trabalhadores rurais, surgiram ao longo do tempo movimentos sociais que reivindicam a reforma agrária, um deles que se destaca é o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) que tem pressionado os governos para agilizar a execução da reforma agrária.
    Devido à urbanização, surgiram sérios problemas sociais urbanos, como o aumento no numero de favelas, falta de infraestrutura e problemas ambientais e a conurbação, que é quando o crescimento horizontal de duas cidades ou mais é grande, acaba unindo-as. Por isso surgiu a hierarquia urbana, que corresponde a influência que exercem as cidades maiores sobre as menores, ou seja, um conjunto integrado de cidades que estabelecem relações econômicas, sociais e políticas entre si. Tendo como consequência as metrópoles ou regiões metropolitanas, que possuem enorme contingente populacional, infraestrutura urbana, universidades, serviços de saúde e educação, centros de pesquisas... O Brasil possui, atualmente, doze metrópoles, dividas em três grupos: metrópoles regionais, nacionais e globais.
    Nessas grandes metrópoles houve a implantação de milhares de industrias, levando a muitos problemas, como uma forte elevação no preço dos imóveis, o congestionamento no transito, a elevação do custo de mão de obra e a poluição. Por isso, o governo brasileiro decidiu propor as industrias a se deslocarem para outras regiões com a finalidade de diminuir os problemas gerados nas cidades.
    No Brasil, existem duas formas de se distinguir a agricultura: a moderna (latifundiária) e tradicional (minifundiária). A agricultura tradicional é utilizada para a subsistencia, sem o uso intenso da tecnologia, porém, na agricultura moderna a colheita é utilizada para a exportação, com o uso intenso da tecnologia e agrotóxicos.

    ResponderExcluir
  15. Como vimos a urbanização acelerada e descontrolada no Brasil gerou o crescimento de várias cidades, e também o surgimento de metrópoles nacionais, regionais, globais.
    As cidades grandes como São Paulo, Rio de Janeiro, são metrópoles nacionais que tem influência no nosso país e fora dele, ou seja a hierarquia urbana.
    A industrialização no nosso país gerou um grande número de pessoas que migraram para as grandes cidades, gerando a urbanização. Isso também gerou um problema, onde a cidade não tinha lugar para tanta gente, e foi surgindo mais e mais problemas, como: falta de saneamento básico, desemprego, surgimento de favelas, má qualidade de saúde, poluição, violência.
    A agricultura brasileira antigamente era tradicional, não feita com a tecnologia que conhecemos atualmente, hoje ela está evoluída e moderna, com o uso de máquinas, fertilizantes.
    Existe muitas terras que não são usadas, e que são ocupadas por trabalhadores rurais que não tem terra e dinheiro. Eles criaram o MST, são manifestantes que lutam por uma reforma agrária e que defender a causa de que a terra é para quem trabalha nela, e não para quem acumula como um bom material.

    Rafael Barbalho Loubak - nº 31
    Vinícius Aguiar- nº 39
    Mateus Amorim- nº 27
    7º ANO -B

    ResponderExcluir
  16. Nomes: Gabriel de Oliveira e Enzo Garajau/ Turma 7 ano A

    Urbanização: A urbanização é quando o crescimento das cidades é maior que o crescimento do campo. A sua principal causa é a industrialização.

    Metropolização: A metropolização e a maior intensificação do crescimento das cidades, criando assim metrópoles nacionais.
    Industrialização: Industrialização é um tipo de processo que através a indústria se torna o setor principal econômico do país criando maiores oportunidades de trabalho e modernizando maquinas e técnicas antigas.

    Desconcentração industrial: Com a chegada das indústrias no país, elas foram principalmente para a região sudeste, fazendo o maior desenvolvimento da região, criando metrópoles e vagas de emprego. Para que esse desenvolvimento se espalhasse para o resto do Brasil, o governo criou a lei dos incentivos fiscais, que incentivam as indústrias a se instalarem em regiões menos desenvolvidas, pois podem diminuir impostos entre outras coisas.

    Agricultura brasileira moderna: Utiliza maquinas na mão de obra. Surgiu com a intensa industrialização que criou maquinas que ajudam na plantação e colheita de alimentos.

    brasileira tradicional: Não utiliza maquinas, é praticada em uma pequena propriedade e produz varias coisas no mesmo local.

    Movimento dos trabalhadores rurais sem terra: Com a industrialização, foram criadas maquinas que ajudam no plantio e na colheita dos alimentos, por isso muitos trabalhadores foram despedidos e somente os que operam as maquinas ficaram. Os trabalhadores demitidos criaram um movimento a favor da reforma agrária e lutam por uma distribuição justa das terras entre eles.

    Reforma agrária: A reforma agrária é a redistribuição justa das terras entre os trabalhadores rurais sem terra.

    ResponderExcluir
  17. Agricultura planta pêra?

    ResponderExcluir
  18. Ao decorrer de nossas aulas, estudamos sobre a formação do nosso país, em diversos aspectos. Baseando-se nesses estudos, aprendemos que a urbanização ocorreu com a industrialização e o êxodo rural, quando os moradores rurais se deslocam do campo para as áreas urbanas em busca de emprego. A metropolização gera as redes urbanas e regiões metropolitanas criando a hierarquia, que é quando uma cidade apresenta maior poder politico e econômico que outras. O Brasil industrial está concentrado na região Sudeste, desse modo, o governo, para resolver isso, realizou a desconcentração industrial, utilizando a lei dos incentivos fiscais. A agricultura no país era tradicional, mas com a chegada das maquinas, as praticas agrícolas se modernizaram. Ocorreu vários movimentos para que se realiza-se a reforma agraria, que era um processo de redistribuição da propriedade fundiária, conhecidos como MST ( Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) .
    Das alunas Nicole de Tassis Nº 32 e Júlia Benetti Nº 14 7º C






    ResponderExcluir
  19. *Urbanização é um processo de afastamento das características rurais de uma localidade ou região, para características urbanas .*Metropolização e é o processo em que as cidades de uma região metropolitana (ou apenas uma cidade fora de região metropolitana) estão em via de se tornarem uma metrópole .
    *A hierarquia urbana nada mais é do que a escala de subordinação entre as cidades, geralmente da seguinte forma: as pequenas cidades que existem aos milhares, que se subordinam as cidades médias, que existem em número menor que as pequenas cidades, estas, as cidades médias, que se subordinam às cidades grandes. Industrialização é o processo sócio-econômico que visa transformar uma área da sociedade inicialmente retrógrada em uma fonte de maior riqueza e lucro. *Por meio da implantação de um maquinário próprio em indústrias de todos e quaisquer tipos, o qual substitui algumas funções antes exercidas pelo homem, muitas vezes produzindo mais do que esses, o processo de industrialização impulsiona uma gradual urbanização e crescimento demográfico na região em que ocorre. Suas principais características são: grande aumento na divisão de trabalho, grandes progressos em produtividade industrial e agrícola e crescimento rápido da renda.
    *A aceleração do processo de industrialização do Brasil ocorreu no pós-Segunda Guerra Mundial. A integração dos meios de transporte e de comunicação e a unificação do mercado em escala nacional permitiram que se ampliasse e diversificasse a produção industrial. Essa atividade concentra-se na região Sudeste do Brasil, sobretudo no estado de São Paulo, cuja capital se tornou o maior centro fabril do País.
    *A agricultura é uma atividade cultivo, servindo para a obtenção de alimentos, matérias-primas para peças de vestuário, componentes para a produção de medicamentos, etc. A agricultura tradicional é a qual não se usa a tecnologia , ou seja , que se usa a mão de obra direta e a agricultura moderna é a qual que utilizam produtos químicos para ter um rápido crescimento da plantação , com a utilização de máquinas .
    *O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ou MST, surgiu em 1984 quando ocorreu o primeiro encontro do movimento em Cascavel, no Paraná, como uma tentativa de discutir e mobilizar a população em torno da concretização da Reforma Agrária que desde então se confunde com a história do movimento no Brasil.
    *A questão da Reforma Agrária surge devido ao grande número de latifúndios que eram característica do Brasil Colônia e que com o início da República começam a ser questionados deflagrando uma séria de movimentos ao longo da história do país.
    *Maria Luiza Baldim e Maria Vitória Coelho - turma 7c

    ResponderExcluir
  20. O processo de urbanização no Brasil ocorreu de maneira rápida e desordenada, ao longo do século XX, com a grande migração da população, que trocou o meio rural pelas novas oportunidades oferecidas pelas cidades.
    Metropolização é o processo de crescimento urbano de uma cidade e sua constituição como centralidade de uma região metropolitana, isto é, de uma área composta por vários municípios que congregam a mesma dinâmica espaço-territorial. A metrópole passa a ser vista como a zona na qual as demais cidades tornam-se dependentes e interligadas economicamente.
    A hierarquia urbana do Brasil é a estruturação hierárquica dos centros urbanos brasileiros, refletindo o grau de subordinação e intensidade dos variados fluxos existentes entre essas cidades. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) produziu o estudo mais recente dedicado ao tema.
    Diversos países, como Argentina, México e Brasil, iniciaram o processo de industrialização efetiva a partir da segunda metade do século XX, no entanto, o embrião desse processo no Brasil ocorreu ainda nas primeiras décadas de 30, momentos depois da crise de 29. Crise essa que ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio.
    A desconcentração industrial entre as regiões vem determinando o crescimento de cidades-médias dotadas de boa infra-estrutura e com centros formadores de mão-de-obra qualificada, geralmente universidades. Além disso, percebe-se um movimento de indústrias tradicionais, de uso intensivo de mão-de-obra, como a de calçados e vestuários para o Nordeste,atraídas, sobretudo, pela mão-de-obra extremamente barata.
    Há 29 anos, em Cascavel, centenas de trabalhadores rurais decidiram fundar um movimento social camponês, autônomo, que lutasse pela terra, pela Reforma Agrária e pelas transformações sociais necessárias para o nosso país. Eram posseiros, atingidos por barragens, migrantes, meeiros, parceiros, pequenos agricultores.
    A reforma agrária tem por objetivo proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição da terra para a realização de sua função social. Esse processo é realizado pelo Estado, que compra ou desapropria terras de grandes latifundiários proprietários de grandes extensões de terra, cuja maior parte aproveitável não é utilizada e distribui lotes de terras para famílias camponesas.
    Maria Clara Abrantes e Thauane Moreira Dias Número: 26-38 7°C


    ResponderExcluir
  21. Metropolização é o processo de crescimento urbano de uma cidade e sua constituição como centralidade de uma região metropolitana, isto é, de uma área composta por vários municípios, temos os exemplos de metrópoles nacionais que são as grandes cidades que possuem equipamento urbano bastante desenvolvido. Metrópoles regionais são as cidades que exercem uma função em toda uma extensa região. Metrópoles globais são as que exercem função mundialmente. Urbanização é o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo-cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural. Hierarquia urbana é a forma como é organizado o espaço nacional, em termos de influência de certos centros urbanos sobre outros. Quando se fala em industrialização do Brasil é bom ressaltar que tal processo não ocorreu em nível nacional, uma vez que a primeira região a se desenvolver industrialmente foi a Região Sudeste. Agricultura tradicional é o conjunto de técnicas de cultivo que vem sendo utilizado durante vários séculos pelos camponeses e pelas comunidades indígenas. Estas técnicas priorizam a utilização intensiva dos recursos naturais e da mão de obra direta. A agricultura tradicional é praticada em pequenas propriedades e destinada à subsistência da família camponesa ou da comunidade indígena, com a produção de grande variedade de produtos.Na agricultura moderna os agricultores utilizam produtos químicos para ter um rápido crescimento da plantação, e a utilização de maquinas pesadas, chegando a degrada o solo deixando infértil para outras plantações. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento político-social brasileiro que busca a reforma agrária.Reforma agrária é a redistribuição das terras entre os trabalhadores rurais.
    Yasmim Miranda Xavier e Júlia Costa Monteiro Machado 7 ano C

    ResponderExcluir
  22. Metropolização é o processo de crescimento urbano de uma cidade e sua constituição como centralidade de uma região metropolitana, isto é, de uma área composta por vários municípios que congregam a mesma dinâmica espaço-territorial.
    Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. Existem 3° setores básicos de produção:
    1°atividades agropecuárias, extrativistas e a pesca.
    2° atividades industriais e construção civil.
    3°atividades como o comercio básico , administração publica , atividades de saúde, educação, saneamento básico, transporte e telefonia.
    A Industrialização é o processo de modernização pelo qual passam os meios de produção de uma sociedade. É acompanhada pela ampliação tecnológica e desenvolvimento da economia.
    Desconcentração industrial é o nome dado ao processo que se caracteriza tanto pela diminuição do ritmo de crescimento da indústria nos grandes centros urbanos como pelo aumento do número de empresas que preferem transferir suas atividades, instalando novas unidades de produção em cidades menores, geralmente localizadas no interior.
    A agricultura tradicional e a que acontece no campo sem uso intenso de maquinas ela abrange a plantação familiar eles produzem so para o consumo e oque sobra eles vendem ou trocam com o povo ja a agricultura moderna tem o uso intensivo de maquinas e focam geralmente em um so produto para venda tambem sao lugares que tem terra em abundancia e as vezes os povos sem terra se revolta e criaram o movimento dos trabalhadores rurais sem terra, esse povo tem o objetivo de colocar em pauta que as pessoas devem usar suas terras para trabalho e não para acumular bens materiais
    A reforma agrária tem por objetivo proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição da terra para a realização de sua função social. Esse processo é realizado pelo Estado, que compra ou desapropria terras de grandes latifundiários (proprietários de grandes extensões de terra, cuja maior parte aproveitável não é utilizada) e distribui lotes de terras para famílias sem terra.

    Arthur Ribeiro,5 e Lucas Henrique,21 7°C 23/10/2014

    ResponderExcluir
  23. A urbanização é o crescimento das cidades é o processo em que o espaço rural se transforma em espaço urbano,ou seja é a migração das pessoas do campo para a cidade.
    A metropolização é o de crescimento urbano de uma cidade é uma área que existe vários municípios que estão no mesmo espaço.
    A hierarquia urbana é a formação de organização das cidades, em que essas se estruturam devido um sistema econômico.
    A industrialização é o processo pelo qual passam os meios de produção de uma sociedade.
    Desconcentração industrial é o processo pela diminuição do ritmo de crescimento da indústria nos grandes centros urbanos.
    A agricultura tradicional o conjunto de técnicas de cultivo que vem sendo utilizado pelos camponeses e pelas comunidades indígenas, a utilização intensiva dos recursos naturais e da mão-de-obra direta. Na agricultura moderna os agricultores utilizam produtos químicos para ter um rápido crescimento da plantação, e a utilização de maquinas pesadas.
    Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento político-social brasileiro que busca a reforma agrária. Teve origem na oposição ao modelo de reforma agrária imposto pelo regime militar.
    A reforma agrária é a redistribuição das propriedades rurais, efetuando a distribuição da terra para a realização de sua função social.
    NOME:Luana de Cássia Assis da Silva Nº:20 TURMA: 7º ano C
    Emannuelle Rachel Ribeiro de Brito 8

    ResponderExcluir
  24. Texto Desenvolvido

    O processo de urbanização(quando o crescimento da população urbana é superior que o da rural) do Brasil aconteceu de forma rápida,vertiginosa.Dentre os fatores que contribuíram para que isso acontecesse destaca-se o processo de industrialização, que serviu de atração para que as pessoas do campo viessem para a cidade para trabalhar nas indústrias.
    Com o crescimento urbano das cidades começaram a surgir metrópoles, caracterizando assim o processo de metropolização. Exemplos: Belo Horizonte e São Paulo.
    A cidades se relacionam,sejam através dos meios de comunicação,de transporte...Esse processo é denominado como:Rede Urbana. Dentro de uma rede urbana é possível colocar uma ordem hierárquica entre as cidades, desde a mais desenvolvida até a mais "carente" em serviços prestados a população.É a chamada Hierarquia Urbana.
    Como sabemos a região Sudeste é caracterizada pela sua grande quantidade de indústrias(Concentração industrial),lá foi onde as primeiras indústrias se instalaram.Muitos problemas urbanos começaram a surgir devido a grande quantidade de pessoas que vieram para região em busca de emprego nas indústrias e por as cidades não terem infraestrutura para recebê-las.
    Como forma de conter a situação o governo, incentiva para que as indústrias se instalem em outras as regiões, levando assim também desenvolvimento para as mesmas.São as chamadas leis fiscais, que contribuem para o processo de descentralização industrial.
    Além da indústria, a agricultura é outra atividade econômica que se destaca no Brasil. Antigamente se tinha a chamada agricultura tradicional,ou seja, sem tecnologia. A mesma só foi passar por um processo de modernização graças a indústria, que intensificou o uso de máquinas, fertilizantes e defensivos agrícolas.
    Protestando contra a chamada Concentração de Terras(muita terra nas mãos de poucos) existe o chamado MST_ Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, que lutam por uma reforma agrária,ou seja, por uma redistribuição de terras.

    Rafael Nunes 7º ano A n° 34

    ResponderExcluir
  25. Aprendemos muito sobre vários aspectos do Brasil, e sendo assim vamos explicar alguns deles, começando pela definição de urbanização e metropolização. Urbanização é o crescimento da população urbana em relação a população rural e a metropolização é o processo de crescimento urbano, isto é, uma área composta por vários municípios que dividem o mesmo espaço territorial.
    Já a hierarquia urbana corresponde à ordem e subordinação de cidades em relação às outras, ou seja, uma cidade é mais importante que a outra em serviço.
    A industrialização foi em quanto o Brasil foi colônia de Portugal (1500 a 1822) não houve desenvolvimento industrial em nosso país. A metrópole proibia o estabelecimento de fábricas em nosso território, para que os brasileiros consumissem os produtos manufaturados portugueses. Mesmo com a chegada da família real (1808) e a Abertura dos Portos às Nações Amigas, o Brasil continuou dependente do exterior. Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples.
    A desconcentração industrial foi quando o governo percebeu que havia cidades que tinham industrias demais e umas que não tinham nenhuma, e então o brasil começou a distribuir essas industrias, tirando das regiões mais populosas para as de menos acesso.
    A agricultura brasileira é dividida em duas: moderna e tradicional. A tradicional é aquela produzida pela a família e normalmente é utilizada a policultura. A moderna é aquela que é vendida comercialmente e em escala grande, normalmente era usada a monocultura.
    Os movimentos dos trabalhadores rurais sem terra foram as revoltas dos trabalhadores para a reforma agrária, que era a redistribuição das terras improdutíveis do Brasil.Os MST vem pressionando o governo para a realização da reforma agrária fazendo protestos, passeatas e ocupação de terras improdutíveis.

    Ana Clara de Souza - 1
    Ana Luisa Silva - 2

    ResponderExcluir
  26. Durante esse período podemos aprender sobre vários aspectos do Brasil. A urbanização é o crescimento das cidades tanto em população quanto em extensão, e começou a se intensificar com o surgimento da indústria, e os fatores que geraram a urbanização, foram o Estatuto do Trabalhador rural, atração exercida pela cidade no campo, problemas relacionados a clima, e precárias condições de vida no campo, e até mesmo a própria indústria, fizeram vários migrantes se estabelecerem em cidades que se urbanizaram muito rapidamente e desorganizadamente.
    A metropolização é o processo de crescimento urbano de uma cidade, essa metrópole exerce um papel muito importante para outras cidades, que passam a depender da mesma. No Brasil temos metrópoles nacionais, e metrópoles globais como São Paulo e Rio de Janeiro, que possuem vários serviços para a população, como institutos de pesquisa, hospitais...
    Como algumas cidades acabam se desenvolvendo mais que as outras, gera uma certa superioridade de uma cidade sobre a outra, por uma cidade ter uma concentração de serviços maior que a outra.
    A Industrialização foi um dos principais fatores da urbanização no Brasil, foi tardia, porém acelerada, durante o período colonial não houve desenvolvimento industrial no país, foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. A mão-de-obra usadas nestas fábricas eram, na maioria, formada por imigrantes italianos. E cada vez a indústria foi crescendo mais e se revolucionando sempre, gerou muitas oportunidades de vida, empregos, e exerceu grande atração nas pessoas do campo que buscavam melhores condições de vida.
    A agricultura sempre esteve presente no Brasil e é essencial para funcionamento de todos outros setores, e é primordial para a economia e para a sociedade:
    * Fornecem alimentos para a população
    * Fornecem matérias-primas para as indústrias
    * Geram empregos
    * Movimentam a economia
    * Contribuem para exportação Brasileira
    Entre elas se diferenciam as forma tradicional que é o conjunto de técnicas de cultivo que vem sendo utilizadas durante vários séculos, essa técnica utiliza os recursos naturais, e uso do trabalho manual sem tecnologia e a moderna que utiliza a tecnologia, empregando o uso de máquinas e agrotóxicos.
    Desde o início a distribuição de terras no Brasil é desigual, uns com muito e outros com pouco, e os que precisam dessas terras para se sustentar criaram o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que tem como objetivo mostrar para a população que o dono da terra é quem trabalha nele e não que a usa somente para acúmulo de bens materiais.
    A reforma agrária tem por objetivo proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição da terra para a realização de sua função social. Esse processo é realizado pelo Estado, que compra ou desapropria terras de grandes latifundiários (proprietários de grandes extensões de terra, cuja maior parte aproveitável não é utilizada) e distribui lotes de terras para famílias camponesas. E essa é a grande reivindicação dos trabalhadores sem terras e que necessitam delas!

    Nomes: Ana Luiza Rocha Monte Alto e Mariana Godoy Vieira
    Turma: 7° C

    ResponderExcluir
  27. De fato, em nossos estudos, conhecemos mais o nosso país. A urbanização brasileira foi muito acelerada e apontou uma enorme concentração populacional nas cidades. Logo, essas se tornaram grandes metrópoles brasileiras, iniciando o processo de metropolização e criando regiões metropolitanas em vários estados brasileiros, compartilhando serviços urbanos entre os municípios integrados. Dentre essas regiões, passou a ocorrer a subordinação entre as cidades e seus serviços, chamada hierarquia urbana. O processo industrial brasileiro ocorreu em toda a história do país desde o período colonial com a manufatura/maquinofatura, seguindo pela criação de leis e pela Primeira Guerra Mundial, além de que depois de 1945 houve um aumento e incentivo para indústria nacional. A maioria das indústrias se concentra no Sudeste, mas atualmente estão causando muitos problemas, já que surgiram de forma acelerada e desordenada; por isso, o governo propôs formas de incentivos que atraem indústrias para outras regiões do país, doando terras para elas e ausentando-as de impostos. Esse fator industrial influenciou de forma extremamente marcante a agricultura do país, que antes, de forma mais tradicional, não utilizava tecnologia, tinha uma produção menor e prezava o trabalho familiar, visto que hoje, uso de máquinas, fertilizantes e agrotóxicos (mesmo sendo poluentes) se tornou intenso. As terras acabaram se concentrando nas mãos de poucos, fazendo surgir o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, que tentam convencer as pessoas de que a terra é para trabalhar, e não simplesmente para possuir, além de lutarem pela reforma agrária, que caso aconteça, irá redistribuir as terras entre os trabalhadores rurais e proprietários de terra.

    Nome: Déborah e Marcella Gomes 7º ano C
    Nº: 8 e 25

    ResponderExcluir
  28. A muitos anos o Brasil começou um processo de urbanização ! Este processo acontece quando a cidade começa a crescer de forma acelerada . A partir do momento em que essa cidade se forma no centro mais importante da região dizemos que está acontecendo um processo de hierarquia urbana !
    Um dos fatores que aceleram este processo de urbanização é a industrialização que trás muitas pessoas do campo para a cidade !Quando a concentração de industrias em apenas uma cidade é muito grande o governo faz uma "manobra" chamada desconcentração industrial que leva algumas industrias para lugares menos industrializados em troca da diminuição de impostos .
    Hoje a economia brasileira é movida por mais uma atividade : agricultura . A modernização da agricultura ocorreu com o uso de maquinas, fertilizantes e defensivos agrícolas. A concentração de terras fez surgir no Brasil o MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA que lutam pela reforma agrária que é apenas a divisão igualitária de terras feita pelo governo que ainda não acontece em nosso pais .
    Laura Fabri e Giovanna De Medeiros Mendes

    ResponderExcluir
  29. A urbanização é o processo demografico caracterizado pela concentração da população nas cidades. E a Metropolização é o processo de crescimento urbano de uma cidade e sua constituição como centralidade de uma região metropolitana, isto é, de uma área composta por vários municípios que congregam a mesma dinâmica espaço-territorial.
    A hierarquia urbana é a forma de organização das cidades, em que essas se estruturam segundo um sistema econômico que determina que as menores costumam depender ou sofrer elevada influência das cidades maiores.
    A Industrialização é o processo de modernização pelo qual passam os meios de produção de uma sociedade. É acompanhada pela ampliação tecnológica e desenvolvimento da economia.
    A desconcentralização é quando as industrias decidem migrar dos polos industriais para outras cidades médias, que oferecem recursos favoráveis, como a mão-de-obra barata, incentivos fiscais e menos congestionamento.
    A agricultura tradicional é um tipo de agricultura praticada em pequenas propriedades. Normalmente a agricultura tradicional utiliza a policultura, ou seja, o cultivo de vários produtos no mesmo local.
    MTS
    reforma agrária tem por objetivo proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição da terra para a realização de sua função social.
    Jamily Pereira
    Ludmila Drumond
    Giulia Seccato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Álex Rosado Nº1 7ºanoA
      >A urbanização e quando o numero da população urbana e mair do que a rural. Isso ocorreu no Brasil muito rapidamente e desordenadamente, com as suas causas: os problemas no campo; a modernização do espaço rural; a criação do ETR; a industrialização ,...
      > a metropolização e quando entre muitas cidades, uma se dsenvolve mais que as outras, e mais populosa e assim , se transforma o centro desta área
      > A hierarquia urbana e a ordem de subordinação de cidades dentro de uma malhar urbana
      >A industrialização no Brasil foi tardia porém acelerada, atraindo muitas pessoas para o espaço urbano em busca de empregos.Ela e uma das causas da urbanização
      >A descentralização da industria ocorreu principalmente pelos incentivos fiscais que o governo colocou, para afastar as industrias da região sudeste
      >A agricultura foi muito modificada com o tempo no país,pois antigamente elas dependiam muito de mão de obra, o que hoje não e mais tão necessário necessário,pois o país se desenvolveu em tecnologias e técnicas agrícolas que não necessitam de trabalhadores, além de usar muitos agrotóxicos que muitas vezes se usado em abundancia pode danificar o solo
      >Hoje no Brasil, muitas pessoas tem pouca terra e poucas pessoas tem muita terra. Isso se originou nas sesmarias e até hoje são desigualmente distribuídas. Existe o MST que e um grupo de pessoas que protestam pedindo por uma reforma agraria, coisa que o Brasil não pode realizar, pois se o país da terra a uma pessoa, precisa dar também saneamento básico, eletricidade, estradas, postos de saúde e de educação por perto, coisa que o Brasil não tem desenvolvimento para realizar

      Excluir
  30. O nosso Brasil, teve uma urbanização acelerada devido a vários fatores, como: Industrialização, migração campo-cidade entre outros. Isso aconteceu principalmente no Sudeste, assim ocorreu o surgimento de várias metrópoles, que nada mais são
    que a cidade principal ou capital de um determinado país,estado, ou ainda, alguma cidade que, por algum motivo, exerce influência (cultural, social, econômica) sobre as demais cidades da região metropolitana.
    Dessa forma, acontece uma hierarquia urbana, que nada mais é do que a escala de subordinação entre as cidades, geralmente da seguinte forma: as pequenas cidades existentes, se baseiam em uma maior ,que está em sua volta, seja em políticas públicas ou na forma de administração.
    Pelo fato de o Sudeste ser uma região que possui fatores que possibilitam na instalação de indústrias, sua industrialização foi enorme, pois aqui possui-se um grande mercado consumidor e abundância de matéria prima.
    Esta alta industrialização causou uma serie problemas sociais e ambientais, para a região Sudeste. Assim o governo tem incentivado as industrias a se instalarem em outras regiões, ele pode diminuir os impostos, doar o terreno entre outra coisa para que a indústria se instale em outro local. Esse processo e chamado de desconcentração industrial.
    No Brasil também, possui-se agricultura moderna e a tradicional. A agricultura tradicional acontece sem o uso de agrotóxicos, em pequenas propriedades, somente com intuito de subsistência e de vender o excedente. Já a agricultura moderna acontece com uso excessivo de agrotóxicos, com o objetivo de destinar esses produtos para a exportação, assim a uma enorme contaminação do solo.
    O Brasil possui uma desigual distribuição de terras assim, acontece Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que nada mais são que pessoas que lutam por uma reforma agrária, pois eles dizem que a terra e para quem trabalha nela, e não para quem usa ela como bem material. A reforma agrária tem por objetivo proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição da terra para a realização de sua função social.
    Rodrigo Tavares Leal Nº36
    Leonardo Coelho Santos Nº28 7ºA

    ResponderExcluir
  31. Aprendemos muito sobre vários aspectos do Brasil, e sendo assim vamos explicar alguns deles, começando pela definição de urbanização e metropolização. Urbanização é o crescimento da população urbana em relação a população rural e a metropolização é o processo de crescimento urbano, isto é, uma área composta por vários municípios que dividem o mesmo espaço territorial.
    A cidades se relacionam,sejam através dos meios de comunicação,de transporte...Esse processo é denominado como:Rede Urbana. Dentro de uma rede urbana é possível colocar uma ordem hierárquica entre as cidades, desde a mais desenvolvida até a mais "carente" em serviços prestados a população.É a chamada Hierarquia Urbana.
    Como sabemos a região Sudeste é caracterizada pela sua grande quantidade de indústrias(Concentração industrial),lá foi onde as primeiras indústrias se instalaram.Muitos problemas urbanos começaram a surgir devido a grande quantidade de pessoas que vieram para região em busca de emprego nas indústrias e por as cidades não terem infraestrutura para recebê-las.
    A desconcentralização é quando as industrias decidem migrar dos polos industriais para outras cidades médias, que oferecem recursos favoráveis, como a mão-de-obra barata, incentivos fiscais e menos congestionamento.
    A agricultura tradicional é um tipo de agricultura praticada em pequenas propriedades. Normalmente a agricultura tradicional utiliza a policultura, ou seja, o cultivo de vários produtos no mesmo local.
    MTS.

    Arthur Lima
    Diogo Braga
    7ºA

    ResponderExcluir
  32. A urbanização e o aumento da população urbana em relação a população rural.
    A metropolização e caracterizada por possuir enorme contingente populacional,infraestrutura urbana,universidades
    A hierarquia urbana e uma subordinação de uma cidade a outra
    A industrialização e o crescimento e modernização de industria
    desconcentração industrial e o mesmo que que descentralização de industrias
    A agricultura brasileira moderna e feita com utilização de tecnologia,e a tradicional e a com o serviço braçal
    O MST- o movimento dos trabalhadores sem terra,são trabalhadores que lutam por uma reforma agraria e que defendem a causa de que a terra e para quem trabalha nela e não para quem a acumula como bem material
    A reforma agraria e a distribuição justa de terras
    Mariana Ferreira e Giovana Aquino-7B


    A agricultura brasileira moderna e feita com utilização de tecnologia,e a tradicional e a com o serviço braçal

    ResponderExcluir
  33. Aprendemos muito nesse trimestre e queremos mostrar o nosso conhecimento, sabemos que a urbanização é quando a população urbana está maior que a população rural, e quanto mais tempo passa mais a urbanização fica acelerada gerando cidades grandes que são conhecidas como metropolização, há metrópoles nacionais, globais e regionais.
    A Hierarquia Urbana nada mais é que a escala de subordinação entre as cidades geralmente da seguinte forma: as pequenas cidades que existem aos milhares, que se subordinam as cidades médias, que existem em número menor que as pequenas cidades, estas, as cidades médias, que se subordinam às cidades grandes.
    Um dos casos que fizeram com que a urbanização acelerasse foi a industrialização, a industrialização começou na região Sudeste pois lá era a região mais adequada para as indústrias, a energia era abundante, há mais pessoas para comprar os produtos,etc. Com essa industrialização fez com que muitas pessoas viessem aqui para trabalhar , comprar, conhecer as indústrias.
    A industrialização foi tão importante que o governo teve que espalha-las para que tenha disponível em todo Brasil.
    A agricultura tradicional é um tipo de agricultura praticada em pequenas propriedades,normalmente nesse tipo de agricultura é utilizada a policultura (o cultivo de vários produtos) , e muitas pessoas trabalham duro nessa terra.
    Já a agricultura moderna é utilizado as máquinas, fertilizantes, agrotóxicos , diminuindo os empregos de quem trabalha nessas terras.
    Você já ouviu falar no MST?
    É o Movimento Dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, essas pessoas que fazem parte do MST queriam que as terras fossem doadas á quem realmente trabalha e não para quem tem e não faz nada, essas pessoas queriam uma reforma agrária, com isso elas começaram a protestar (ir ás ruas) e criaram o MST.
    Tássia Martins
    Rafaela Teixeira
    7ºB

    ResponderExcluir
  34. A urbanização no Brasil foi tardia mas acelerada e começou com a chegada da família real no brasil.Com a urbanização surgiu a metropolização que é o surgimento de metrópoles que são classificadas de acordo com seu grau de desenvolvimento.De acordo com a atração e influência exercida pelas cidades é possível se estabelecer uma hierarquia urbana.
    Um dos fatores que contribuiu para a urbanização foi a industrialização que é nada mais nada menos do que o surgimento de industrias.Como varias industrias foram surgindo principalmente na região sudeste houve uma necessidade de acontecer a desconcentração industrial, para que as industrias se instalassem nas regiões mais distantes do Brasil.
    No Brasil existem dois tipos de agricultura: as culturas especializadas e as culturas comerciais.As culturas especializadas tem base no trabalho familiar e as culturas
    comerciais tem base no uso de terrenos enormes e muita tecnologia na plantação.
    No brasil existe o MST que é o movimento dos trabalhadores rurais sem terra que usam de protestos para que haja uma redistribuição de terras no país a reforma agraria.

    Nomes:Guilherme dos Santos Rodrigues; 7º ano C
    Rodrigo Silveira Yosa.

    ResponderExcluir
  35. Como vimos em nossos estudos à urbanização ocorre quando pessoas migram do campo para a cidade (êxodo rural). Onde acaba gerando a metropolização que é o crescimento de cidades a ponto de se formar uma metrópole que abriga mais de um milhão de pessoas. Também há a hierarquia urbana que se baseia na Subordinação entre as cidades, que ocorrem quando as pequenas cidades se subordinam as cidades médias, e estas cidades médias, se subordinam às cidades grandes. Tem também um fator fundamental que é a industrialização é o processo de modernização pelo qual passam os meios de produção de uma sociedade, mas tem o lado ruim, essas indústrias estão se aglomerando no sudeste e para amenizar o problema o governo criou o incentivo fiscal contribuindo para a descentralização industrial ocorrer.
    A agricultura tradicional é um tipo de agricultura praticada em minifúndio (ou seja, numa pequena propriedade, pratica a policultura).
    Este tipo de agricultura utiliza técnicas rudimentares. Tem como objetivo de produção o autoconsumo e subsistência das famílias que a praticam. Tem um baixo rendimento e produtividade agrícolas. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento político-social brasileiro que busca a reforma agrária. Os trabalhadores rurais defendiam a ideia de que o dono da terra tinha que cuidar da mesma e não só deixa-la como bem material.
    Reforma agrária é a reorganização da estrutura fundiária com o objetivo de promover a distribuição mais justa das terras, coisa que não acontece hoje em dia.
    Ana Clara Carvalhais e Camila Coelho
    7 ano A

    ResponderExcluir
  36. A urbanização em nosso país foi de forma tardia, desordenada e acelerada, uns dos motivos da urbanização no Brasil foi a industrialização, que fez com a população rural vicem na cidade uma condição de vida melhores para sua família e migrou para lá dando incio ao êxodo rural.
    A metropolização é o processo de intensificação do crescimento das cidades e possui uma grande relação com a industrialização, a metrópoles com importância mundial tipo Brasilia, Rio De Janeiro, São Paulo.
    A hierarquia urbana estrutura-se pelas diferenciações econômicas entre as cidades, de modo que os grandes centros polarizam os menores,é a forma de organização das cidades, em que essas se estruturam segundo um sistema econômico que determina que as menores costumam depender ou sofrer elevada influência das cidades maiores. Assim, podemos dizer que o espaço urbano mundial estrutura-se obedecendo a uma rede, em que os grandes aglomerados internacionais polarizam os centros menores.
    A desconcentração industrial entre as regiões vem determinando o crescimento de cidades-médias dotadas de boa infra-estrutura e com centros formadores de mão-de-obra qualificada, geralmente universidades. Além disso, percebe-se um movimento de indústrias tradicionais, de uso intensivo de mão-de-obra, como a de calçados e vestuários para o Nordeste, atraídas, sobretudo, pela mão-de-obra extremamente barata.
    Agricultura Tradicional: Chama-se agricultura tradicional o conjunto de técnicas de cultivo que vem sendo utilizado durante vários séculos pelos camponeses e pelas comunidades indígenas. Estas técnicas priorizam a utilização intensiva dos recursos naturais e da mão-de-obra direta. A agricultura tradicional é praticada em pequenas propriedades e destinada à subsistência da família camponesa ou da comunidade indígena, com a produção de grande variedade de produtos.
    Agricultura Moderna: Na agricultura moderna os agricultores utilizam produtos químicos para ter um rápido crescimento da plantação, e a utilização de maquinas pesadas, chegando a degrada o solo deixando infértil para outras plantações.
    O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ou MST, surgiu em 1984 quando ocorreu o primeiro encontro do movimento em Cascavel, no Paraná, como uma tentativa de discutir e mobilizar a população em torno da concretização da Reforma Agrária que desde então se confunde com a história do movimento no Brasil.
    A questão da Reforma Agrária surge devido ao grande número de latifúndios que eram característica do Brasil Colônia e que com o início da República começam a ser questionados deflagrando uma séria de movimentos ao longo da história do país.
    Otávio Chaves n° 29 turma b

    ResponderExcluir
  37. No Brasil, o processo de urbanização, isto é, quando a população presente na zona urbana é maior do que a da zona rural, vem crescendo de forma acelerada, assim a cidade terá também de crescer provocando até o crescimento urbano. Se expandindo estas cidades podem se tornam sedes de poder econômico e político do país: Metrópoles.
    A medida que uma cidade se desenvolve, tem que ampliar seus serviços para que consiga realizar as necessidades de toda a população, provocando assim maior importância e influência em relação a outras áreas geográficas. Isso é a hierarquia urbana.
    Um dos marcantes motivos que levaram a migração do campo para a cidade foi a industrialização, que se instalou primeiramente no Sudeste, gerando empregos, oportunizando aqueles que não tinham boas condições de vida no campo. Com isso formou-se grande concentração industrial na região. Mas, por esse crescimento ter ocorrido de forma vertiginosa e desordenada, ocasionando muitos problemas, o governo teve da agir: criou a lei de incentivos fiscais que estimulou as indústrias a se instalarem em outras regiões em um processo de desconcentração industrial.
    Portanto temos no Brasil duas atividades em destaque: a indústria é claro, e a agropecuária. A princípio essas atividades eram realizadas de maneira tradicional: sem a utilização de máquinas, mas com o passar do tempo foram evoluindo: o uso da tecnologia, de fertilizantes e de defensivos agrícolas foram implantados no sistema de produção.
    Havia também um grupo de protestantes _MST- Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra que simplesmente lutavam pelo direito a igualdade de terras acreditando que esta era para quem trabalha nela, usa para agricultura e não para quem a acumula como um bem material tendo mais do que o necessário. Exigiam uma reforma agrária para que sejam redistribuídas as terras de forma correta para todos.

    Matheus Santos Alves-31 / 7 ano A

    ResponderExcluir
  38. Aprendemos Que a urbanização corresponde ao acontecimento da população nas cidade, que desenvolve o crescimento urbano. Mais tarde gerou uma intensa metropolizaçao em algumas cidades que são sede do poder econômico e político do país que mais tarde pode ser vista como zona na qual as demais cidades tornam-se dependentes e interligadas economicamente.
    A hierarquia urbana é a subordinação de cidades médias, que existem em número menor que as pequenas cidades estas medidas que se subordinam às cidades grandes. As grandes cidades ou metrópoles são poucas.Nada mais que subordinação de cidades.
    O Brasil foi um dos primeiros países a se industrializar, enquanto alguns países europeus a manufatura desenvolvia-se a passos largos entre os séc.XVII e XVIII, o Brasil vivia essa época na condição de colônia de Portugal e tinha como principal atividade econômica a mineração. Mais tarde o Brasil se industrializou e os fatores que foram favoráveis à isso foram facilitar o seu estudo reconhecer suas relações com transformações políticas gerando mais empregos para a população.
    A desconcentração industrial é o nome dado ao processo que se caracteriza tanto pela diminuição do ritmo de crescimento da indústria nos grandes centros urbanos como pelo aumento do número de empresas que preferem transferir suas atividades, instalando novas unidades de produção em cidades menores.
    A agricultura moderna e a tradicional possuem algumas diferenças. A agricultura tradicional é a forma mais antiga dessa atividade, teve início com os camponeses das antigas civilizações e pelas comunidades de índios ao redor do mundo. A agricultura tradicional defende o uso da mãe de obra direta. A agricultura moderna surgiu na Revolução industrial, e tem por desenvolvimento das sementes cultivadas. Nessa agricultura usa-se mais as máquinas devido à tecnologia avançada.
    Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento político-social brasileiro que busca a reforma agrária. Teve origem na oposição ao modelo de reforma agrária imposto pelo regime militar, principalmente nos anos 1970, que priorizava a colonização de terras devolutas em regiões remotas, com objetivo de exportação de excedentes populacionais e integração estratégica. Então eles lutam por uma reforma agrária. E a Reforma agrária é a reorganização da estrutura fundiária com o objetivo de promover a distribuição mais justa das terras.

    Valentina Ferraiuolo (38)
    Ana Carolina Porcaro (2)
    Sétimo ano A.

    ResponderExcluir
  39. A urbanização é quando o crescimento da população urbana é maior que o crescimento da população rural.Esse fator gera a metropolização que são cidades de referencia regional,estadual ou nacional com prestação de serviço(principalmente medico) de todo tipo.
    A hierarquia urbana é a subordinação de uma cidade para outra maior (Ex:vila-> cidade->metrópole regional->metrópole estadual->metrópole nacional).
    A industrialização brasileira foi tardia porem acelerada,a maioria das industrias se instalou na região Sudeste pois a região possuía todos os fatores favoráveis (mão- de-obra,mercado consumidor,matéria-prima,transporte para os produtos e exportação)
    Ha algumas décadas os governos tem exercido a desconcentração industrial no Sudeste, e para isso eles incentivos fiscais para industrias que instalarem filiais nas outras regiões brasileiras.
    A agricultura brasileira moderna conta com varias tecnologias,adubos e fertilizantes artificiais,mas a agricultura tradicional despensa o uso da tecnologia e suas técnicas são arcaicas.
    O movimento dos trabalhadores rurais sem terra ou MST defende a tese que a terra é para quem trabalha nela e não para quem a acumula como bem material por isso eles querem que o governo realize uma reforma agraria dividindo igualmente as terras.
    A reforma agraria é uma nova divisão de terras improdutivas pois no Brasil muitos tem pouca terra e poucos tem muita terra.

    ResponderExcluir
  40. Olá professora Alessandra!Viemos aqui para comentar um pouco sobre oque sabemos da matéria,como por exemplo,a urbanização:é o crescimento urbano em relação a população rural,e com um crescimento elevado as cidades de uma região metropolitana estão em via de se tornarem uma metrópole,formando assim,a metropolização.
    A hierarquia urbana é a escala de subordinação entre as cidades constituída pelas metrópoles regionais,globais e nacionais.Com o surgimento das indústrias na região Sudeste,houve uma industrialização no local.As empresas iam para esta áera pois havia energia elétrica abundante,mercado consumidor,mão de obra e tinha bastante dinheiro.
    Muitos problemas surgiram devido a urbanização acelerada e desordenada devido a busca de empregos elevada.E devido a esses problemas,as industrias tiveram que se deslocar da região Sudeste e irem para outras regiões,formando a desconcentração industrial,recebendo incentivos fiscais.
    Como a agricultura é um meio de produzirmos alimentos,houve duas formas em que foi utilizadas,a moderna e tradicional.A tradicional foi sem o uso de tecnologia,já a moderna usa máquinas,fertilizantes e denfensivos agrícolas no sistema de produção.Com a distribuição mal feita de terra,um movimento foi criado,o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) que luta pela uma reforma agrária que defendem a causa de que a terra é para quem trabalha nela,e não para quem acumula como bem material.
    E a reforma agrária é o processo de redistribuição por propriedade fundiária.
    Amanda Marques e Bruna Silva.

    ResponderExcluir
  41. Em nossos estudos vimos que a urbanização no Brasil ocorreu de uma forma acelerada e desordenada e um dos motivos foi a industrialização e com ela a intensa metropolização que resultou em metrópoles nacionais. Que são a sede do poder econômico e político do país, também tem as regionais e globais. A industrialização no Brasil é principalmente na Região Sudeste fazendo uma grande concentração industrial, com isso muitos problemas surgiram então houve a necessidade de expandir as indústrias para outras regiões, então o governo criou a lei dos incentivos fiscais, fazendo elas se transferirem para outras regiões do Brasil, tendo assim a desconcentração industrial. A agricultura no Brasil durante muito tempo foi tradicional, sem o uso da tecnologia. A modernização da agricultura brasileira ocorreu com a intensificação do uso de máquinas, fertilizantes e defensivos agrícolas nos sistemas de produção. A concentração de terras no Brasil fez surgir o MST- Movimento dos trabalhadores rurais sem terra, que lutam por uma reforma agrária e que defendem a causa de que a terra é para quem trabalha nela e não para quem a acumula como bem material. A reforma agrária foi o processo de redistribuição da propriedade fundiária realizado pelo estado que visa à promoção de justiça e aumento da produção.
    Gabriela D. Nunes Turma: 7 ano B

    ResponderExcluir
  42. Urbanização: A urbanização corresponde ao processo demográfico caracterizado pela concentração da população nas cidades, e não deve ser confundida com o aumento da área das cidades (crescimento urbano).
    Metropolização: No Brasil, a conturbação tem ocorrido, principalmente, entre as capitais de estados e suas cidades vizinhas. Esse fato levou os governos estaduais a criarem as Regiões metropolitanas, ou seja, regiões constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, com o objetivo de integrar as administrações municipais e possibilitar a implantação de políticas públicas de interesse comum (construção de ruas e vias expressas, integração do transporte coletivo etc.).
    Hierarquia urbana: De acordo com a atração e influência exercidas pelas cidades que compõem a rede urbana, é possível estabelecer uma hierarquia entre elas, à medida que uma cidade desenvolve e amplia a oferta de serviços para atender às necessidades da população, crescem sua importância e sua influência sobre o espeço geográfico regional, nacional e até mundial.
    Industrialização: A industrialização do Brasil e principalmente da região Sudeste, a partir da década de 1950, é uma das causas da urbanização, considerando que a indústria, por ser uma atividade econômica predominantemente urbana, atrai populações das zonas rurais que estão em busca de emprego.
    Desconcentração industrial: A instalação de indústrias nesses eixos rodoviários mostra a desconcentração industrial em relação à Região metropolitana de São Paulo. Entretanto, esse processo vem ocorrendo também em âmbito nacional.
    Agricultura brasileira: moderna e tradicional: A agricultura é uma atividade econômica tradicional no Brasil e, apesar do desenvolvimento industrial brasileiro dos últimos 60 anos, continuam tendo fundamente importância para a economia, a sociedade e as transformações espaciais do país.
    Moderna: A invenção da máquina de separar o caroço da fibra do algodão, por exemplo, possibilitou o fornecimento abundante dessa importante matéria prima por um baixo preço. O Cotton Gin, o descaroçador de algodão, foi inventado em 1793 por Eli Whitney, um mestre-escola da Nova Inglaterra. Do ponto de vista de diversos historiadores, essa invenção contribuiu mais para a extinção da escravatura na América do Norte, que todas as teorias que pudessem incentivá-lo na época.
    Tradicional: A agricultura tradicional é um tipo de agricultura praticada em minifúndio (ou seja numa pequena propriedade), pratica a policultura (ou seja o cultivo de vários produtos no mesmo local). Este tipo de agricultura utiliza técnicas rudimentares (uso da enxada, da queimada, do arado e da tracção animal), artesanais e ancestrais. Tem como objetivo de produção o autoconsumo e subsistência das famílias que a praticam. Tem um baixo rendimento e produtividade agrícolas.
    Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento político-social brasileiro que busca a reforma agrária. Teve origem na oposição ao modelo de reforma agrária imposto pelo regime militar, principalmente nos anos 1970, que priorizava a colonização de terras devolutas em regiões remotas, com objetivo de exportação de excedentes populacionais e integração estratégica.
    Reforma agrária: Reforma agrária é a reorganização da estrutura fundiária com o objetivo de promover a distribuição mais justa das terras.

    Victória Corrêa
    7° B
    número: 38

    ResponderExcluir
  43. A concentração de terras acontece muito no Brasil,onde deixam nas mãos de poucos proprietários de terras,quando eles alugam um lugar para o outro.Assim o proprietário de terra quando aluga ganha dinheiro,ou faz trocas como uma parte do que o produtor produziu ou em prestações de serviços .
    Existe a ação das cooperativas agrícolas e das empresas industriais, estimulam o cultivo e a especialização agrícola em determinadas áreas do país. Frutas tropicais e soja são os principais produtos, cujos espaços de produção mais marcantes são, respectivamente, os vales irrigados do Sertão Nordestino (rios São Francisco e Açu) e o oeste baiano.
    O movimento dos trabalhadores rurais e a reforma agraria surgiram ao decorrer do tempo diante da dificuldade de terra no Brasil durante os movimentos sociais que reivindicaram a reforma agraria.
    Urbanização refere ao aumento proporcional da população urbana em relação a população rural,mas também caracteriza um processo social que refere as mudanças comportamentais que ocorrem na sociedade.
    Hierarquia urbana e a divisão do poder,a atração e exercida pelas cidades que compõem a rede urbana que corresponde a ordem e a subordinação de cidades em relação as outras.
    Indústria é uma atividade econômica surgida na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando para isto força humana, máquinas e energia
    Ana Luisa Placides e Luila Vilela
    7 ano B

    ResponderExcluir
  44. A urbanização é quando o crescimento da população urbana é maior do que a da população rural.A metropolização é o processo em que as cidades de uma região metropolitana estão em via de se tornarem uma metrópole,ou seja, prestes a abrigar mais de 1 milhão de habitantes em uma região.
    A Hierarquia urbana é a escala de subordinação entre uma cidade,ou seja,é a
    forma organização das cidades.
    Industrialização-as primeiras indústrias se instalaram no Sudeste,é o processo de modernização pelo qual passam os meios de produção de uma sociedade.
    A desconcentração industrial é a instalações de industrias em eixos rodoviários.
    Agricultura brasileira- é uma das principais bases de economia do país,é uma atividade que faz parte do setor primário onde a terra é cultivada e colhida para subsistência,exportação ou comércio.
    Agricultura moderna:utiliza energia a vapor e também da eletricidade.Surgiu após a Revolução Industrial.Utiliza maquinas.
    Tradicional:praticado em minifúndio pratica a policultura,utiliza técnicas rudmentares, artesanais,ancestrais.
    O MST-Movimento de Trabalhadores Rurais sem Terra lutam pela reforma agraria eles defendem a ideia de que a terra é para quem trabalha nela e não para quem acumula como bem material.
    Reforma Agrária-é a reorganização da estrutura fundiaria com o objetivo de promover a distribuição mais justa das terras.
    Nomes:Yasmin-39
    Larissa-26
    7A

    ResponderExcluir
  45. A urbanização é o crescimento da população urbana em relação a rural com isso as cidades também crescem então a as cidades regionais, nacionais e internacionais, a hierarquia urbana é a subordinação dessas cidades, da menor até a maior, a industrialização acontece na região sudeste, pois é a região mais desenvolvida, mas hoje os governos estão dando incentivos fiscais para irem para outra região. A agricultura antigamente era tradicional que é trabalho braçal, hoje é a moderna que é o uso de maquinas em vez de homens. Hoje existe o MST que luta pela reforma agrária, em busca de terras de pessoas que não usam a terra que tem, mas se eles pegarem a terra precisarão de dinheiro para comprar o material de trabalho, o governo tem que da o dinheiro se não tem como produzir.

    Bruno e Samaique. 7ano B

    ResponderExcluir