sexta-feira, 6 de agosto de 2010


1 - Fundada em 1537, Recife é a mais antiga capital brasileira. Apesar de a vizinha Olinda ter sido a primeira capital da capitania de Pernambuco.
2 - O estado da Bahia é responsável por 95% da produção de cacau no Brasil.
3 - O carnaval na Bahia é comemorado desde o século XVIII.
4 - Dragão do Mar, símbolo da resistência popular cearense contra a escravidão.
5 - O América de Natal (RN) foi o primeiro clube a conseguir dois acessos consecutivos no Campeonato Brasileiro de Futebol. Esse feito foi conquistado com o acesso da Série C para Série B, em 2005 e da Série B para Série A em 2006.
6 - A Bahia é o estado que mais faz divisa com outras unidades da Federação, possuindo um total de oito estados limítrofes, a saber: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí (N); Minas Gerais e Espírito Santo (S); Goiás e Tocantins (O).
7 - A revista americana Newsweek escolheu, na edição de abril de 2001, 9 cidades dedestaque no mundo que representam um novo modelo de Centro Tecnológico e que Campina Grande (Paraíba) está presente na lista? A única cidade escolhida da América Latina. Em 2003, mais uma menção foi feita à cidade: desta vez referenciada como o "Vale do Silício brasileiro", graças, além da high tech, às pesquisas envolvendo o algodão colorido ecologicamente correto. As 9 cidades escolhidas pela Newsweek foram: Akron (Ohio - EUA); Huntsville (Alabama - EUA); Oakland (Califórnia - EUA); Omaha (Nebraska - EUA); Tulsa (Oklahoma - EUA); Campina Grande (Paraíba - Brasil); Barcelona (Espanha); Suzhou (China); Côte d'Azur (França).
8 - Muitos ingleses da equipe de Albert Einstein lideradas por Sir Arthur Stanley Eddington que vieram comprovar a Teoria da Relatividade em Sobral não voltaram com a equipe, alguns ficaram e casaram, constituindo família na cidade, onde ainda hoje nota-se a presença de sobrenomes ingleses e traços britânicos em muitas famílias da região? Além de ruas e avenidas que homenageiam a esses cientistas que ajudaram no desenvolvimento da cidade.
9 - Teresina é a única capital da Região Nordeste que não se localiza no litoral.

*Curiosidade retirada do blog cultura nordestina

8 comentários:

  1. legal bom saber disso muito interessante :D

    ResponderExcluir
  2. Texto muito interessante !!! Gostaria de saber qual é a mais nova capital brasileira.

    ResponderExcluir
  3. A capital brasileira mais nova é Palmas. Capital de Tocantins. bjosss

    ResponderExcluir
  4. Alessandra, na regiao nordeste qual produção agricola predomina?

    ResponderExcluir
  5. Alessandra gostei muito do Texto achei uito interessante e gostaria de saber onde eu posso procurar mais dessas curiosidades??
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. alessandra que condiçoes favoreceram o plantio do cacau na regiao nordeste no seculo XVI

    ResponderExcluir