domingo, 1 de agosto de 2010

O Espaço Rural e o Espaço Urbano

O Espaço Rural
O meio rural compreende o espaço que não é urbano, portanto diferencia as suas atividades produtivas. Tradicionalmente as atividades rurais são basicamente Agricultura (cultivo de vegetais como: milho, arroz, feijão, trigo, soja, hortaliças, frutas e etc.) e Pecuária (Produção pastoril ou não, de bovinos, suínos, caprinos, ovinos etc.). 

Embora atualmente outras atividades, principalmente no ramo turístico, hotéis fazenda, Spas, clínicas de recuperação entre outras, tem modificado a configuração da utilização do espaço agrário. 

Hoje, no Brasil, a ocupação da terra na atividade agropecuária está dividida da seguinte forma: 71,1% terras ainda não aproveitadas economicamente, 21% pastagens e 5,9% lavoura. 

O espaço agrário é dividido em glebas de terras, que seriam as propriedades rurais, e essas podem variar de tamanho, no Brasil existe a estrutura fundiária (forma como estão distribuídas as propriedades rurais conforme o tamanho). 

Na configuração fundiária brasileira as propriedades rurais estão classificadas em: 

Minifúndio: São pequenas propriedades rurais, inferior a 50 hectares. 

Latifúndio: São grandes propriedades rurais, superior a 600 hectares. 


As desigualdades na distribuição de terras é um problema extremamente polêmico, que apresenta constantemente a necessidade de reforma agrária. 
Mas o que é reforma agrária? De maneira simplificada é a redistribuição mais justa da terra. 

Relação de trabalho no campo 


Pequenos proprietáriosTrabalhadores de base familiar, com pouca ou nenhuma utilização de tecnologias. 

Parceria: é uma espécie de “sociedade” onde um entra com o trabalho e o outro cede parte de sua terra, o lucro é dividido conforme acordo pré-estabelecido. 

Arrendatários: São produtores rurais que pagam para utilizar a terra, como se fosse um “aluguel” da terra, nesse período ele poderá utilizá-la na agricultura ou pecuária. 

Assalariado Permanente: São trabalhadores rurais que recebem salários permanentes, são amparados por todos direitos trabalhistas estipulados nas leis brasileiras. 

Assalariado temporário ou sazonal: São trabalhadores que recebem salários, mas o seu trabalho é realizado em apenas uma parte do ano, um exemplo disso são os períodos de colheita.
Veja links relacionados:
Meuartigo - Os aspectos do campo.
Brasil Escola - A polêmica questão da terra.
EMBRAPA - O site oficial do governo para o produtor rural.
Essa pesquisa foi retirada do site alunosonline.com.br
O Espaço Urbano
O espaço urbano se caracteriza pela aglomeração de pessoas, atividades e edificações, as cidades são sedes de municípios, independentemente do número de habitantes que possam ter. As cidades trazem consigo todas as transformações históricas, pois elas passam por vários momentos determinantes na arquitetura, na cultura, na composição paisagística etc. 

As cidades podem variar de tamanho, de momento histórico, de formação urbana entre outros. 
As cidades brasileiras podem ser classificadas segundo a sua função, podem ser: 

Cidades turísticas: São cidades em que a principal atividade econômica está no setor de turismo. Nessa categoria podemos citar Rio de Janeiro, Caldas Novas, Salvador entre várias outras. 
Cidades industriais: Corresponde à cidade na qual a atividade econômica está no setor industrial, ou seja, há grande concentração de indústrias, independente do que é produzido. São exemplos de cidades industriais São Paulo, São José dos Campos e ABC paulista. 
Cidades portuárias: São cidades próximas a portos e que sofrem influência dessa atividade. Exemplo: Santos. 
Cidades comerciais e prestadoras de serviços:  Cidades que têm como principal atividade o comércio varejista e a prestação de serviços. Exemplo: Uberlândia e Goiânia.

13 comentários:

  1. Adorei, muito legal a nathalia fez um bom trabalho

    ResponderExcluir
  2. O espaço urbano é uma abstração do espaço social, que é o espaço total. Atribui-se, ao termo urbano, o que se considera próprio das cidades. Não se deve fazer referência ao urbano apenas pelo espaço físico das cidades, mas também pela sua organização social, política e econômica e também pelo modo de vida típico das cidades. Assim, o espaço urbano extrapola os limites físicos das cidades, pois essas características também são encontradas em parcelas do espaço rural. É um dos elementos de estudo o espaço urbano constitui de meios,quais esses sao: grande expansao; predios e etc.o espaço urbano contem alem de predios,varios condominios de luxo,lixo,é o descaso da população com as cidades.
    Por oposição a zona urbana, definem-se as zonas rurais (ou o meio rural, ou campo) como as regiões no município não classificadas como zona urbana ou zona de Expansão Urbana, não urbanizáveis ou destinadas à limitação do crescimento urbano, utilizadas em atividades agropecuárias, agro-industriais, extrativismo, silvicultura, e conservação ambiental.

    Embora tradicionalmente estas áreas(zona rural) tenham sido primariamente utilizadas para a agricultura ou pecuária, atualmente grandes superfícies podem estar protegidas como uma área de conservação (de flora, fauna ou outros recursos naturais), terras indígenas, reservas extrativistas e ter outra importância económica, por exemplo, através do turismo rural ou ecoturismo.

    ResponderExcluir
  3. �� me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  4. me ajudou bastante agora só preciso de imagens!!!

    ResponderExcluir
  5. Aiiiiiiiiiiii creeeeeeeeedaaaaaaaaaaai ' to de zoooooooa ! Me ajudoou bastante !

    ResponderExcluir
  6. ae tirei 10 por causa desse texto

    ResponderExcluir
  7. valeu me ajudou bastante na prova

    ResponderExcluir
  8. ESTOU COPIANDO ESPERO QUE EU TIRE 10,0 NA PROVA !

    ResponderExcluir