quinta-feira, 15 de março de 2012

MEIO AMBIENTE

FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA BUSCA SOLUÇÕES PARA ESCASSEZ


Foram abertos na segunda-feira passada os trabalhos do 6º Fórum Mundial da Água, em Marselha, no sul da França, e o foco das discussões será em torno das soluções necessárias para possibilitar o acesso à água potável para a população mundial. O problema é gravíssimo e progride a passos largos incentivado pelo acelerado crescimento demográfico e pelas mudanças climáticas.
“É hora de soluções” é o tema desta edição do evento, que acontece a cada três anos. Os representantes governamentais, civis e empresariais oriundos de 140 países discutirão por seis dias a questão com a promessa de oferecer soluções concretas que atendam resolução da ONU de 2010 que prevê a distribuição equitativa da água como direito de cada indivíduo.
A apresentação de soluções imediatas é incentivada também pela proximidade do Rio+20, Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável. A ideia é que as resoluções de Marselha sejam animadoras e que com isso a questão da escassez de água tenha grande destaque no evento sediado em junho, no Rio de Janeiro.
O Fórum Mundial da Água teve início com o alerta das Nações Unidas de que a mudança no clima e o aumento da população provocaram um aumento da pressão sobre a água, o que obriga a repensar como atender à desproporcional demanda do recurso.
Segundo o primeiro-ministro e ministro da Ecologia da França François Fillon, “o número de seres humanos que não têm acesso à água salubre são contabilizados em bilhões” e “o número de mortos a cada ano devido aos riscos sanitários é contado em milhões”, ilustrando o assustador cenário presente. Existe a concreta necessidade de uma gerência mais efetiva dos recursos hídricos.
Estima-se que cerca de 800 milhões de pessoas não têm acesso à água potável. É um número alarmante e que não pode ser negligenciado. As ações para a diminuição da escassez de água são urgentes.
 
FONTE: http://style.greenvana.com/2012/forum-mundial-da-agua-busca-solucoes-para-a-escassez/

2 comentários:

  1. Professora Alessandra, faltei sua aula de sexta, perguntei o que tinha de dever de casa sao duas folhas procurei no site da escola e nao achei. Abraços...

    ResponderExcluir
  2. é precisamos preservar a agua pois tem muita gente que nao tem e nos que temos experdiçamos:( ANA FLAVIA 6 ANO A

    ResponderExcluir