terça-feira, 11 de junho de 2013

REVISÃO PARA AV5-ATIVIDADES E GABARITO - AULA 11-06-13

REVISÃO DE CONTEÚDOS PARA AV5-PERCURSOS 25 E 26
1. Explicar e escrever um exemplo:
a) Extrativismo
b) Recursos naturais
c) Recursos naturais renováveis
d) Recursos naturais não renováveis
e) Recursos naturais inesgotáveis
2. Citar e dar exemplos:
a) Os três tipos de extrativismo
b) As três formas de atividades extrativistas.
3. Justifique a frase: “ O extrativismo difere da pecuária, da piscicultura, da agricultura, e da silvicultura.”
a) Procure no dicionário o significado da palavra sublinhada.
4. Em que a atividade extrativista de coleta difere da atividade extrativista em escala industrial?
5. Aponte dois problemas causados ao meio ambiente pela atividade extrativista.
6. O que aconteceria com a Floresta Boreal e com os animais que ali vivem caso não aconteça o planejamento de desmate?
7. O que são as reservas extrativistas (RESEX) e para que elas foram criadas?
8. Existem duas formas principais de extrativismo mineral. Explique-as.
9. Observe o mapa da página 207 e cite 2 recursos naturais existentes:
a) No Brasil
b) Na Austrália
c) Na África
10. Como funciona a LICENÇA AMBIENTAL no Brasil?
11. Quais as consequências da exploração mineral a céu aberto e em profundidade?
12. Aponte os impactos ambientais causados pela garimpagem.
13. Que danos ao meio ambiente o consumo exagerado e o desperdício de alimentos e produtos pode acarretar?

GABARITO

1.    1.  a) Extrativismo é um conjunto de atividades por meio das quais o ser humano retira ou extrai recursos da natureza sem que tenha participado do processo de criação ou reprodução desses recursos naturais. Exemplo: a retirada de uma árvore nativa.
b)Recursos naturais renováveis são aqueles que podem ser repostos pela natureza e por certas práticas ou técnicas utilizadas pelo ser humano. Exemplo: árvores.
c) Recursos naturais não renováveis são aqueles que, uma vez esgotados, não podem ser repostos, ou cuja renovação  ocorre em ritmo muito lento. Exemplo: ferro.
d) Recursos inesgotáveis são aqueles  que, mesmo utilizados intensamente, não se esgotam. Exemplo: ar.

2.  2.     a) Os três tipos de extrativismo são: o animal(caça de animais e pesca), o vegetal(extração de recursos da flora) e o mineral(extração de minerais, como ouro, ferro e cobre).
b) As formas de atividades extrativistas são : a simples coleta para a subsistência, o extrativismo como atividade econômica complementar e o extrativismo industrial.
       3. O extrativismo difere da pecuária, da piscicultura, da agricultura, e da silvicultura , pois essas atividades      promovem a reprodução de plantas e animais por meio da ação humana, seja em busca de subsistência, seja em função de atividade econômica.
        a) Silvicultura é a ciência dedicada ao estudo dos métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais com vistas a satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, é aplicação desse estudo para a manutenção, o aproveitamento e o uso racional das florestas.
Silvicultura também está relacionada à cultura madeireira. E o manejo de uma área de silvicultura exige a participação de técnicos de várias áreas.
4.     A coleta corresponde à extração de recursos para fins de alimentação, abrigo, e para fazer instrumentos de caça, de pesca e de defesa.....já a atividade em escala industrial é praticada, geralmente , por empresas que dispõem de capitais, técnicas de extração aprimoradas e de mão de obra especializada.
5.     Os danos podem ser irreversíveis ao meio ambiente se a atividade extravista for feia sem planejamento. Por exemplo, o mercúrio jogado nos rios para a garimpagem, polui as águas e mata as espécies aquáticas. O extrativismo vegetal sem planejamento pode causar sérios danos aos animais, outros serio problemas relacionam-se ao extrativismo animal, como o tráfico de animais silvestres: ameaça de extinção ou mesmo causa da extinção de muitas espécies animais.
6.     Se não existisse o planejamento de desmate as florestas sofreriam grande desmatamento, as espécies animais fugiriam ou morreriam por não ter seu habitat, o solo ficaria erodido, comprometeria as mananciais....
7.     As reservas extrativas(RESEX) são espaços destinados às populações extrativistas, cujo modo de exploração dos recursos naturais renováveis ocorre de maneira autossustentável e sem prejudicar a conservação do solo.
8.     A garimpagem  é a exploração de recursos minerais realizadas de forma rudimentar, sem a utilização de técnicas ou instrumentos de trabalho aprimorados. É realizada, geralmente nos leitos dos rios ou nos seus aluviões de onde são extraídos metais como ouro  e pedras preciosas. A indústria extrativa mineral utiliza equipamentos modernos de exploração, conhecimentos técnicos e científicos, mão de obra técnica especializada e uma organização administrativa avançada.
9.     a) Carvão e urânio
b) Ouro e ferro
c) Petróleo e bauxita
10. No Brasil, a licença ambiental é exigente Para uma empresa explorar uma jazida mineral é necessária essa autorização governamental  fornecida pelo IBAMA. Para obter a licença, a empresa deve contratar  técnicos capazes de elaborar um estudo de impacto ambiental(EIA) que descreva as alterações do ambiente na área de extração e as providências que serão tomadas pela empresa para evitar, diminuir ou compensar os impactos negativos.
11. A exploração mineral a céu aberto arrasa paisagens inteiras: retira a cobertura vegetal, destrói o relevo, provoca a fuga e a morte dos animais e contribui para o assoreamentos dos cursos fluviais.
12. A poluição dos rios pelo mercúrio e a intoxicação do ser humano ao respirar o vapor do mercúrio aquecido.

13. Podem causar o acúmulo de lixo , o que trariam sérios problemas ao meio ambiente, inclusive à saúde humana.

3 comentários: